CONSUMOS P38

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

CONSUMOS P38

Mensagem por SERSANRR »

Boa noite,

Tendo em conta que o meu DSE é caixa automatica digam-me se vos parece bem e quanto é que os vossos estão a fazer:

Imagem
Imagem[/img]

Abraços
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Boas!!!

A minha 1ª média 10,12 l: A25; A24 ( C.C. nos 110 km/h) mais 200 km, em tras-os-montes (2ª e 3ª velocidades), fazendo no total 600 km.

O C.B. acusava 11,5 l :sing:

No entanto acho que os modelos sem EGR são mais económicos... é verdade?

De resto o teu consumo para um C.A. :cool: nada mau!!
Quem dera a muitos os japas :sing:
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto
Sócio LCP: 0

Mensagem por Rangexispê »

Olá Boa gente...

Pois é, isto dos consumos no P38 tem que se lhe diga... passo a explicar.

Quando comprei o meu ( q tb é auto... temos de falar acerca disso! ), ele tinha uma box da PSI. Na altura indicava sempre medias de 10l aos 100. Porem eu nunca fiz os calculos mesmo, só via o q o CB dizia. Esse é um erro enorme!

Ora, a box pifou, e eu e o Ricardo ( RRP38DSE) fomos reprogramar as maquinas ( ficaram brutais... ), e os consumos no CB diminuiram brutalmente... o meu indica regularmente 9l/100km. Em viagem, a 90/100 chega a marcar 6.5!!!!!!!!!!!!!!! ora eu não ando com ele todos os dias, sendo que o RR é da "patroa", por isso resolvi nas ferias medir como deve de ser o consumo. Resultado 12l aos cem, quando a media indica 9l, e 9.7 quando a media indica 6.5/7L aos 100km.

O CB não gosta nem de centralinas adicionais, nem de reprogramações! O Ricardo tb notou estas alterações embora numa escala menor.

Acho que memso assim, 12l aos cem para um bicho de 2.3 toneladas, com um motor 2.5 de 6 cilindros que foi projectado para um carro... não é nada mau!!!!

A caixa automatica é do pior que ha para os consumos neste carros, pois o conversor de binario é fraco para o tamanho do RR. Só quando o Lock-up do conversor ocorre ( 70 kms em 4ª e 60 em 3ª ) é que ele fica "igual" ao dos manuais. até lá é uma seca pois precisa sempre do mais rotação para a mesma velocidade, então em cidade e se houverem subidas... chega a ser chato! agradavel de usar sem duvida, mas a caixa "escorrega" demasiado!

SERSARR, o teu presumo que tb seja assim?

Abcs

F
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

O meu está todo de origem, não tem repro nem centralinas mas já é o motor dos ultimos modelos, não sei se terá influência nos consumos ou não.

Quanto ao conversor é o mesmo dos outros lol... então a frio... cruzes... lol mas depois de aquecer até que consigo bem gerir a rotação. é uma questão de prática ;)

Abraços
Rangexispê
júnior TT
júnior TT

lol

é isso mesmo!

O meu tb tem o ultimo motor, já com colectores em plastico e EGR.

Aconcelho-te vivamente a REPRO! Fica um canhão... o meu tb tem um "cheirinho" no turbo... lol ;)

abcs

F
ruiapa
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 fev 2008 21:39
Land Rover: Range Rover P38A 1998

Mensagem por ruiapa »

Viva,

No meu (caixa manual) o consumo mais baixo que consegui foi de 10,9L com pé leve e fazendo as contas (medido em 600/700km), nada de CB.
Mas com uma condução "normal" é complicado ficar abaixo de 11,5/12L.
O meu é um MY98, portanto nada de EGR nem colectores de plástico.
Também tem uns pózinhos e não há cá patinadelas da caixa como é óbvio :D

Abraço.
Rui Aparício.
joaocarreira
master TT
master TT
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458
RTI: 0

Mensagem por joaocarreira »

Viva,

e pneus?...
pelo que sei o Ricardo (RRP38DSE) tem pneus 265/75R16.. isso altera o diametro original dos pneus. Ora, nesse caso a leitura dos km percorridos e consequentemente das médias do CB sera diferente dos valores obtidos com pneus de tamanho original... além que a indicação de velocidade no velocimetro tb será diferente.

Então com pneus maiores o numero de voltas que a roda dá é menor logo uma determinada distância conhecida é na realidade indicada como inferior....
Se no fim de um deposito forem fazer a média com X km marcados, na realidade andaram X+Y km... A média obtida obviamente que é muito superior!

Acho que não me escapou nada!

Abraços ,
Joao Carreira
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
ruiapa
júnior TT
júnior TT

Mensagem por ruiapa »

joaocarreira Escreveu:Viva,

e pneus?...
pelo que sei o Ricardo (RRP38DSE) tem pneus 265/75R16.. isso altera o diametro original dos pneus. Ora, nesse caso a leitura dos km percorridos e consequentemente das médias do CB sera diferente dos valores obtidos com pneus de tamanho original... além que a indicação de velocidade no velocimetro tb será diferente.

Então com pneus maiores o numero de voltas que a roda dá é menor logo uma determinada distância conhecida é na realidade indicada como inferior....
Se no fim de um deposito forem fazer a média com X km marcados, na realidade andaram X+Y km... A média obtida obviamente que é muito superior!

Acho que não me escapou nada!

Abraços ,
Joao Carreira
No meu caso, e penso que também no do Francisco, as medidas são as de origem (255/65R16) portanto penso que esse problema não se poe... Se houver uma disparidade de valores deverá ser mínima...

Abraço.
Rui Aparício.
Rangexispê
júnior TT
júnior TT

João,

Levamos em linha de conta o aumento do diametro dos "sapatos" do RR do Ricardo. Mas não é só a circunferencia exterior! É o atrito de rolamento dos MUD, a aerodinamica que piora etc e tal...

Consumo real anda a volta dos 10/13, nestes carros... Não ha volta a dar!

abcs

F
joaocarreira
master TT
master TT
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458
RTI: 0

Mensagem por joaocarreira »

Sim, claro que tudo conta para o consumo...
só estava a tentar explicar a diferença entre média de consumo teórica e no CB :D

de resto.. 10.. ou 11 é igual...
é para andar mesmo...
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

O meu tem 235/70R16 (medida de origem) curiosamente não tenho os 255/65 no livrete :(

Abraços
ruiapa
júnior TT
júnior TT

Mensagem por ruiapa »

SERSANRR Escreveu:Boas,

O meu tem 235/70R16 (medida de origem) curiosamente não tenho os 255/65 no livrete :(

Abraços
Geralmente eles vêm com 3 medidas de livrete averbadas:

235/70R16
255/65R16
255/55R18

Abraço.
Rui Aparício.
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

ruiapa Escreveu:
SERSANRR Escreveu:Boas,

Abraços
Geralmente eles vêm com 3 medidas de livrete averbadas:

235/70R16
255/65R16
255/55R18

Abraço.
Boas!!!

É verdade nos mais antigos!!!

Penso que a partir do MY99 ou pelo menos em Portugal a partir de Meados de 99, todos os DSE vem com 255/65 R16 e mais nenhuma.
Vi isso no IMTT ( com base em 3 matriculas 2 de 99 e uma de 98 ).
Tem a ver com a homologação do importador e como já referi feita em meados de 99. Pois o próprio técnico do IMTT achou estranho o de 98 ter 3 medidas e o meu e o outro de 99 só terem uma, sendo as restantes características iguais ( peso, tara etc...)

Pois eu queria colocar uns 235...pois além de teoricamente serem mais económicos há hipóteses de colocar uns AT da BF, algo que não há em 255.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

cmrmiranda
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 fev 2008 15:07
Land Rover: RR P38 2.5DSE 2000

Mensagem por cmrmiranda »

Quanto aos consumos, como é a Sra que anda no dia-a-dia com ele, faz aprox. 25Km/dia em estrada com alguma inclinação, e eu qd ando é mais nas viagens longas, o consumo constante no CB é de 11.3lt já andou + baixo e também + alto, e tb tem que ver com os Km que se fez desde o último reset (ao CB).
Quanto à medida dos pneumáticos é a de origem, ou seja 255/65r16 e tem no livrete averbado 235/70r16 e nas anotações especiais 255/55r18, 255/65r16, tendo em conta que é de 09/2000 o IMTT está a falhar!!!!!
Carlos Miranda
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

cmrmiranda Escreveu:....

Quanto à medida dos pneumáticos é a de origem, ou seja 255/65r16 e tem no livrete averbado 235/70r16 e nas anotações especiais 255/55r18, 255/65r16, tendo em conta que é de 09/2000 o IMTT está a falhar!!!!!
Agora fiquei no muro :bolas: :bolas:

Pois o funcionário tentou tudo e inclusive mostrou-me a homologação do meu modelo que era de meados de 99.
Recordo-me de ver no ecrã qualquer coisa como A bar; estribos...
Será que o meu vinha todo "artilhado" daí só admitir os 255??

E neste caso não é o IMTT o responsável mas sim o importador...penso eu :(

Sinceramente tinha "desistido" de averbar outras medidas, pois realmente todos do RR a partir de 99 tem sempre 255....mas agora com o teu caso....
@cmrmiranda se possível envia-me uma PM, com a tua matricula para ir ao IMTT.

Nota: o técnico do IMTT tinha um LR ;), pelo que ele tentou tudo a nível simples de sistema....

Agora regressando aos consumos, qual é (e o estado) o vosso filtro de ar??
Que tal um K&N? para os consumos?
Um abraço.

cmrmiranda
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 fev 2008 15:07
Land Rover: RR P38 2.5DSE 2000

Mensagem por cmrmiranda »

Já enviei PM.

Qt ao K&N há mt gente que diz que resulta e os consumos baixam, tinha um numa VW LT da empresa, foi-se a MAF os entendidos dizem que é do dito, tenho no p@tr#l e nunca notei diferença nos consumos. :driving:
Carlos Miranda
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

cmrmiranda Escreveu:Já enviei PM.

Qt ao K&N há mt gente que diz que resulta e os consumos baixam, tinha um numa VW LT da empresa, foi-se a MAF os entendidos dizem que é do dito, tenho no p@tr#l e nunca notei diferença nos consumos. :driving:
Obrigado Carlos!!

Em relação aos K&N, a MAF danificou-se com os K&N??

Em termos de repro, há ou não redução dos consumos?? passando a fase de espremer :lol: :D

É que faz parte da m€lhorias (e não são poucas :bolas: ) que queria fazer!! mas há uma coisa que notei esta semana, foi que em alguns casos ele parece que quer ir abaixo, (ficava com a rotação mais abaixo do que a foto inicial do tópico) Além do trabalhar não ser uma "sinfonia"
Alguém faz ideia o que seja? Fui a um mecanico da BMW que me falou eventualmente no avanço da BI...ou algo parecido, mas não pode liga-lo ao PC. Não queria chipar sem descobrir o que se está a passar.

A verdade é que quem já o guiou (p.e. Carlos Santos da Jipelandia) disse-me que ele para um não chipado até se mexia bem!!!!
No banco de potencia acusou 143 CV.
Um abraço.

tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Obrigado Carlos!!

Em termos de repro, há ou não redução dos consumos?? passando a fase de espremer :lol: :D

É que faz parte da m€lhorias (e não são poucas :bolas: ) que queria fazer!! mas há uma coisa que notei esta semana, foi que em alguns casos ele parece que quer ir abaixo, (ficava com a rotação mais abaixo do que a foto inicial do tópico) Além do trabalhar não ser uma "sinfonia"
Alguém faz ideia o que seja? Fui a um mecanico da BMW que me falou eventualmente no avanço da BI...ou algo parecido, mas não pode liga-lo ao PC. Não queria chipar sem descobrir o que se está a passar.

A verdade é que quem já o guiou (p.e. Carlos Santos da Jipelandia) disse-me que ele para um não chipado até se mexia bem!!!!
Um abraço.

ruiapa
júnior TT
júnior TT

Mensagem por ruiapa »

tomcat Escreveu:

Obrigado Carlos!!

Viva,

Se acusou 143cv, tem alguma coisa de diferente.
Estes carros de origem com 8-10 anos se ainda tiverem 125cv já não é mau portanto o teu deve ter mais uns pozinhos :D

Em relação ao "querer ir abaixo", isso é capaz de ser as tremuras que mta gente se queixa. Ou seja, pode ser o volante do motor a dar as últimas (o meu durou 180mil km).
Podes sempre trocar o tensor do alternador, algumas pessoas trocaram com bons resultados (custa à volta de 50€) em vez de trocar o volante. Mas na minha opinião é somente um adiar do inevitavel... O volante fica carote (por volta de 1000€ já com montagem...)

Abraço.
Rui Aparício.
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Bom dia,

Em relação ao K&N é verdade. Poderá danificar a MAF. Não o filtro em si mas o oleo que se aplica no filtro. Quando se pôe o oleo no filtro tem de se por apenas o suficiente para reter o pó sem encharcar o filtro em oleo pois a admissão vai suga-lo e vai acabar por sujar o sensor MAF que irá depois agarrar as particulas de pó que passem por ele até que deixa de funcionar.

Abraços