Parfuso partido - bujão carter - RR P38

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645

Parfuso partido - bujão carter - RR P38

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Pois é, mais um belo embróglio que descobri no meu imaculado P38 (desculpem bater no ceguinho mas quem fala mal dos P38 devia sim falar mal dos ex-donos... Esses sim deviam levar com uma marreta pela tola abaixo e era pouco :mad: :finger: ).

Bom, fui mudar o óleo ao meu RR e já tinha o trabalho de trocar a tampa do filtro que tinha o encaixe partido (como já tinha mencionado noutro post meu)... Tirei o parafuso do bujão (que saiu muito bem por sinal), tirei a tampa do filtro (deu algum trabalho porque o tal encaixe que serve para desapertar estava partido e teve que sair com a ajuda duma chave de filtros), mandei a dita tampa e o filtro fora, coloquei filtro novo, tampa nova (com os 3 o-rings) e chegou a altura de recolocar o parafuso no bujão do carter...

Aqui começaram os problemas :ohnao: o parafuso era algo pequenino... Não chegava a ter 2 voltas de rosca mas como saiu tão bem nao achei estranho... Bom, como não apertava e como ainda eram 16:30 de sexta-feira e estava na margem sul, lá fui a LR comprar um parafuso novo.

Quando, nas peças, me deram um parafuso novo ia caindo para o lado :bolas: Então não é que o parafuso novo tem cerca de 8 voltas de rosca?!?!?! :yikes: Questão: onde estaria o resto do parafuso? Teria ficado no bujão do carter (o oleo saia na mesma já que o parafuso é aberto por dentro)? Ou já estaria emendado?!

Bom, cheguei ao pé do RR e comecei a enroscar o parafuso novo (não sem antes o deixar cair, com a anilha nova, dentro da bacia do oleo velho e ter que andar a procura :p ) e ele enroscou bem até... faltarem 3 voltas de rosca :ohnao: :ohnao: :ohnao:

Ou seja, tenho a rosca do parafuso velho lá enfiada e o parafuso novo n vai totalmente para dentro. No entanto, fiz a viagem Costa-Lisboa sem perder uma pinga de oleo e ao chegar ainda estava sequinho. Apenas no outro dia tinha uma pocinha com 3cm de diametro, pequenina e hoje não aumentou por isso perde umas gotinhas quando o oleo está quente (fica mais fino).

Agora a pergunta: como resolvo isto? Pensei em comprar mais um ou dois parafusos (2.44€ cada) e cortar num as ultimas 3 voltas de rosca e noutro as ultimas 4 já que o que interessa é que o parafuso "esmague" a anilha para que nao verta oleo... O que acham desta solução?

A alternativa é levar o RR a um torneiro para tentar tirar o resto do parafuso la de dentro e ao que me parece não conseguirá fazer isso sem desmontar o carter (€€€) :bolas:

Que me dizem?!

Abraços,

(desculpem o testamento :D )
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Ficam duas fotos:

parafuso do bujão e part number:

Imagem

parafuso do bujão e parafuso que saiu do RR :ohnao: reparem na diferença

Imagem

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
Victor
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 fev 2006 19:56
Land Rover: Ex DISCOVERY 200 TDi - 1992
Ex DISCOVERY 300 TDi - 1994
DEFENDER TD5 - 2000
FREELANDER TD4 Steptronic - 2003
Sócio LCP: 1310

PARAFUSO ,,, MANHOSO

Mensagem por Victor »

Olá Ricardo,

- Esse RR tem-te dado luta ... mas com dedicação, as coisas lá se vão compondo !!! ;)

- Como mencionaste noutro "post", o maior problema destes carros , foram as mãos que os (des)trataram, antes que eles chegassem às nossas !!!
- Algumas intervenções preventivas de poucos €€€, feitas na altura própria por quem sabe minimamente o que está a fazer, acabam por nos poupar dinheiro, e muitas dores de cabeça.

- Relativamente ao bujão do carter, uma vez que como mencionaste ele é "ôco", não sei se tentás-te, (já não direi abrir-lhe uma rosca esquerda, e depois com o respectivo "macho" desenroscar o pedaço partido ...) mas pelo menos tentar entalar-lhe no interior uma chave de fendas (por exmplo), e tentar desenroscar aquele bocado ???

- Bom, é só uma ideia ... :roll:

- Até +
:hello:

Abração
Vitor Jacinto
966 300 937
v.jacinto@sapo.pt
Ferragudo / Cacém
joao trapol
júnior TT
júnior TT
Registado: 20 abr 2008 21:26
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por joao trapol »

boas o ideal seria usar 1a dakelas brocas k por vez de cortar kando rodam para a direita ,nao trabalham ao contrario ou seja começavas a furar ate k o k resta do paraf. sai s, mas se o isso m acontecesse a mim eu ponderava a hipotse de sacar o carter fora pa ficar de consciencia tranquila......

abraço
kanto pior ,melhor......
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

Boas:

Sou da mesma opinião do confrade Victor, optava por tentar com uma chave de fendas (dar umas marteladas suaves, de modo a fixar a chave de fendas) e tentar desenroscar. Caso contrário, o melhor é tirar o carter fora (acho que não deve dar muito trabalho), e tirar a rosca que lá se encontra.
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
joao trapol
júnior TT
júnior TT
Registado: 20 abr 2008 21:26
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por joao trapol »

mpblue Escreveu:Boas:

Sou da mesma opinião do confrade Victor, optava por tentar com uma chave de fendas (dar umas marteladas suaves, de modo a fixar a chave de fendas) e tentar desenroscar. Caso contrário, o melhor é tirar o carter fora (acho que não deve dar muito trabalho), e tirar a rosca que lá se encontra.

boas atençao ás pancadas na chave de fendas pois ao matelar ira alargar rosca e assim ela ira ovolizar.. mas aproveitando esta boa ideia pork nao " estragar" 1a chave e afiala nas partes laterais para k ela abra 1 pek. golpes e se segure sem k aperte mt a rosca ....

abraço
kanto pior ,melhor......
Lezirias
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 fev 2007 13:40
Land Rover: Ex RR 3.9 V8 92'
Actual RR 300TDI 94'
Sócio LCP: 1670

Mensagem por Lezirias »

boas,

eu tentava um parafuso de rosca esquerda que enroscasse/entrasse dentro desse e assim talvez saísse a parte partida.

A da chave de fendas também não me parece mal. com umas pancadinhas de amor pode ser nque vá lá!!

Cumprimentos
João Martins
Terra Clube VCO
http://www.terraclubevco.blogspot.com
RR 300TDI 94'
LCP nº 1670
Há veículos que nos levam por bons caminhos!Os Land levam-nos por todo o lado!! Ah pois é, Olé!!
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto
Sócio LCP: 0

Mensagem por Rangexispê »

Olá Ricardo!

Eu optava por sacar o carter, é mais seguro e eficiente. Demoras prai umas 2 horas, se correr menos bem...

Não consigo perceber é que raio de parafuso é que tinhas metido ai... parece um "nipple" de purgar os travões... gigante! mas onde esta a rosca??? não se topa na foto...

Nestes carros, não são só os donos que fizeram asneira (pelo menos directamente ), há ai muito "dito" mecanico que faz muito disparate... principalmente nas "chafaricas", os donos querem poupar num carro que tem a manutenção cara... e o barato sai caro! Esse parece-me um bom exemplo! Tou mesmo a imaginar o anormal que fez isso.

Tipo Manel GT... :sing:

1 abc!

F
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490

Mensagem por pelesapo »

Só tens uma solução para não danificares a rosca, tira o carter que facilmente arranjas solução para sacar o maldito bujão. :bolas: :bolas: