Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Acabei de substituir o alternador do meu RR DSE (troca relativamente fácil, feita com calma e documentada - amanhã coloco a "novela" ) mas deparei-me com um problema no final: não consigo colocar o tensor da correia do alternador
Ou seja, o tensor é um pequeno amortecedor que está na parte de cima da correia e está agarrado a uma peça móvel com uma polie na ponta... O problema é que com a correia no sítio, não consigo colocar o tensor (preciso de baixar o apoio do mesmo cerca de meio centímetro mas a tensão feita pela correia não deixa Se colocar o tensor no sítio com a correia fora duma polie, esse meio centímetro é necessário para voltar a colocar a correia no sítio Ou seja, a verdadeira pescadinha de rabo na boca
Alguém me dá uma dica de como posso colocar a o tensor no sítio?
Abraços
Última edição por rrp38dse em 16 mai 2008 23:33, editado 1 vez no total.
O problema é que não há forma de aliviar a tensão da correia uma vez que esta não tem afinação. É o tensor, depois de colocado, que faz essa tensão. O problema é que para colocar o tensor, o apoio de baixo tem que baixar mais um pouco mas com a correia posta nem se mexe...
Abraços,
Última edição por rrp38dse em 16 mai 2008 10:20, editado 1 vez no total.
Não creio que seja à base de força... mas sim de jeito!
Por vezes as coisas são bem mais simples do que parecem.
O problema é que não há forma de aliviar a tensão da correia uma vez que esta não tem afinação
Ricardo, nas ilustrações que publicaste, a fig.4 da correia do alternador diz "release belt tension.."
Penso que se conseguires subir esse rolete que a figura ilustra, a correia vai aliviar um pouco e assim ja consegues fixar o tensor..
Atenção que são apenas sugestões...
Abraço,
Nuno Mendes
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
O tensor é novo ou usado?
Consegues comprimi-lo quando ele está desmontado? Tenta lubrificá-lo melhor, pode ser que ele ceda um pouco e o consigas colocar...
Em último caso fala com o mecânico da oficina onde costumas levar o carro pra ver se ele te vê isso...
Eu qndo não conseguia abrir o capot não tive remédio senão levá-lo à oficina. Tive 2 horas em casa a tentar abrir aquilo e o mecânico abriu-o em 2 min com 2 cacetadas valentes
Um gajo às vezes tem tanto amor ao carro que não o quer magoar
terracotta Escreveu:Ricardo, nas ilustrações que publicaste, a fig.4 da correia do alternador diz "release belt tension.."
Penso que se conseguires subir esse rolete que a figura ilustra, a correia vai aliviar um pouco e assim ja consegues fixar o tensor..
Boas,
Está correcto mas o aliviar a tensão é fazer, com uma alavanca, comprimir um pouco o tensor de forma a este fechar e a polie "móvel" aliviar um pouco a correia... Agora é o processo inverso pq tenho o tensor fora...
O tensor é novo mas experimentei também com o velho... Não dá para lubrificar. Aquilo é um mini-amortecedor com oleo por dentro e à mão é impossivel comprimir
ruiapa Escreveu:Em último caso fala com o mecânico da oficina onde costumas levar o carro pra ver se ele te vê isso...
Eu qndo não conseguia abrir o capot não tive remédio senão levá-lo à oficina. Tive 2 horas em casa a tentar abrir aquilo e o mecânico abriu-o em 2 min com 2 cacetadas valentes
Boas,
Eu até ia a oficina mas tenho o RR com a correia solta... É capaz de não ser boa ideia
ruiapa Escreveu:Em último caso fala com o mecânico da oficina onde costumas levar o carro pra ver se ele te vê isso...
Boas,
Eu até ia a oficina mas tenho o RR com a correia solta... É capaz de não ser boa ideia
Abraços,
Claro, estava-me a referir a uma visita ao domicílio do doutor
Ricardo, isto de ser macanico a distancia não é facil!
Por pontos,
- ( não fiques chateado com este! ) A correia é a indicada? será que te deram a correia certa??? não era a primeira vez... é que elas tem SEMPRE folga, por isso é que precisam de um tensor!
-O tensor tem de ser comprimido, se não consegues a mão então usa um compressor ou um torno. a forma de purgar esse bicho é mesmo comprimi-lo!
- Tenta desmontar o alternador enfiar tudo e só depois tentar esticar tudo. Pode ser que assim dê.
abcs!
F
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
Ricardo, isto de ser macanico a distancia não é facil!
Por pontos,
- ( não fiques chateado com este! ) A correia é a indicada? será que te deram a correia certa??? não era a primeira vez... é que elas tem SEMPRE folga, por isso é que precisam de um tensor!
-O tensor tem de ser comprimido, se não consegues a mão então usa um compressor ou um torno. a forma de purgar esse bicho é mesmo comprimi-lo!
- Tenta desmontar o alternador enfiar tudo e só depois tentar esticar tudo. Pode ser que assim dê.
abcs!
F
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
Tenho lá uma correia nova mas nem mexi na que já lá estava... Ou seja, é a mesma Mas já sei como é! As minhas suspeitas confirmaram-se
RR38HANS Escreveu:Normaly you have to assemble the tensioner,then lever the tensioner to make it possible to lever the belt over a pulley.
Its a 2 men job one levering the tensioner and another levering the belt over a pulley.
Ou seja, logo mãos à obra novamente!
(na tertúlia vou poder falar, além das ferramentas do EAS, sobre como substituir o alternador dos nossos bixos!!!)
Depois posto os resultado e reportagem fotográfica de todo o processo!
Tenho lá uma correia nova mas nem mexi na que já lá estava... Ou seja, é a mesma Mas já sei como é! As minhas suspeitas confirmaram-se
RR38HANS Escreveu:Normaly you have to assemble the tensioner,then lever the tensioner to make it possible to lever the belt over a pulley.
Its a 2 men job one levering the tensioner and another levering the belt over a pulley.
Ou seja, logo mãos à obra novamente!
(na tertúlia vou poder falar, além das ferramentas do EAS, sobre como substituir o alternador dos nossos bixos!!!)
Depois posto os resultado e reportagem fotográfica de todo o processo!
Está resolvido! Tensor no sitio -> RR pegou a primeira!
Ahh, já fiz uns km's com ele o que aparenta que o tensor novo eleminou os tremeliques que fazia no para arranca e ao abrandar a velocidade e ficr depois ao ralenti!!!