P38 vs AGUA ( mais 1 alternador... )

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto
Sócio LCP: 0

P38 vs AGUA ( mais 1 alternador... )

Mensagem por Rangexispê »

Carissimos,

Mais um post, desta feita gostava de saber as vossas experiencias com os P38 em ambientes "molhados", nomeadamente riachos, poças avantajadas, e pequenos cursos de agua.

Explico porque, o meu cada vez que me apresento sobre as situações acima descritas, para além da já referida situação da "absorção" de agua atravez da cx de ar, mostra-me a mensagem "avaria alternador".

A 5 vez, teve de levar um alternador novo... :ohnao:

Ora, eu nao ando com o bicho dentro de agua, nem por sobras, mas é obvio que a é normal um contacto entre estes dispositivos e a boa da agua, numa incursão TT.

Qual é a vossa experiencia a cerca deste assunto? É normal? O P38 não suporta uma utilização TT "molhada"?

Para proxima tenho de dizer aos meus amigos "japas", vão vcs que eu não posso ir por ai??? :(

NOT!!!!! :mad:

Fico a aguardar opiniões,

1 abc

Francisco
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0

Mensagem por terracotta »

Boas!

Sendo a caixa do filtro de ar igual à do DEF TD5 (pelo menos a do meu é..), existem várias opções de caixas estanques.
Penso que, com a colocação da caixa estanque já resolves parcialmente o problema.. incluindo um snorkel, tanto melhor! ;)
No entanto, é preciso ter cuidado com águas profundas, pois toda a localização da electronica do P38 não foi pensada para ser um "puro e duro"..
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Atenção que as duas coisas podem não estar ligadas e ser uma coincidência... Vejo que o teu tem 205000Km's (+ 3000Km's que o meu) e também vem um alternador a caminho aqui pra mesa do canto! :lol:

O meu começou a dar esses avisos depois da bateria que la andava (que era inadequada) ter morrido e ter levado uma bateria nova, de origem!!! :ohnao: Segui todos as dicas para despistar o problema mas era de facto o alternador... :bolas:

Já agora, a título de curiosidade, por quanto compraste o alternador? Cá em PT, o preço mais barato que arranjei foi 480€+IVA e mandei vir do UK por 329.53€ já com portes!!! Não sei se o teu já terá a parte eléctrica Bosch por ser de 11/1998... Se assim for, o alternador é diferente (120A contra os 105A que os DSE até meados de 1998 tinham e nem é possivel colocar os de maior amperagem devido a cablagem / parte eléctrica...)

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
Rangexispê
júnior TT
júnior TT

Cx estanque? Explica isso da cx estanque por favor! isso é interessante... onde é que fica a tomada de ar? tb vai buscar ar a cava da roda?

O que eu já pensei foi mesmo torna-la menos estanque... esbucar-lhe o fundo de modo a que a agua saia tão depressa como entrou!

Relativamente ao alternador ( 120A por sinal ), o meu era Valeo (!!!), e como tal Frances! :D não sei se ele já tinha ou não levado algum, mas sei que o que me disseram é que estes alternadores não gostam nada de agua, e assim sendo eu gostava de saber as experincias de cada um.

Os valores... os primerios que ouvi foram assuntadores, bem acima do que falaste, mas posso-te garantir que se procurares bem consegues melhor que isso, e resolves isso em 2 dias e em portugal.

Um conselho, na zona de LX para mim, a melhor Oficina de LR`s é a Auto Reparadora de Cascais, mais conhecida por ser a oficina do "Quim da torre". tem know-how a brava, equipamento adquado, peças a farta e não andam perdidos a procura do que é que o carro pode ou não ter. É tipo toque de midas... :D

Ricardo, até que não estás muito longe de Cascais...

abcs!

Francisco
rrp38dse
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Já não é a primeira pessoa que me fala nessa oficina... e falam todos bem! :D

Quanto ao alternador, pois... se o teu é de 120A é porque a parte eléctrica já é Bosch (já deve ser model year 1999 por ser de 11/1998) porque senão tinhas que montar um de 105A como eu (p/n STC2227) já que a parte eléctrica não se aguenta com 120A :ohnao: (fui claro?! :lol: parece algo confuso :rofl: )

Os alternadores dos DSE antes do modelo de 1999 parecem uma relíquia, difíceis de encontrar e caros que eu sei lá :ohnao: Vi muitos preços e os mais baratos eram sempre alternadores reconstruidos/reparados (o mais barato era cerca de 150€+IVA com a entrega do meu) mas nesta fase vou optar por trocar os componentes avariados do RR por componentes novos de forma a durarem mais 203.000km :D Chega dos maus tratos que já sofreu e além disso quero estar descansado sem andar a pensar que tenho lá um alternador que já foi aberto e arranjado ;)

O preço que disse do UK é o mais barato que encontrei e olha que vasculhei muito mesmo pois já ando à cerca de mês e meio em busca destes componentes :p Cá em Portugal é impossível existirem preços mais baratos... Ah, este aternador e Magnetti Marelli... :sing:

Só a título de curiosidade os preços mais baratos para um alternador usado, nunca foram inferiores a 300€ e novo o mais barato foi o que indiquei... :bolas:

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
fry
pleno TT
pleno TT
Registado: 25 fev 2007 21:08

Mensagem por fry »

Atenção que fui vascolhar preços de baterias para o P38A e pediram-me o numero de chassis. Há baterias diferentes para cada modelo. :sing:
DUVíDAS? CLICA»»» RR P38A 100% BIODIESEL
-----To learn about other people is science, to learn to know yourself is intelligence----
rrp38dse
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rrp38dse »

fry Escreveu:Atenção que fui vascolhar preços de baterias para o P38A e pediram-me o numero de chassis. Há baterias diferentes para cada modelo. :sing:
Eu sei, comprei uma a pouco tempo... ;) Quanto não vale ter o "micro-gato" :lol: :D
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
RR Classic 1994

Rangexispê Escreveu:Cx estanque? Explica isso da cx estanque por favor! isso é interessante... onde é que fica a tomada de ar? tb vai buscar ar a cava da roda?
Pois... o problema é a entrada de ar ser na cava da roda!
Basta o guarda-lamas estar mal encaixado ou estalado para muita água passar para a admissão de ar..
As caixas estanques que vi algures pela net, já não me lembro onde, sei que era para offroad xtreme, são para o DEF, onde a entrada de ar é noutro local (e com snorkel..).
Penso que, com alguma imaginação se consegue alterar a entrada da cava da roda para outro local com um tubo flexivel. A própria caixa do filtro veda muito mal.. se repararem à volta da tampa há sitios onde se consegue ver o filtro.. por aí já entra muita coisa!! :sing:
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Rangexispê
júnior TT
júnior TT

Vou investigar a cx, peço-vos que se encontrarem alguma coisa na net coloquem aki o link pois pode ajudar muita gente! A dica da cx ser a mesma do DEF é linda! boa!

Ricardo, relativamente ao alternador, faz uma visita a tal garagem... mais explicito não posso ser!!! ;)

F
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
RR Classic 1994

Rangexispê Escreveu:Vou investigar a cx, peço-vos que se encontrarem alguma coisa na net coloquem aki o link pois pode ajudar muita gente! A dica da cx ser a mesma do DEF é linda! boa!
Tem atenção se a tua caixa é igual...
No meu, mandei vir o filtro da k&n para o P38A e depois tive de trocar pelo do DEF TD5 que encaixa na perfeição, no entanto, e como já referi as entradas/saidas de ar da caixa estão colocadas em sitios diferentes.
Mas penso que dará para adaptar.. mas só experimentando! ;)
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

EDIT2 Atenção!!! parte da informação (a troca de Alternador) só é valida para o Classic!!!
:( :ohnao:

Olá Boas!!

Não fugindo muito do tópico e dado ser carote :bolas:
Para quem tem DSE com um alternador de 120A, poderá ser( ou não) uma opção de compra dos alternadores para os VW com motores VR6.
Conforme está em: http://rangerovers.net/repairdetails/el ... repair.htm
é verdade que esses motores não abundam por cá :sing:, mas nos RR, há referencias de peças que p.e. são mais baratas na BMW do que na LR.

Agora uma questão? Será assim tão problemático instalar um 120A num circuito de 105A?
Mesmo mudando para uma bateria que aguente esse aumento?

Um abraço.

Edit: o link correcto para a troca é este: http://rangerovers.net/rrupgrades/elect ... nator.html

Sorry!!
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...