Vibração diferencial

Discussão sobre Freelanders
Punisher
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0

Vibração diferencial

Mensagem por Punisher »

Boas ;
Após uma zoada de rolamento nas couves identificou-se a morte dos rolamentos de apoio de viscoso. Adquiri uns allmakes e foram substituídos. Acabou a zoada mas agora tenho uma ressonância por vibração a partir dos 80km/h. Já me disseram que poderá ser por não ter montado o veio na mesma posição que estava. Penso que de facto isso não foi acautelado. Pode ser essa a razão? Se sim, como saber recolocar o dito cujo na posição correta?
Desde já obrigado.
Saudações Free.
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4

Re: Vibração diferencial

Mensagem por nelson_graca »

Não ter montado o veio na mesma posição como? A única posição que eventualmente poderá estar mal montada é a do próprio suporte do rolamento do viscoso que é apertado no chassis, e sinceramente acho que para isso seria necessário o mecânico não olhar para o que faz....

Zoada posso apontar como palpite o próprio rolamento gripado o que é comum em rolamentos de viscoso de baixa qualidade e de marcas como allmakes e brittpart.

Solução será colocar rolamento melhor, já ouvi falar que poderá substituir o rolamento do suporte...

Verifique também os apoios do diferencial. Eu tinha um que estava em mau estado e que fazia com que os rolamentos do viscoso ganhasem folga muito rapidamente mas neste caso mão havia zoada.
pmarques
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 abr 2015 22:32
Land Rover: Freelander 1 3P 1.8i 1999
Freelander 1 3P 2.0 Di 2000

Mensagem por pmarques »

nelson_graca Escreveu:
Verifique também os apoios do diferencial. Eu tinha um que estava em mau estado e que fazia com que os rolamentos do viscoso ganhasem folga muito rapidamente mas neste caso mão havia zoada.
Viva,

Nelson Graça,

O meu Free também começou a vibrar entre os 60 e os 80 Km/h. Tanto o viscoso como os rolamentos são novos, será que o problema está relacionado ou, com a o IRD ou, com o apoio do diferencial?
Sabe se existe alguma forma simples de testar o estado do apoio?

Obg
PM
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4

Mensagem por nelson_graca »

Quanto a zoada pode ser muita coisa, pois o que não falta no freelander são rolamentos potencialmente propensos a fazer zoada... mas isto é falar estando a atirar postas de pescada pois zoadas é sempre algo que só ouvindo e testando na estrada.
Quanto aos apoios esses não fazem zoada.
Imagem
Isto é um apoio Central de diferencial traseiro do td4, como se pode ver pela imagem tem uma parte em borracha que tem tendência a degradar e provocar um desgaste dos rolamentos do viscoso devido a uma oscilação do apoio que é transmitida aos rolamentos. Também existem casos em que o apoios partem ou até pode mesmo levar o chassis a estalar, mas quando tal acontece a traseira costuma "dançar" e começa a ouvir um documentado "toc" em curva. Para testa isto o melhor mesmo é ir a um mecânico pois ele vai ter de abanar esse diferencial e o melhor será no elevador, apesar de que na sol freelander bastou um macaco e umas preguiças e o Avelino viu o estado do apoio

Este é uma ideia com base na minha experiência pessoal pois não sou mecânico.

Imagem

Nesta imagem temos um dos rolamentos do viscoso que na verdade é um apoio com silentblock e rolamento numa só peça. Aqui existe 3 coisas a observar. Na sua montagem quando apertado ao chassis tem de estar bem alinhado; a borracha também se degrada e quando fica totalmente desgastada o rolamento oscila para cima e para baixo e ouves um bater contra o chassis em curva e por fim tens o rolamento em si, que esse sim se não for de qualidade faz zoada.

Se eu estiver a dizer algo de errado peço aos mecanicos que me corrijam por favor.
Punisher
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000

Mensagem por Punisher »

Boas;
Tudo foi verificado à lupa e tudo está na perfeição ; relembro que só foi colocado apoios de viscoso porque os velhos foram à vida, mas mesmo com os rolamentos gripados não havia vibrações. Não restam dúvidas que é falta de qualidade nos apoios allmakes TOQ000040G que não são os mais baratos. A solução passará mesmo por uns Gkn ou até originais. Quanto à posição de montagem esqueçam, apenas mencionei porque malta apontou essa possibilidade, mas não faz sentido porque ao haver deslizamento do viscoso a posição inicial perde-se.
pmarques
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 abr 2015 22:32
Land Rover: Freelander 1 3P 1.8i 1999
Freelander 1 3P 2.0 Di 2000

Mensagem por pmarques »

nelson_graca Escreveu:Quanto a zoada pode ser muita coisa, pois o que não falta no freelander são rolamentos potencialmente propensos a fazer zoada... mas isto é falar estando a atirar postas de pescada pois zoadas é sempre algo que só ouvindo e testando na estrada.
Quanto aos apoios esses não fazem zoada.
Imagem
Isto é um apoio Central de diferencial traseiro do td4, como se pode ver pela imagem tem uma parte em borracha que tem tendência a degradar e provocar um desgaste dos rolamentos do viscoso devido a uma oscilação do apoio que é transmitida aos rolamentos. Também existem casos em que o apoios partem ou até pode mesmo levar o chassis a estalar, mas quando tal acontece a traseira costuma "dançar" e começa a ouvir um documentado "toc" em curva. Para testa isto o melhor mesmo é ir a um mecânico pois ele vai ter de abanar esse diferencial e o melhor será no elevador, apesar de que na sol freelander bastou um macaco e umas preguiças e o Avelino viu o estado do apoio

Este é uma ideia com base na minha experiência pessoal pois não sou mecânico.

Imagem

Nesta imagem temos um dos rolamentos do viscoso que na verdade é um apoio com silentblock e rolamento numa só peça. Aqui existe 3 coisas a observar. Na sua montagem quando apertado ao chassis tem de estar bem alinhado; a borracha também se degrada e quando fica totalmente desgastada o rolamento oscila para cima e para baixo e ouves um bater contra o chassis em curva e por fim tens o rolamento em si, que esse sim se não for de qualidade faz zoada.

Se eu estiver a dizer algo de errado peço aos mecanicos que me corrijam por favor.
Viva,

Obrigado pela informação, os apoios estão ok, acabei por seguir o seu conselho e levá-lo a uma oficina (a do costume). Segundo eles, a vibração está a ser provocada pelo desgaste dos rolamentos e "carretos" na transmissão da frente (roda direita) ou seja, problemas no IRD => reparação dispendiosa.
Passaram 17 anos, creio ter chegado aquele momento especial, o da despedida e rezar para que o evoque não dê tantos problemas.

Abraços
Pedro Marques