Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?
- Safarialex
- iniciante TT

- Registado: 08 out 2013 14:45
- RTI: 0
Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?
Com a apresentação feita http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=27336 agradeço receberem-me aqui neste forum.
Provavelmente já deverão ter respondido sobre este modelo dezenas de vezes mas aqui está mais um chato.
O meu objetivo é recolher informação sobre a referida viatura.
De todos os jipes que conheço e infelizmente nunca andei num P38 (situação que espero resolver rapidamente) penso que este será o jipe mais confortável dos anos 90 retirando o careiro HDJ100. Podem-me confirmar se assim é ?
Pretendo um jipe muito confortável para poder fazer passeios TT com a família com algumas dificuldades mas sem ser trialeiro. Se rolar 2 ou 300 kms por ano será muito. Do que tenho lido e a primeira impressão que se fica é que o P38 é um poço de problemas.
Contudo e por norma nos foruns aparece maioritariamente posts de quem tem 1 problema e precisa de ajuda.
A suspensão pneumática já vi que é o calcanhar de aquiles mas também é um must que o diferencia dos demais como tal estou preparado para ter que fazer algumas reparações se necessário até porque gosto de meter as mãos na massa.
Já vi que nalguns casos o 6 cilindros da BMW tende a aquecer, isto tem a ver com o facto de terem levado umas esfregas? É reversível e de possível reparação ?
O que me deixa mais de pé atrás é a questão da eletrónica mas já vi que existem umas consolas que são muito úteis para estes veículos.
Com todas as pessoas que falo quase todas dizem o mesmo, sofá sobre rodas e com alguns problemas pelo meio.
As versões de 99 já têm controlo de tracção nas 4 rodas ? os DSE de 99 já têm bancos elétricos ?
Desculpem o testamento e desde já agradeço o vosso tempo.
Cumptts
Alex
Provavelmente já deverão ter respondido sobre este modelo dezenas de vezes mas aqui está mais um chato.
O meu objetivo é recolher informação sobre a referida viatura.
De todos os jipes que conheço e infelizmente nunca andei num P38 (situação que espero resolver rapidamente) penso que este será o jipe mais confortável dos anos 90 retirando o careiro HDJ100. Podem-me confirmar se assim é ?
Pretendo um jipe muito confortável para poder fazer passeios TT com a família com algumas dificuldades mas sem ser trialeiro. Se rolar 2 ou 300 kms por ano será muito. Do que tenho lido e a primeira impressão que se fica é que o P38 é um poço de problemas.
Contudo e por norma nos foruns aparece maioritariamente posts de quem tem 1 problema e precisa de ajuda.
A suspensão pneumática já vi que é o calcanhar de aquiles mas também é um must que o diferencia dos demais como tal estou preparado para ter que fazer algumas reparações se necessário até porque gosto de meter as mãos na massa.
Já vi que nalguns casos o 6 cilindros da BMW tende a aquecer, isto tem a ver com o facto de terem levado umas esfregas? É reversível e de possível reparação ?
O que me deixa mais de pé atrás é a questão da eletrónica mas já vi que existem umas consolas que são muito úteis para estes veículos.
Com todas as pessoas que falo quase todas dizem o mesmo, sofá sobre rodas e com alguns problemas pelo meio.
As versões de 99 já têm controlo de tracção nas 4 rodas ? os DSE de 99 já têm bancos elétricos ?
Desculpem o testamento e desde já agradeço o vosso tempo.
Cumptts
Alex
-
joao carvalho
- júnior TT

- Registado: 05 out 2012 19:09
- Land Rover: Range rover 2.5 DSE
Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?
Antes de mais bem vindo ao "clube"
Parabéns pela escolha do P38. É fantástico.
De uma forma curta e objectiva:
-P38, quanto mais recente, "teoricamente", melhor.. Hoje em dia isso é muuuuito relativo
-DT ou DSE? Bem o DSE é muito melhor equipado em quase tudo mas o DT nao deixa de ser um bom carro (lá tem menos umas coisas como computador de bordo, cabedal e bancos aquecidos, e meia duzia de luzinhas)
-Os primeiros ( a diesel )nao teêm controlo de tracção.
-O motor BMW tende a aquecer sim senhor! Aquece bem se nao houver controlo no pé direito... e as repro´s e afins nao ajudam nada. É um motor que nao casa muito bem com o P38. Se houver paciencia a conduzir ( entenda-se, andar dentro dos limites), não chateia ninguém. Anda bem acima das 2000. Abaixo da 2000 é fraquito. Para o P38 andar bem o melhor é escolher o V8 e talvez colocá-lo a gpl.
-A electrónica pode dar problemas. Um grande passo para os evitar é cortar de raiz com o que os causa na sua maioria: Rever os pontos de massa do carro e ligações.
Hoje em dia para comprar o P38 é comprar o que estiver melhor de todos e depois desfrutar.
Um P38 mal mantido ou abusado vai ser sempre um poço de problemas.
DT ou DSE...Aí já depende do que queremos.. Eu fui para o DSE mas para aquilo que muita gente quer o DT também serve
Parabéns pela escolha do P38. É fantástico.
De uma forma curta e objectiva:
-P38, quanto mais recente, "teoricamente", melhor.. Hoje em dia isso é muuuuito relativo
-DT ou DSE? Bem o DSE é muito melhor equipado em quase tudo mas o DT nao deixa de ser um bom carro (lá tem menos umas coisas como computador de bordo, cabedal e bancos aquecidos, e meia duzia de luzinhas)
-Os primeiros ( a diesel )nao teêm controlo de tracção.
-O motor BMW tende a aquecer sim senhor! Aquece bem se nao houver controlo no pé direito... e as repro´s e afins nao ajudam nada. É um motor que nao casa muito bem com o P38. Se houver paciencia a conduzir ( entenda-se, andar dentro dos limites), não chateia ninguém. Anda bem acima das 2000. Abaixo da 2000 é fraquito. Para o P38 andar bem o melhor é escolher o V8 e talvez colocá-lo a gpl.
-A electrónica pode dar problemas. Um grande passo para os evitar é cortar de raiz com o que os causa na sua maioria: Rever os pontos de massa do carro e ligações.
Hoje em dia para comprar o P38 é comprar o que estiver melhor de todos e depois desfrutar.
Um P38 mal mantido ou abusado vai ser sempre um poço de problemas.
DT ou DSE...Aí já depende do que queremos.. Eu fui para o DSE mas para aquilo que muita gente quer o DT também serve
Última edição por joao carvalho em 11 out 2013 12:34, editado 1 vez no total.
-
JotaPê
- júnior TT

- Registado: 11 nov 2010 16:27
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- Sócio LCP: 0
Começo pelo fim. Os bancos eléctricos alguns têm outros não. Acho que só a partir do MY2000 é que todos têm instalada essa opção (e mesmo assim não tenho a certeza se têm todos). Sei que se forem manuais é menos uma coisa para avariar.
O P38 nos passeios faz tanto como qualquer outro. Se estiver de origem faz tanto como os outros de origem, se tiver alguma preparação faz tanto como os outros que têm alguma preparação.
A suspensão pode levar o mais sadio dos seres humanos à loucura, mas depois de ficar louco esse ser humano entra num estado de superação e começa a conseguir falar com a suspensão. Ao falar com ela vai compreender que ela é idosa (na suspensão os anos são "caninos") e que precisa de cuidados básicos. Esse ser humano vai conseguir separar as criancices típicas dos idosos dos problemas sérios. A minha trabalha bem mas de vez em quando lá vem um pi!! pi!! pi!!, limpo o erro e anda bem 6 meses, como te digo, criancices.
O aquecimento é outro dos problemas, é um carro velho com problemas de carro velho. O sistema de refrigeração é mesmo à justa para o carro e assim quando há algum problema num dos seus componentes vai notar-se. Se o sistema estiver todo em boas condições ele aguenta.
Não compres ou deixes de comprar pelo controlo de tracção até porque pelos menos às rodas traseiras é fácil de meter.
Deduzo que a consola que te referes para a parte electrónica seja um meio de diagnóstico. Tenho uma Nanocom no meu e está sempre ligada em modo "instrumentos". Este modo é muito prático porque não só o aparelho desliga quando desligamos o carro (não há perigo de descarregar a bateria) como permite meter um alarme para disparar se o carro atingir uma certa temperatura (determinada por nós).
Voltando à suspensão, no meu criei um método de defesa. Este método não passa de um simples botão que instalei no tablier e que simplesmente liga e desliga a suspensão. Desta forma chego a andar semanas com a suspensão desligada. Depois lá me lembro a ligar porque sinto saudades da mariquice de mudar de altura quando saio da cidade, paneleiríces (desculpa o francês). O botão também é útil quando a paras o carro numa superfície desnivelada e já sabes que ele vai começar a acertar a altura e vai acabar quase nos batentes, basta desligar a suspensão quando desligas o carro e o fulano já não nivela o que permite poupar e muito o compressor.
Creio que já deu para perceber que o botão para mim é um "must".
Boa sorte com a máquina se decidires comprar uma, alguma coisa apita que estamos aqui para ajudar e sermos ajudados.
Abraço!
O P38 nos passeios faz tanto como qualquer outro. Se estiver de origem faz tanto como os outros de origem, se tiver alguma preparação faz tanto como os outros que têm alguma preparação.
A suspensão pode levar o mais sadio dos seres humanos à loucura, mas depois de ficar louco esse ser humano entra num estado de superação e começa a conseguir falar com a suspensão. Ao falar com ela vai compreender que ela é idosa (na suspensão os anos são "caninos") e que precisa de cuidados básicos. Esse ser humano vai conseguir separar as criancices típicas dos idosos dos problemas sérios. A minha trabalha bem mas de vez em quando lá vem um pi!! pi!! pi!!, limpo o erro e anda bem 6 meses, como te digo, criancices.
O aquecimento é outro dos problemas, é um carro velho com problemas de carro velho. O sistema de refrigeração é mesmo à justa para o carro e assim quando há algum problema num dos seus componentes vai notar-se. Se o sistema estiver todo em boas condições ele aguenta.
Não compres ou deixes de comprar pelo controlo de tracção até porque pelos menos às rodas traseiras é fácil de meter.
Deduzo que a consola que te referes para a parte electrónica seja um meio de diagnóstico. Tenho uma Nanocom no meu e está sempre ligada em modo "instrumentos". Este modo é muito prático porque não só o aparelho desliga quando desligamos o carro (não há perigo de descarregar a bateria) como permite meter um alarme para disparar se o carro atingir uma certa temperatura (determinada por nós).
Voltando à suspensão, no meu criei um método de defesa. Este método não passa de um simples botão que instalei no tablier e que simplesmente liga e desliga a suspensão. Desta forma chego a andar semanas com a suspensão desligada. Depois lá me lembro a ligar porque sinto saudades da mariquice de mudar de altura quando saio da cidade, paneleiríces (desculpa o francês). O botão também é útil quando a paras o carro numa superfície desnivelada e já sabes que ele vai começar a acertar a altura e vai acabar quase nos batentes, basta desligar a suspensão quando desligas o carro e o fulano já não nivela o que permite poupar e muito o compressor.
Creio que já deu para perceber que o botão para mim é um "must".
Boa sorte com a máquina se decidires comprar uma, alguma coisa apita que estamos aqui para ajudar e sermos ajudados.
Abraço!
- Safarialex
- iniciante TT

Obrigado pelas vossas respostas.
De facto essa questão de desligar a suspensão faz todo o sentido caso contrário ela está sempre em funcionamento com o respectivo desgaste.
Jipes usados com estes anos e kilometragens são sempre uma sorte independentemente da marca.
A questão do controlo de tracção prende-se com a possibilidade de não ser necessário investir num bloqueio para garantir a máxima tracção por exemplo.
Agora a questão do conforto é mesmo um must em off road ? Vulgo regular trilhos de TT ...empredados, etc ?
É que sou um aficionado do TT mas a família não vai muito á bola pela questão de saltos, pancadas isto e aquilo
De facto essa questão de desligar a suspensão faz todo o sentido caso contrário ela está sempre em funcionamento com o respectivo desgaste.
Jipes usados com estes anos e kilometragens são sempre uma sorte independentemente da marca.
A questão do controlo de tracção prende-se com a possibilidade de não ser necessário investir num bloqueio para garantir a máxima tracção por exemplo.
Agora a questão do conforto é mesmo um must em off road ? Vulgo regular trilhos de TT ...empredados, etc ?
É que sou um aficionado do TT mas a família não vai muito á bola pela questão de saltos, pancadas isto e aquilo
-
JotaPê
- júnior TT

- Registado: 11 nov 2010 16:27
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- Sócio LCP: 0
A família vai gostar, até porque se não gostar neste não vai gostar em nenhum outro.
- Safarialex
- iniciante TT

Se conseguir dar umas voltas com a familia e voltar a casa mesmo que meio de lado por causa de algum balão tamos bemJotaPê Escreveu:A família vai gostar, até porque se não gostar neste não vai gostar em nenhum outro.
- moreirinha
- pleno TT

- Registado: 20 dez 2005 18:45
- Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975 - RTI: 0
Eu pela experiência que estou a ter com o P38, mais que olhar para o ano do carro ou se é DT ou DSE, olhava para o estado dele.
Qualquer carro usado deve ser bem escolhido, vai fazer toda a diferença o tratamento que recebeu. Principalmente num carro complexo como este.
Se é verdade que os mais recentes são, teoricamente, mais fiáveis, também é verdade que são ainda mais complexos...
Relativamente ao bloqueio do diferencial não é nada que não se possa resolver de uma forma ou de outra. Os 600€ do arranjo de uma caixa podem ser gastos nisso, por exemplo.
Compre o melhor que encontrar, e não vá em cantigas "este é mais caro porque está impecável" porque muitas vezes nem os donos sabem o que lá vai.
O carro não é pouco fiável, tem é muita coisa para avariar. Como é que um defender avaria os vidros elétricos se estes são manuais, ou a suspensão se esta é de molas?? (por acaso o único arranjo feito ao meu em garantia foi o vidro que não baixava todo LOL)
O valor a gastar deve ser = preço do carro + 20% para surpresas e revisões a fazer imediatamente depois da compra.
2º passo é arranjar um bom mecânico que perceba do assunto e não ande a inventar (que sai caro).
Qualquer carro usado deve ser bem escolhido, vai fazer toda a diferença o tratamento que recebeu. Principalmente num carro complexo como este.
Se é verdade que os mais recentes são, teoricamente, mais fiáveis, também é verdade que são ainda mais complexos...
Relativamente ao bloqueio do diferencial não é nada que não se possa resolver de uma forma ou de outra. Os 600€ do arranjo de uma caixa podem ser gastos nisso, por exemplo.
Compre o melhor que encontrar, e não vá em cantigas "este é mais caro porque está impecável" porque muitas vezes nem os donos sabem o que lá vai.
O carro não é pouco fiável, tem é muita coisa para avariar. Como é que um defender avaria os vidros elétricos se estes são manuais, ou a suspensão se esta é de molas?? (por acaso o único arranjo feito ao meu em garantia foi o vidro que não baixava todo LOL)
O valor a gastar deve ser = preço do carro + 20% para surpresas e revisões a fazer imediatamente depois da compra.
2º passo é arranjar um bom mecânico que perceba do assunto e não ande a inventar (que sai caro).
- Safarialex
- iniciante TT

Pois tão já vi que muita gente que os tem não percebe minimamente da "poda", mesmo eu não sendo um conhecedor deste veículos consigo saber mais pormenores e possíveis incidências que os carros possam ter. Quando se fala sobre a suspensão a conversa é sempre a mesma...levou tudo novo ? Tudo o quê pergunto eu ? Compressor, tubagens,solenoides, centralina, balões, sensores, etc e tal ?? a Grande parte nem sabe o que isso é 
- Safarialex
- iniciante TT

Sinceramente nem sei por onde começar a procura, mas talvez este num concessionário oficial seja um bom começo.
http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P7632833/
Que acham ? Talvez tenha tempo para o ver amanhâ.
Se bem que este aqui ... ui ui
http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P7638487/
Os kms serão demasiados ?
Que acham ? Talvez tenha tempo para o ver amanhâ.
Se bem que este aqui ... ui ui
http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P7638487/
Os kms serão demasiados ?
-
rp38
- pleno TT

- Registado: 07 ago 2012 22:55
- Land Rover: range rover 2.5 dse 96
com apenas 4000e já se compra muita coisa boa
e por vezes não por ser caro que é melhor....
e de preferência a particulares !
-
paulo jorge
- maníaco TT

- Registado: 17 mai 2006 22:07
- Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS" - Sócio LCP: 2451
esquece tudo o que seja anuncio que diga que levou a "X" km isto e aquilo novo.
é sinal que foi metido para vender e isso pode trazer algumas surpresas.
200 mil km num range de 2000 não é nada
isso dos km é muito bonito, todos os anos encontras a venda land rovers sempre com os mesmos km mas com cada vez mais velhos "vá se lá saber porque".
pode ter 300 mil e estar melhor que um com 150 mil.
compra entre 1998 e 2000 mas de forma a guardares alguns euros para lhe fazer uma revisão
isso dos km é muito bonito, todos os anos encontras a venda land rovers sempre com os mesmos km mas com cada vez mais velhos "vá se lá saber porque".
compra entre 1998 e 2000 mas de forma a guardares alguns euros para lhe fazer uma revisão
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
-
paulo jorge
- maníaco TT

- Registado: 17 mai 2006 22:07
- Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS" - Sócio LCP: 2451
se quiseres um em muito bom estado e sempre bem assistido tenho um cliente que o esta a vender.
é de lisboa
é de lisboa
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
- Safarialex
- iniciante TT

Já tenho outro na mira. É mesmo aqui ao lado.paulo jorge Escreveu:esquece tudo o que seja anuncio que diga que levou a "X" km isto e aquilo novo.
http://www.custojusto.pt/Aveiro/Ligeiro ... tm?xtcr=62&
Tinha ideia que em 2000 já tinham as luzes novas com os piscas claros
- Safarialex
- iniciante TT

Isso calha um bocado fora de mão mas se puderes passares algumas informações por pm agradeciapaulo jorge Escreveu:se quiseres um em muito bom estado e sempre bem assistido tenho um cliente que o esta a vender.
é de lisboa
- BrunoBranco
- pleno TT

- Registado: 22 out 2012 01:35
- Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi - RTI: 0
Eu nao percebo muito dos P38, mas um conselho, segue as indicações do Paulo! 
-
joao carvalho
- júnior TT

O meu também veio daí, da JOP. Gosto muito do aspecto desse carro e muito honestamente o facto de ser de 95 (tendo em conta o estado) nao me diz absolutamente nada. Este carro merece uma visita e se estiver muito bom, o preço parece-me justoSafarialex Escreveu:Sinceramente nem sei por onde começar a procura, mas talvez este num concessionário oficial seja um bom começo.
-
joao carvalho
- júnior TT

Já agora o segundo da lista tem muito mau aspecto, sobretudo de interior. Uma coisa é ter muitos quilometros mas ter sido cuidado.. outra é ter quilometros e estar no estado desse ...descuidado
-
rp38
- pleno TT

o comprador é que sabe o que quer mas eu pelo sim, pelo não, evitava os automáticos... só em relação a médias já compensa, pra não falar em possíveis avarias.... que quando dão pró torto...
é como em todos os carros automáticos...é pra esquecer. 
-
joao carvalho
- júnior TT

Rodrigo, em relaçao aos automáticos só se for pelos consumos. As caixas auto do P38 sao boas. Enfim, é um pouco como tudo. A partir do momento em que há manutenção a tempo e horas, só por azar é que pode haver problemas. Reparar uma caixa auto nao é um bicho de 7 cabeças.
As manuais do P38 também teêm um problema chamado bi-massa
e as embraiagens duram pouco se nao houver cuidados. Por isso há quem use as redutoras quase diariamente para fazer manobras em sitios inclinados.. Isso permite poupar, e muito, o material. A diferença de desgaste com e sem redutoras a estacionar de marcha-atrás ou de frente (por exemplo) em planos inclinados, é enorme!
As manuais do P38 também teêm um problema chamado bi-massa
-
rp38
- pleno TT

João Carvalho tens razão, elas são boas quando a manutenção é feita a tempo e horas e não negligenciadas!! as manuais de facto tem o bi-massa que é mais uma M....A prá malta gastar uma pipa de massa!
as embreagens de origem não são más,mas não apertem com elas!!! mas para um leigo talvez seja mais fácil detectar anomalias num manual do que num auto... se possível é sempre melhor levar alguém entendido na matéria pra avaliar o objecto