Ajuda para pneus , suspensão e jantes 16 defender

Discussão sobre Defenders 90, 110 e 130
Hugo Padrão
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 05 mar 2013 23:10
Land Rover: defender td5 ST 90 2003
RTI: 0

Ajuda para pneus , suspensão e jantes 16 defender

Mensagem por Hugo Padrão »

Boa noite a todos, começo por dizer que é o meu primeiro post neste forum e sou recem registado aqui.
Estou com ideia de adquirir um defender 90 de 2003, todo original ainda, com o simples objectivo de fazer uns passeios ao fim de semana e vou tambem usa lo diariamente para fazer cerca de 4km, mais no inverno.
Gostaria de saber qual a medida de pneus que me aconselham para já em jante 16, ja escolhi os bf mt ou cooper stt mas falta a medida certa. Falaram me nos 235 85 r16, mas que tinha de subir a suspençao. É claro que quero o meu LR a fazer um cruzamento razoavel/bom e a nao roçar, mas preciso mudar suspençao? e as jantes , quais as indicadas para nao sairem alen das abas, ele tem as de aluminio de origem.
Para ja sera o investimento inicial o jipe e pneus e talvez um bocadinho de altura, o que ajuda a cruzar mais certo? Nao quero estar a fazer reforços a nivel de mecanica e de peças. por agora é só.

Obrigado a todos e ajudem me

Cumprimentos,

Hugo Padrão

:cool: Adrenalina sempre...
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Re: Ajuda para pneus , suspensão e jantes 16 defender

Mensagem por josecamorim »

Boas,

235/85 r16 é medida original do carro, inclusivamente homologável pela LAND ROVER se é que não a tens já no livrete. Não tens de subir a suspensão para esta edida. As jantes podes usar as mesmas que são boas, resistentes qb, leves e a meu ver bonitas. Podes é colocar uns espaçadores para as puxares ligeiramente fora (sempre dentro dos limites das abas do carro). Evita os BF mt.

Cumprimentos
MKS
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 jan 2013 18:58
Land Rover: Defender 110 TD5

Mensagem por MKS »

Como te disse o colega, não tens de subir nada a suspensão. No livrete deve aparecere 7.50 R16 como a medida do pneu, porém, é habitual aparecer também a medida 235/85 R16 por ser equivalente. Esta última tem um pouco mais de diámetro. Quando comprei o Df trazia uma Michelin em 7.50 e foram logo subtituídas por umas das outras. São, inclusivamente, pneus reconstruídos que sempre podem ter algo mais de diámetro e de bater nas abas nada de nada. Espaçadores não leva mas gostava ;)
Já agora, são umas Fedima Fronteira. O uso do carro é semelhante ao teu.
Saudações!
Imagem
Hugo Padrão
iniciante TT
iniciante TT

Obrigado .
Conforme o que eu disse, tambem nao sei a medida ideal de pneus a meter , no livrete constam 235 85 r16 e 265 75 r16. Acham que com a suspensao de origem cruza bem sem roçar?

Cumprimentos
MKS
júnior TT
júnior TT

Mensagem por MKS »

Pessoalmente, prefiro 235/85/R16 por subir algo mais o carro do que o perfil 75. Isso já vai em usos. Talvez para uso continuado em estrada seja melhor um pneu mais largo (265) por acrescentar alguma estabilidade. Quanto a roçar, nada.
Saudações!
mamgo77
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 dez 2012 20:29
Land Rover: defender 90" 200tdi 93´
Sócio LCP: 2651

Mensagem por mamgo77 »

MKS Escreveu:Como te disse o colega, não tens de subir nada a suspensão. No livrete deve aparecere 7.50 R16 como a medida do pneu, porém, é habitual aparecer também a medida 235/85 R16 por ser equivalente.]
peço desculpa pelo off-topic, mas preciso saber...estas medidas são equivalentes?
é que para o meu 200 tdi, a LAND ROVER, não me deu homologação das 235/85/R16, mas dá das 7,50 R16, será que posso circular com as 235/85/R16, se tiver 7.50 R16 no livrete?
Imagem
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870

Mensagem por nuno.1 »

mamgo77 Escreveu:
MKS Escreveu:Como te disse o colega, não tens de subir nada a suspensão. No livrete deve aparecere 7.50 R16 como a medida do pneu, porém, é habitual aparecer também a medida 235/85 R16 por ser equivalente.]
peço desculpa pelo off-topic, mas preciso saber...estas medidas são equivalentes?
é que para o meu 200 tdi, a LAND ROVER, não me deu homologação das 235/85/R16, mas dá das 7,50 R16, será que posso circular com as 235/85/R16, se tiver 7.50 R16 no livrete?
Os 7.5 são ligeiramente mais altos e ligeiramente mais finos (acho eu), mas as medidas são muito próximas.

Penso que na inspecção passa, pois há aquela regra dos 5% (mais uma vez acho eu) de tolerância.

Claro que se te mandar parar a policia a situação é diferente. Aí deve dar multa.

É estranho não darem essa homologação, pois o tamanho dos pneus é praticamente o mesmo.
Imagem
Quintaos
master TT
master TT
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Mensagem por Quintaos »

MKS Escreveu:Pessoalmente, prefiro 235/85/R16 por subir algo mais o carro do que o perfil 75. Isso já vai em usos. Talvez para uso continuado em estrada seja melhor um pneu mais largo (265) por acrescentar alguma estabilidade. Quanto a roçar, nada.
Saudações!

Viva,
Atencao que esse pensamento ta errado, o 75 ou 85 etc siginfica que a altura é 75% ou 85% da largura... agora é so fazer as contas :)

Um abraco
Abraço
Filipe Quintãos
mamede
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 fev 2008 20:20
Land Rover: 90 td5
Sócio LCP: 2006

Mensagem por mamede »

nuno.1 Escreveu:
mamgo77 Escreveu:
Os 7.5 são ligeiramente mais altos e ligeiramente mais finos (acho eu), mas as medidas são muito próximas.

Penso que na inspecção passa, pois há aquela regra dos 5% (mais uma vez acho eu) de tolerância.

Claro que se te mandar parar a policia a situação é diferente. Aí deve dar multa.

É estranho não darem essa homologação, pois o tamanho dos pneus é praticamente o mesmo.
Já me reprovaram numa i.p.o. porque tinha 235/85 r16, e no livrete so constavam os 7.5 r16 e 265/75 r16. Ainda aleguei que eram equivalentes aos 7.5 mas contra argumentaram que excedia os tais 5% de diferença.
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Seja muito bem vindo Hugo Padrão

boa sorte na aquisição do Def ;)

Para os Def gosTTo muito dos 255 85 16... :driving:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
MKS
júnior TT
júnior TT

Mensagem por MKS »

Quintaos Escreveu:Viva,
Atencao que esse pensamento ta errado, o 75 ou 85 etc siginfica que a altura é 75% ou 85% da largura... agora é so fazer as contas :)
Um abraco
Fazendo as contas sai isto.
75% de 265 = 198,75
85% de 235= 199,75
Suponho, então que, embora escasso, o perfil das 235 é mais alto do que o das 265.
Saudações!
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

yep.... deves, no entanto, dividir a diferença entre eles por 2, para saberes o quanto realmente ficará o carro mais alto... conclusão: muito residual!!!
MKS
júnior TT
júnior TT

Mensagem por MKS »

josecamorim Escreveu:yep.... deves, no entanto, dividir a diferença entre eles por 2, para saberes o quanto realmente ficará o carro mais alto... conclusão: muito residual!!!
Então não há perfil mais alto para ninguém :D :D
Abraço!
Hugo Padrão
iniciante TT
iniciante TT

Boas.
Para os 235 85 r16 que ja decidi, qual a marca que aconselham? bf mud ou o cooper stt?
Decididamente estou a pensar subir a susp. mais 5cm tambem, e meter alargadores de 3cm.
Alguem sabe qual o off-set ideal para que os pneus nao saiam fora das abas no defender?
Cumprimentos
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT

Mensagem por nuno.1 »

Hugo Padrão Escreveu:Boas.
Para os 235 85 r16 que ja decidi, qual a marca que aconselham? bf mud ou o cooper stt?
Decididamente estou a pensar subir a susp. mais 5cm tambem, e meter alargadores de 3cm.
Alguem sabe qual o off-set ideal para que os pneus nao saiam fora das abas no defender?
Cumprimentos
Fazes bem, para mim essa é a medida ideal para para defender.

Eu não metia alagadores. Tal como tu dizes, se meteres umas jantes com algum offset negativo já alargar. Penso que não força tanto o material e ainda passam na inspeção.

Podes basear-te nestas jantes para te orientares, não sei qual é o offset, mas ficam mesmo no limite das abas, pois na altura foi as que meti no defender:

http://www.paddockspares.com/6705165bkm ... dular.html
Imagem
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

nuno.1 Escreveu:
Hugo Padrão Escreveu:Boas.
Cumprimentos
Fazes bem, para mim essa é a medida ideal para para defender.

Eu não metia alagadores. Tal como tu dizes, se meteres umas jantes com algum offset negativo já alargar. Penso que não força tanto o material e ainda passam na inspeção.

Podes basear-te nestas jantes para te orientares, não sei qual é o offset, mas ficam mesmo no limite das abas, pois na altura foi as que meti no defender:

http://www.paddockspares.com/6705165bkm ... dular.html
Qual a diferença em termos de forçar o material com jantes de offset ou com alargadores??? Está-me a escapar qq coisa?!!!!!
loucomotiva
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 mar 2011 03:48
Land Rover: Defender 90 TD5
Range Rover Sport HSE V6
Sócio LCP: 2465

Mensagem por loucomotiva »

eu não arriscaria andar com uns pneus que não constem no livrete. no teu aparece no livrete o 235?
mamgo77
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 dez 2012 20:29
Land Rover: defender 90" 200tdi 93´
Sócio LCP: 2651

Mensagem por mamgo77 »

só uma questão, a medida 7.50/R16 só há com rasto tipo militar?
quais as vantagens e desvantagens disso? a LAND ROVER dá-me essa medida, mas já me disseram que esses pneus são bastante duros e desconfortáveis... na verdade aqui no forum, não vejo ninguém a usar essa medida, tirando alguns series, talvez...
alguém aconselha?
Imagem
EdGaR-LR 90TD
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 nov 2010 16:46
Land Rover: L.R. Ninety 2.5TDi
Sócio LCP: 2384

Mensagem por EdGaR-LR 90TD »

Boas.

7.50 R16 é a medida que uso no Ninety. Apesar de ser reconstruido acho-o um pneu razoavel e assim ando legal.
Passa pelo meu topico e ja vês os Fedima Extreme que tenho montados. Tive antes destes uns General Load Range e achei-os muito duros apesar de terem optima tracção em lama.
7.50 R16 arranjas mais facilmente em recontruido do que em novo.

CumprimenTTos
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT

Mensagem por nuno.1 »

josecamorim Escreveu: Qual a diferença em termos de forçar o material com jantes de offset ou com alargadores??? Está-me a escapar qq coisa?!!!!!
Nunca usei alargadores, mas pelo que tenho visto há pessoal que mete alguns de qualidade "menos boa" e mais baratos e depois aquilo é só folgas e rodas descalibradas.
Imagem