Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
O ARB é um dos melhores bloqueios para LAND ROVER, pois tem a capacidade de bloquear a 100% e pode ser ligado e desligado através de um botão instalado no tablier. POr necessitar de um compressor extra, o preço não é muito acessível.
Uma excelente alternativa ao ARB é o Detroit Locker. O detroit locker não é um auto-blocante, mas sim um bloqueio automático a 100%. É mais acessível do que o ARB, não necessita de compressores nem dispositivos extra e trabalha autonomamente. No entanto tem a desvantagem de alterar o comportamento em curva do Defender (Defender 90) na estrada com acelaração. O Defender não fica pior nem tão pouco perigoso (em algumas situações até mais seguro), apenas fica diferente, o que exige habituação por parte do conductor habituado ao Defender com diferencial tradicional. Conductores não habituados a conduzir Defenders e quem conduzem um com Detroit Locker nem dão conta do mesmo.
Outro inconveniente é o Detroit Locker, de longe a longe, fazer um pequeno "clank". Ainda que sejam relativamente frequentes quando o detroit é novo, com o passar do tempo tornam-se muito raros.
No monte são tão eficientes como o ARB, permitindo, na minha opinião, uma condução muito mais relaxada e instintiva, pois não precisamos de andar a ligar e desligar botões, nem esperar que o diferencial bloqueie e desbloqueie.
Existe ainda os Detroit TrueTrac, estes sim autoblocantes. Há quem goste bastante destes por serem discretos a trabalhar, e há quem defenda que estão muito longes de terem a eficiência de um bloqueio a 100%.
Outra alternativa é o bloqueio da KAM, também selecionável como o ARB e que deverá ser ligeiramente mais barato que este. No entanto, por exigir alterações físicas da ponte e ter uma instalação mais complexa, o custo final deverá ser idêntico ao ARB.
Resta dizer que qualquer bloqueio instalado num eixo LAND ROVER aumenta a resistência do mesmo no mínimo para o dobro, deixando de existir o frágil centro do diferencial, sendo muito aconselhável para quem faz todoterreno acima do ligeiro. É também aconselhável montar simultaneamente com qualquer bloqueio semieixos reforçados (principalmente no detroitlocker), pois os originais não deverão aguentar muito tempo.
Parece q o Quinel disse tudo... So conheço o ARB que instalei no meu RR e digo-te q faz maravilhas..
Alem de atracar o bloqueio tb serve de compressor de ar para os pneumaticos..
Boa escolha, pq o teu land merece
O Maxi-drive, embora funcione por mecanismos diferentes, é selecionável tal como o ARB, ou seja, liga e desliga através de um botão no tablier. Os MaxiDrive são das melhoras peças de engenharia mecânica que se pode colocar num LAND ROVER, são de muito boa qualidade e são vendidos em forma de kit com semieixos reforçados da mesma marca, estes também de muito boa qualidade. É pena os preços exorbitantes praticados pelo importador Europeu.
Existe também os bloqueios de diferencial McNamara, estes também da mesma alta qualidade dos Maxi-drive, mas uma vez mais o preço não é convidativo por questões de importação.
Se estiveres reticente em relação ao Detroit Locker devido ao comportamento do Defender em estrada, se fores da zona do Porto/Santa Maria da Feira, podes dar uma volta no meu Defender que tem Detroit Locker para experimentares e ficas já a saber se te adaptas bem ou não.
Ok obrigado!!! Sou de Viana, obrigado pela ajuda, penso que não fará falta experimentar, mas muito obrigado pela oferta.
Então tens montado um Detroit Locker, bem a utilização do meu Def é quase toda em monte, só fazendo as deslocações até aos passeios, etc, de resto é sempre monte, por isso é capaz de chegar um Detroit...
bem, eu já ando há anos todos os dias com um detroit locker e
embora por vezes se sinta, não tenho qualquer problema com este
diferencial, tendo à frente um truetrac. Considero o truetrac
de longe o melhor diferencial para TT ocasional e a diferencça em tracção
para um ARB é minima, a menos que fique uma roda no ar e, quando
no eixo traseiro, não se nota na direcção e não faz barulhos.
Quanto a semieixos já parti uns 8 quanto andava de disco até colocar
ashcrofts, o que curou definitivamente o problema e já parti 3 no
salisbury da 110, ainda não tendo comprado reforçados por só haver
da maxidrive e serem carotes, sendo que já não partia um há pouco
mais de um ano, mas como custam pouco mais de 60 euros, vou
andando com estes que tenho. Se me perguntem qual compraria
agora, ia para o truetrac traseiro se tivesse um eixo normal e ia
novamente para o detroit por não haver para o salisbury truetrac.
Cumpts.
raul
Muito obrigado pela opinião, acho que vou decidir pelo Detroit Locker, quanto a semi eixos ainda não sei e ainda não me informei, existe muita escolha no mercado???
Existem vários no mercado, desde ashcroft que são muito bons,
maxidrive, mais caros mas eventualmente ainda melhores,
da kam, da ecoimagem (não aconselho pois tive e duraram um mês)
e mesmo da LAND ROVER em versão flutuante do género dos salisbury
mas também partem embora durem bastante.
Tive ashcroft e nunca consegui parti-los.
Cumpts.
raul
Eu sou da opinião do Raúl também....os ashcroft são os semieixos com melhor relação preço qualidade. Existem as versões antigas, que são os que eu tenho e que provavelmetne tinha o Raúl, e que são bastante resistentes. No entanto, os novos semieixos da ashcroft são ainda superiores, fabricados num dos melhores aços disponíveis para semieixos, e vêm com garantia de 5 anos contra quebra.
Não aconselho os semieixos da KAM, são fraquinhos.
Raúl, existem outras opções muito boas para semieixos para o Salisbury sem ser os MaxiDrive e a preço acessível. Adicona-me ao MSN para falarmos um pouco sobre isso (quim.nel@clix.pt).
O truetrac anda por pouco mais que 500 euros, os semiexos andarão
por outro tanto embora não haja necessidade de colocar imediatamente
semieixos reforçados até porque o truetrac tem uma actuação menos
agressiva para os semieixos. Este preço era, ao que sei o preço
que a ALL4x4 fazia.
Cumpts.
raul
Eu acho uma óptima escolha, outra opção é colocar truetrac traseiro
e frontal, optando por não colocar semieixos reforçados, ficando
num preço semelhante. Os semieixos reforçados são uma necessidade
quando se faz TT abusivo. Para TT normal, sem grandes abusos nem
com um detroit locker ou ARB não são necessários pois duram muito mais
do que muita gente pensa. Normalmente não partem por pico de esforço
mas sim por fadiga, especialmente se os rolamentos do eixo traseiro
andarem com folga e com um truetrac que não coloca grandes choques
na transmissão, ainda mais duram e, contráriamente ao detroit não há
qualquer problema para o diferencial quando partem. No locker, ao partirem, há sempre algum perigo por causa da descarga de energia
no semieixo que não parte. Da minha experiência pessoal e de todos
os semieixos que parti até agora, não tive qualquer problema mas já
ouvi algumas histórias em contrário. Assim, o conjunto truetrac+semieixos reforçados é uma óptima escolha. Deixem-me
lembrar que um LAND ROVER com 3 diferenciais torsen, incluindo o central
apresenta cerca de 97% da tracção de um com 3 bloqueios a 100%,
o truetrac é também um diferencial torsen (torque sensitive), segundo
estudo já feito.
Cumpts.
raul
É sempre aconselhável passar de 10 estrias para 24, e montar material reforçado em 24 estrias. O conjunto será Bloqueio para LR 24 estrias + semieixos reforçados 24 estrias e mais falanges especiais caso os cubos tenham a furação da falange antiga.
Em relação aos truetrac, resta dizer que estes funcionam especialmente bem em carros com Controle de Tracção. Penso que no fim acaba por ser uma questão de preferência. Quem gosta muito de trialeiras lentas, penso que nada chega aos bloqueios a 100%. Quem gosta mais de corta fogos e afins onde é preciso da calor, talvez os dois truetracs funcionem bem.
Eu gostava de chegar a um bom senso, pois não sei o que meter no meu Disco que no meio de tantas opiniões de bloqueios.... a 100% ..... a 97% será?
Ajudem-me.
no meu 90TD5 tenho Maxi drive atrás e é 5 estrelas...
e na minha opinião para quem gostar de castigar os rapazes e querem que eles não se queixem, hehe
a hipotese de por um ARB e semi-eixos reforçados, quanto a mim está posta de parte, visto que o kit da Maxi drive é mt melhor e mt mais resistente e custa pouco mais...
e não tem nada a ver...
com o marco semi eixos maxi drive atrás e á frente com juntas ascroft reforçadas com a anilha de pressão a máquina está pronta pra guerra pró que der e vier uma diferença espectacular mesmo em relação aos semi eixos ascroft( 5 anos de garantia ??????) tb diziam que a maxidrive no inicio daria garantia vitalicia e aonde é que ela está???? Até verem o nosso trial e logo mudam de opinião.
Abraço cumprimentos LAND