Pingos de Óleo junto dos pedais

Discussão sobre Defenders 90, 110 e 130
agsilva
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 14 fev 2006 20:00
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Pingos de Óleo junto dos pedais

Mensagem por agsilva »

Boas Tardes meus Caros,

Em meados/fins de Abril o meu Def. 90 TD5 teve um problema que passo a descrever: o pedal da embraiagem começou a perder força, o que a princípio foi bem vindo pois exigia alguma força para ir ao fundo, mas em coisa de três dias tornou-se quase impossível engrenar velocidades, pois o pedal pegava muito em baixo e quase não tinha acção.
Levei-o ao Sr. Doutor e lá descobrimos que estava quase sem óleo no reservatório. Nunca tinha observado nenhum derrame. O mecânico optou por encher o reservatório e cedeu algum óleo que restava numa embalagem. Disse-me para estar atento e caso o óleo voltasse a desaparecer, encher e voltar ao Consultório, pois teria de averiguar ao certo o que se passava. Tudo voltou ao normal.
Hoje, reparei num pingo de óleo preto debaixo do pedal da embraiagem. :ohnao: Acabei por contar, ao longo do dia, quatro pingos. :eek3: Verifiquei o reservatório e tinha muito pouco óleo. Enchi.
Ora, eu estou para a mecanica, como a Inglaterra está para o futebol, não percebo nada :D . Mas é verdade que o Defender tem duas bombas de embraiagem? O derrame para junto dos pedais é sinal que a bomba secundária tem problemas? :??
Repito que nunca tinha observado nenhum derrame e isto aconteceu já em meados/fins de Abril. Hoje no entanto, o pedal está a trabalhar correctamente.
Que é isto? :bolas: Algum derrame lento?
Pedia a vossa ajuda em tentar perceber o que se passa, talvez já tenham tido esta experiência. Alguém tem alguma idéia?

Imagem

Saudações

Viva Portugal!!
joaocarreira
master TT
master TT
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458

Mensagem por joaocarreira »

Boas...

isso
e sinal da bomba principal da embraiagem.
tenho o mesmo sintoma no meu def mas não notei nada de estranho em relação ao comportamento da embraiagem e reservatório do óleo.
Não é problemático e penso não ser muito caro.. até ao fim desta semana digo mais alguma coisa quando for levantar o meu à oficina que entre outras coisas foi mudar precisamente a bombra principal da embraiagem.

Abraço
Joao Carreira
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910

Mensagem por terracotta »

Olá,

Já me aconteceu por volta dos 70000 Km, tive de mudar o bombito como lhe chamam e a bomba, que fiquei a saber é igual aos Series...
Gastei à volta de 70 €
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
MauricioLuis
pleno TT
pleno TT
Registado: 28 jul 2005 04:57
Land Rover: Defender 90 Td5 2002
ex-Defender 200Tdi 1993
ex-Engesa4 F1 4.1L 1986
ex-S10 4x2 2.0 1995
Sócio LCP: 500
RTI: 987

Mensagem por MauricioLuis »

Ja me aconteceu o mesmo, com o meu 200tdi, era o bomba primaria, aquela q fica no canto do capot, de baixo do reservatorio do óleo da embraiagem, o problema era apenas uma borracha do tamanho de uma moeda de 5 centimos, é um pouco dificil de lá chegar pra desmontar aquilo. mas custou-me 0,50€ pra comprar uma nova numa loja de borrachas. Podes sempre comprar uma bomba nova que vai durar mais e vai custar mais também.

O óleo pode estar impregnado no isolamento acima do pedal da embraiagem atras da borracha, ali tem um material que absorve tudo e pode ter escondido o óleo que foi vazando...

Imagem

A bomba primaria da embraiagem estah debaixo dos 6 parafusos da tampa retangular da imagem abaixo.

http://www.jlrs.com.pt/pecas/Defender/pages/G%20008.htm
Imagem
agsilva
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por agsilva »

Boas,

Obrigado pela vossa ajuda, acho que está mais que claro que se trata da bomba principal da embraiagem. Agora falta saber oque se passacom ela. Se está prestes a ir ter com o criador ou é apenas alguma borracha a precisar de descanso...
Aguardem por novos episódios pois vou ao Sr. Doutor com o bicho e vamos ver o que me dizem.

Saudações
Viva Portugal
agsilva
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por agsilva »

Boas,

Na sequência do que vos relatei levei o bicho ao médico esta tarde.
Bomba principal nova. Nem vale a pena falar em verificar borrachas, vedantes ou lá o que seja. Disseram-me que já o fizeram e depois voltaram clientes chateados á oficina com o mesmo problema, por isso agora mudam a bomba e fim de conversa. Isto na oficina do concessionário Land.
Quando já me vinha embora, o recepcionista da oficina manda-me parar e pergunta-me se tinha garantia. Disse-lhe que sim e que me iria dirigir ao stand de vendas pra resolver o assunto. " Veja lá isso então, vendem alguns sem garantia, outros com garantia de 6 meses, outros 1 ano, não sei o seu caso..."
Chego ao stand de vendas (concessionário LAND ROVER), falo com chefe de vendas ( o mesmo que aquando da compra me confirmou a garantia de 2 anos ), explico o caso. Ele abre a porta, confirma o derrame. Digo-lhe que tenho marcação na oficina para amanhã, se não for amanhã só pra semana. A garantia cobre isto? " Ok deixa o carro na oficina amanhã, não te preocupes que vamos resolver isso. Vou enviar a requisição para a oficina." Despede-se e volta-me as costas. Tudo isto em 1 minuto.
Comprei o Def. com 5 anos e 116000 Km.
Desculpem o testamento, mas se sou o primeiro a criticar, negativamente, tenho de ser o primeiro a reconhecer que também há casos em que assumem responsabilidades. E só lhes fica bem.
Vamos ver o que isto dá.

Saudações
Viva Portugal
Sancho
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 out 2005 12:45
Land Rover: Defender90 pick-up TD5
serie III 1979
Sócio LCP: 1500

Mensagem por Sancho »

Boas a todos

agsilva entao ja solucionaste o teu problema??? A garantia sempre cobriu a bomba nova??

Um abraço
agsilva
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por agsilva »

Boas,
felizmente, está tudo resolvido, só tenho medo que a situação se repita :yikes: , como parece já ter acontecido a alguns colegas de fórum. Pensemos positivo! ;)
Saudações
A. G. Silva
Defender 90 Td5
asantos
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 24 ago 2006 11:08

Mensagem por asantos »

Ora aí está mais um problema que já aconteceu com o meu Defender de 2003.

No principio deste ano comecei a notar que em algumas situações a embraiagem começava a perder força, peincipalmente quando estava parado com uma mudança engrenada durante algum tempo. Ia começando a "pegar" e aos poucos lá ia andando, mesmo sem querer.
Enfim, só me acontecia de longe em longe e não dei muita importância.

Perto de Abril comecei a notar que junto ao pedal da embraiagem estava tudo a ficar um pouco "babado". Lá andei assim mesmo durante quase um mês até que começou a ficar mole e como a garantia acabava em maio lá fui deixar o "bicho" na oficina.

Resultado, substituição integral da bomba e nem se atreveram a reparar.
agsilva
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por agsilva »

Boas,
Quem diria? Agora foi a bomba auxiliar.
Sexta-feira próxima vai pro Doutor...
Até lá...
Saudações
A. G. Silva
Defender 90 Td5
ParolaGoncalves
pleno TT
pleno TT
Registado: 03 ago 2005 12:59
Land Rover: LAND ROVER Defender Td5
Sócio LCP: 782

Mensagem por ParolaGoncalves »

Boas.
Este site pode dar uma boa ajuda.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Land_Rover_Defender
Cumpts.
Parola Gonçalves
LOUSÃ
www.landlousa.com
Luis Maria Trindade
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 20 mar 2007 23:05

Pingos pelo pedal abaixo até ao tapete

Mensagem por Luis Maria Trindade »

Reparei nesses pingos porque um belo dia saltou-me a borracha do pedal da embraiagem, estava completamente mole e depressa se desfez (devido ao liquido da embraiagem penso eu). Levei o def td5 110sw ao médico e pôs pra lá um kit de reparação que consta de uma borracha e mais não sei o quê. Foi barato mas não resolveu, passado uns meses está outra vez na mesma. O que devo fazer? Mudar a bomba? Como até me desenrasco em mecânica será que a posso mudar eu? Se alguém puder ajudar agradeço.
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Boas "Luis Maria Trindade" o recomendado sera substituir a bomba em questão, em relação a substituição ser feita ou não por si tudo depende do seu "savoir faire"... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Luis Maria Trindade
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 20 mar 2007 23:05

Pingos

Mensagem por Luis Maria Trindade »

Oi Filipe, obrigado pela 1a mensagem recebida no fórum. O "savoir faire" não é grande problema mas um esquemazito mais preciso ajudava, não há por aí alguma coisa? CumprimenTTos!