Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por tomcat »

Bom dia Safarialex(vizinho)....

Eu "começo" pelo tema mais recente... Eu iria para uma caixa automática.
Dado que pelos teus comentários, o consumo nao te preocupa...
Tens 1000€ para mudar um bimassa, ( valor que um amigo pagou para mandar uma c.a. Reparada dos UK)...
Além de não andares a serrar, se reprogramares ( que vais) é outra "qualidade de vida" :ok:

Há/havia um DT num bom estado exterior e que em principio será vendido, por morte do dono, o carro é de Cacia.
(posso tentar averiguar melhor).

Combina um café por PM, e dás uma volta no meu ;)
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975
RTI: 0

Mensagem por moreirinha »

Uma bi massa nao custa 1000€, nem tão pouco fica mais caro reparar uma manual em relação a uma auto.
Eu pessoalmente autos não obrigado, então neste carro 2.5L nem pensar.
Sinceramente devia optar por preferencia puramente pessoal.
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

Moreirinha o bi massa custa mesmo esse valor.
estamos a falar do kit completo.

depois se tiveres o azar de a caixa de velocidades estrar com folgas tambem tem que ser aberta.

eu tambem não gostava de caixas auto.

mas depois de ter comprado um p38 com caixa auto fiquei a gostar.

nas ferias fizemos uns 2000 km em auto estrada e garanto te que com a caixa manual não tinha cido uma viagem tão confortavel.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

moreirinha Escreveu:Uma bi massa nao custa 1000€, nem tão pouco fica mais caro reparar uma manual em relação a uma auto.
Eu pessoalmente autos não obrigado, então neste carro 2.5L nem pensar.
Sinceramente devia optar por preferencia puramente pessoal.
Então podes informar quanto custa?
É que puz um há 6 meses!!!

E comprei no UK, isento de IVA.
Nao falo "só" do bi-massa, falo do kit de embraiagem, óleos novos e é claro a mão de obra.
(Mas da maneira que isto anda…)

Em relação a CA, é mesmo pessoal.
Eu só não comprei há cinco anos, porque nao havia € para os que havia a venda MY99 para cima.
Guiei o do amigo que já referi e adorei…
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

joao carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 out 2012 19:09
Land Rover: Range rover 2.5 DSE

Mensagem por joao carvalho »

Também tenho ideia de o kit completo bi-massa+embraiagem e perifericos andar na casa dos 1000€.. Penso que, á partida, estamos a falar de material original e de qualidade, não?

Se o meu fosse auto, nao me importava nada. Mas lá está, os manuais só dão problemas depois de muuuito massacrados ( e mal mantidos )

Tomcat eu lembro-me de um DT excelente em cacia perto de uma amiga minha (perto de serrazola). Era azul escuro. Será esse?
rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96

Mensagem por rp38 »

boas malta, as cx auto são boas quando bem mantidas, até aqui todos de acordo :cool: :cool: mas este jipe com uma cx auto... :?? eu nunca guiei nenhum mas desconfio que o motor fique muito curto e que seja obrigado a um esforço adicional em comparação com um manual...isto digo eu!!! com uma repró e uns positos a coisa talvez melhore é certo,mas e a fiabilidade?? :?? atenção eu sou completamente a favor das cx auto!!! mas os veículos tem de "ter motor" pra elas!! cá em casa também temos um g. cherokee 3,0 crd com 218cv de origem e...épá não é preciso mais nada!!!
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Serie III 88 Diesel 1975

Se estamos a falar em Bi massa + embraiagem + periféricos + óleos + mão de obra isso fica nos 1000€, mas é diferente de bi-massa = a 1000€.
Mas a questão nem é essa, a questão é que uma auto não custa menos a reparar que uma manual. Ou seja, não concordo que isso entre como fator de majoração para o automático na ponderação aquando da compra.
Se por um lado o manual tem o bi-massa e a embraiagem, que pelas características do motor e pelo tipo de condução, pode ser uma peça a trocar com alguma frequência, também é verdade que aguentam 100 000km ou mais.
E quando a auto dá barrete também não fica abaixo dos 1000€. E não dão assim tão pouco.
Para mim o M51 + rangerover em cima não é carro para caixa automática, precisa da cuidada e exata escolha da mudança certa, no regime certo, no momento certo que só uma manual consegue... É que subir a rampa da A5 em monsanto a 50km/h em 3º não faz justiça ao carro, se é que me entendem... :driving:
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

joao carvalho Escreveu: Tomcat eu lembro-me de um DT excelente em cacia perto de uma amiga minha (perto de serrazola). Era azul escuro. Será esse?
Sim João é esse ;)

(Atenção que ouvi " o primo do primo do gajo que trabalha no talho, que por sua vez é casado com.....". Disse qua família queria vender.....)
Um abraço.

Safarialex
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 08 out 2013 14:45

Mensagem por Safarialex »

rp38 Escreveu:o comprador é que sabe o que quer mas eu pelo sim, pelo não, evitava os automáticos... só em relação a médias já compensa, pra não falar em possíveis avarias.... que quando dão pró torto... :yikes: é como em todos os carros automáticos...é pra esquecer. :ohnao:
Não sou expert mas já me disseram que com o automático podemos poupar alguma embraiagem tendo em conta que na versão manual se abusa da embraigem mais do que se devia. Não sei se será correto. Já tive um jipe automático e gostei bastante do funcionamento em TT já em estrada fica um bocado a desejar quando era necessário usar o travão motor, tipo reduções.
Safarialex
iniciante TT
iniciante TT

tomcat Escreveu:Bom dia Safarialex(vizinho)....

Eu "começo" pelo tema mais recente... Eu iria para uma caixa automática.
Dado que pelos teus comentários, o consumo nao te preocupa...
Tens 1000€ para mudar um bimassa, ( valor que um amigo pagou para mandar uma c.a. Reparada dos UK)...
Além de não andares a serrar, se reprogramares ( que vais) é outra "qualidade de vida" :ok:

Há/havia um DT num bom estado exterior e que em principio será vendido, por morte do dono, o carro é de Cacia.
(posso tentar averiguar melhor).

Combina um café por PM, e dás uma volta no meu ;)
A nível de consumos não há azar pois até coloquei a hipótese do V8 não fosse o IUC exagerado que se paga.
A nível da caixa auto não tenho nada contra só mesmo a manutenção que levaram que muita gente não sabe ou não quer pagar o que é preciso para a fazer.
Com o automático e reprogramando existe risco de sobrecarregar a caixa auto ou é a mesma que utilizam nos motores V8 ?
Consegues-me dar mais alguma indicação sobre o DT ? Não tenho definido que tem de ser um DSE até tirando algumas mordomias os bancos em tecido seguram melhor em TT.
rp38
pleno TT
pleno TT

Mensagem por rp38 »

no meu ver, se queres fazer algumas brincadeiras no mato talvez fosse melhor um manual!! até como mencionaste e bem, se fores numa descida ingreme num auto tens de ir constantemente nas "trabadeiras" e essas cx não dão pra reduzir manualmente como as mais modernas!! e depois tambem um motor um bocadinho "curto" :yawn: mas como ja foi dito só o comprador é que pode decidir. :sing:
joao carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 out 2012 19:09
Land Rover: Range rover 2.5 DSE

Mensagem por joao carvalho »

Manual ou auto, DT ou DSE uma coisa é certa:

Se é para fazer 500 km por ano, como parece, comprava o V8 e nem pensava em mais nada. De preferencia o 4.0.

Gosto muito do diesel (até parece um anuncio...ahah) mas faço cerca de 7000km ao ano nele, e para aquilo que faço... ainda sobra muito...

A fazer só 500km/ano, nem pensava em mais nada que nao tivesse 8 cilindros e a gasolina :thumbup:
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Serie III 88 Diesel 1975

500 km acho dificil, mas sendo poucos tb ponderava o V8, mas para isso o 4.6. Se bem que assim a logica de amortizar o iuc vai por àgua abaixo :( um gajo paga por não andar...
rp38
pleno TT
pleno TT

Mensagem por rp38 »

já deve faltar pouco para abrir a 3ª pagina com este debate.... :?? deixem lá o homem comprar o jipe!!! :charro: vai ser um Range P38 e isso é que importa!! :clap: quando ele o comprar venha aqui dizer á malta qual foi a escolha´pra gente depois então falarmos bem ou mal da... escolha :sing: :lol:
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Safarialex Escreveu:....
A nível de consumos não há azar pois até coloquei a hipótese do V8 não fosse o IUC exagerado que se paga.
A nível da caixa auto não tenho nada contra só mesmo a manutenção que levaram que muita gente não sabe ou não quer pagar o que é preciso para a fazer.
Com o automático e reprogramando existe risco de sobrecarregar a caixa auto ou é a mesma que utilizam nos motores V8 ?
Eu tb não comprei um 4.6 com 90.000 km há 5 anos, por causa do "selo"...
A caixa automática requer mais manutenção, mas, tb se consegue fazer por casa.
O meu amigo teve que comprar uma "nova" porque foi adiando a manutenção da dele.... para o próximo mês.... ao juntar aos 250.000 km que tinha quando a comprou....

Agora tens mais probabilidades de vires a gastar mais em reparação numa manual, do que numa automática.
Muito facilmente queimas uma embraiagem/danificas o bi-massa, não te esqueças tb da mão de obra, não é só o custo de material.
A verdade é que tb podes "queimar"/desgastar algo na automática (não me lembro do nome).
Se fizeres uma repro, suave e não mexeres muito o turbo ela aguenta.
(Tenho a ideia que li que a c.a. do diesel é a mesma do 4.0, excluindo "alguma coisa" e que "facilm€nt€" se aproveita uma do 4.0 para o 2.5)

Para quem não sabe, nas C. automáticas "antigas" do P38A, pode-se bloquear em 1, 2, 3, útil em montanha, mas tb para "travar" o motor.

Mais uma vez, eu não tenho com C.A., quero apenas te informar, se te aparecer um com uma, aproveita.....
Lê o comentário do Paulo Jorge, mais atrás....
por algum motivo os "últimos", acho que só vinham com C.A......
Safarialex Escreveu: Consegues-me dar mais alguma indicação sobre o DT ? Não tenho definido que tem de ser um DSE até tirando algumas mordomias os bancos em tecido seguram melhor em TT.
E não te queimam a pele no verão :wtf: e nem ficas com as costas todas molhadas....
Um abraço.

JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0

Mensagem por JotaPê »

A escolha entre caixa automática e manual deve ser uma escolha pessoal, uma questão de gosto. Da manual não posso falar porque não conheço, no entanto sobre a cx. automática dos p38 diesel posso dizer-te que são das mais robustas que existem e com a devida atenção (mudança de filtro e ATF de 40 em 40 mil km) elas aguentam-se muito bem.
O maior problema da cx. automática, para quem o consumo não é importante, é o escorregar do conversor de binário. Por vezes irrita.
No meu, após o chip de potência e intercooler maior só me faltava resolver o problema do escorregar do conversor de binário.
Recorri à Ashcroft e através da alteração do ângulo das palhetas internas do conversor foi possível reduzir o escorregar. O ideal seria utilizar o conversor do 4.0 a gasolina que é um pouco maior mas para isso eram necessárias alterações de monta nomeadamente na ligação do conversor ao volante do motor.
Relativamente à caixa de velocidades posso dizer que não me vejo a comprar um carro com mudanças manuais no futuro mas como já referi, trata-se de uma questão do foro pessoal de cada um.
Safarialex
iniciante TT
iniciante TT

tomcat Escreveu:
Safarialex Escreveu:....
Eu tb não comprei um 4.6 com 90.000 km há 5 anos, por causa do "selo"...
A caixa automática requer mais manutenção, mas, tb se consegue fazer por casa.
O meu amigo teve que comprar uma "nova" porque foi adiando a manutenção da dele.... para o próximo mês.... ao juntar aos 250.000 km que tinha quando a comprou....

Agora tens mais probabilidades de vires a gastar mais em reparação numa manual, do que numa automática.
Muito facilmente queimas uma embraiagem/danificas o bi-massa, não te esqueças tb da mão de obra, não é só o custo de material.
A verdade é que tb podes "queimar"/desgastar algo na automática (não me lembro do nome).
Se fizeres uma repro, suave e não mexeres muito o turbo ela aguenta.
(Tenho a ideia que li que a c.a. do diesel é a mesma do 4.0, excluindo "alguma coisa" e que "facilm€nt€" se aproveita uma do 4.0 para o 2.5)

Para quem não sabe, nas C. automáticas "antigas" do P38A, pode-se bloquear em 1, 2, 3, útil em montanha, mas tb para "travar" o motor.

Mais uma vez, eu não tenho com C.A., quero apenas te informar, se te aparecer um com uma, aproveita.....
Lê o comentário do Paulo Jorge, mais atrás....
por algum motivo os "últimos", acho que só vinham com C.A......
Safarialex Escreveu: Consegues-me dar mais alguma indicação sobre o DT ? Não tenho definido que tem de ser um DSE até tirando algumas mordomias os bancos em tecido seguram melhor em TT.
E não te queimam a pele no verão :wtf: e nem ficas com as costas todas molhadas....
Quanto á caixa auto também tenho preferência por esta última. Como já disse o ponto negativo é uma condução em estrada mais agressiva para efetuar reduções não é tão performante. Mas o uso a dar será o de passeio a ritmos calmos. A condução em areia também será melhor com a auto.
A nível tratamento alguns modelos estão muito bons por fora e muito maus por dentro. Parece ser incogruente :thumbdown:
A zona inferior da consola nomedamente a zona do rádio e a moldura plástica á volta em quase todos aparece muito danificada, suponho que seja uma peça barata não ?
Safarialex
iniciante TT
iniciante TT

JotaPê Escreveu:A escolha entre caixa automática e manual deve ser uma escolha pessoal, uma questão de gosto. Da manual não posso falar porque não conheço, no entanto sobre a cx. automática dos p38 diesel posso dizer-te que são das mais robustas que existem e com a devida atenção (mudança de filtro e ATF de 40 em 40 mil km) elas aguentam-se muito bem.
O maior problema da cx. automática, para quem o consumo não é importante, é o escorregar do conversor de binário. Por vezes irrita.
No meu, após o chip de potência e intercooler maior só me faltava resolver o problema do escorregar do conversor de binário.
Recorri à Ashcroft e através da alteração do ângulo das palhetas internas do conversor foi possível reduzir o escorregar. O ideal seria utilizar o conversor do 4.0 a gasolina que é um pouco maior mas para isso eram necessárias alterações de monta nomeadamente na ligação do conversor ao volante do motor.
Relativamente à caixa de velocidades posso dizer que não me vejo a comprar um carro com mudanças manuais no futuro mas como já referi, trata-se de uma questão do foro pessoal de cada um.
Efetivamente a manutenção das autos é meio caminho andando se não mesmo o caminho todo para a larga duração destas.
A parte do escorregamento pode fora de estrada hipotecar por exemplo a passagem de um obstáculo em relação á cx manual ?
Atualmente também tenho outro veículo com caixa auto e anteriormente já tinha tido outro também. Mudanças de óleo, filtro e fichas segundo o caso sempre a tempo e horas.
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Serie III 88 Diesel 1975

A caixa automática em TT também funciona bem, pode bloquear em 1ª 2ª ou 3ª. Os americanos usam-nas e não se queixam... tem uma condução diferente mas não será necessariamente pior. Lá está, a quem goste mais de uma e outros da outra.
A manutenção da caixa automática é no fundo como na manual, a tempo e horas para não se estragar o material.
Safarialex
iniciante TT
iniciante TT

moreirinha Escreveu:A caixa automática em TT também funciona bem, pode bloquear em 1ª 2ª ou 3ª. Os americanos usam-nas e não se queixam... tem uma condução diferente mas não será necessariamente pior. Lá está, a quem goste mais de uma e outros da outra.
A manutenção da caixa automática é no fundo como na manual, a tempo e horas para não se estragar o material.
A minha pergunta era mais no sentido que a potência e disponibilidadedo motor asociado ao escorregamento possa de alguma forma impedir uma passagem mais pacífica de um obstáculo. Nas motorizações a gasolina nem poria esse problema.