Pressão dos pneus na estrada
- pmspm
- pleno TT

- Registado: 29 mar 2006 12:17
- Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
- Sócio LCP: 1404
Re: Pressão dos pneus na estrada
Só para esclarecer uma confusão que algumas pessoas estão a fazer:
A pressão é independente dos pneus, ou seja, do tamanho dos pneus. A pressão, como o nome indica, não é a mesma coisa que quantidade de ar. Um pneu, por exemplo 245/75R16 deve levar a mesma pressão que um 235/70R16 quando utilizados no mesmo carro e com o mesmo fim. isto implica que o 245/75R16 vai ter mais ar lá dentro, mas a pressão é a mesma.
Quanto à pressão 'correcta', acho que o mais perto disso que temos é mesmo o indicado no manual, seja qual for o tamanho do pneu que lá metemos. Supostamente, alguém estudou o assunto, e decidiu que, para aquele carro especifico, com aquela distribuição de peso, a pressão mais eficiente é XX (a indicada no manual).
Claro que, em situações especificas podemos ajustar, como por exemplo para andar em areia (onde se baixa e bastante), mas regra geral sou defensor de utilizar o indicado no manual.
Já agora aqui ficam os valores para o Discovery II: 1.9 bar à frente e 2.7 na traseira (carro 'normal', ou seja, sem peso extra na mala nem nada).
Abraço,
A pressão é independente dos pneus, ou seja, do tamanho dos pneus. A pressão, como o nome indica, não é a mesma coisa que quantidade de ar. Um pneu, por exemplo 245/75R16 deve levar a mesma pressão que um 235/70R16 quando utilizados no mesmo carro e com o mesmo fim. isto implica que o 245/75R16 vai ter mais ar lá dentro, mas a pressão é a mesma.
Quanto à pressão 'correcta', acho que o mais perto disso que temos é mesmo o indicado no manual, seja qual for o tamanho do pneu que lá metemos. Supostamente, alguém estudou o assunto, e decidiu que, para aquele carro especifico, com aquela distribuição de peso, a pressão mais eficiente é XX (a indicada no manual).
Claro que, em situações especificas podemos ajustar, como por exemplo para andar em areia (onde se baixa e bastante), mas regra geral sou defensor de utilizar o indicado no manual.
Já agora aqui ficam os valores para o Discovery II: 1.9 bar à frente e 2.7 na traseira (carro 'normal', ou seja, sem peso extra na mala nem nada).
Abraço,
Pedro Machado, 937781213
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
-
miguelventura
- júnior TT

- Registado: 21 jul 2008 23:43
- Land Rover: Defender 90 td5
Ano-2002 - Sócio LCP: 0
[quote="pmspm"]Só para esclarecer uma confusão que algumas pessoas estão a fazer:
Concordo perfeitamente com o que o pmspm diz!
Quanto à pressao que eu utilizo no defender è de 31psi à frente e a tràz em estrada
Abràço!
Concordo perfeitamente com o que o pmspm diz!
Quanto à pressao que eu utilizo no defender è de 31psi à frente e a tràz em estrada
Abràço!

Miguel Ventura
Eunice Ventura
Arcos de Valdevez
- jpcme
- master TT

- Registado: 03 ago 2005 15:49
- Land Rover: Defender 110 SW
- Sócio LCP: 2208
- RTI: 0
Pedro
O que disse realmente foi pertinente!!!
Mas so gostaria de acrescentar uma coisa.
No meu caso, as pressoes de fabrica nao me dizem nada, pois elas sao estudadas para abranger um certo e determinado numero de situacoes.
Eu nao quero estar aqui a lancar mais confusao, mas no meu caso (e porque tenho nocao do que estou a fazer) geralmente fugo das pressoes de fabrica, mas estou ciente que estou a alterar o comportamento standart do veiculo.
Mas eu quero baixar consumos, facilitar o "rolar" do carro em detrimento de alguma seguranca e aderencia, mas eu sei disso, por isso a minha conducao e adaptada a todos estes factores.
Por isso eu falei em senso comum.
para quem nao entender ou para os comuns mortais, sim senhor usem as pressoes de fabrica.
Cumprimentos
JP
O que disse realmente foi pertinente!!!
Mas so gostaria de acrescentar uma coisa.
No meu caso, as pressoes de fabrica nao me dizem nada, pois elas sao estudadas para abranger um certo e determinado numero de situacoes.
Eu nao quero estar aqui a lancar mais confusao, mas no meu caso (e porque tenho nocao do que estou a fazer) geralmente fugo das pressoes de fabrica, mas estou ciente que estou a alterar o comportamento standart do veiculo.
Mas eu quero baixar consumos, facilitar o "rolar" do carro em detrimento de alguma seguranca e aderencia, mas eu sei disso, por isso a minha conducao e adaptada a todos estes factores.
Por isso eu falei em senso comum.
para quem nao entender ou para os comuns mortais, sim senhor usem as pressoes de fabrica.
Cumprimentos
JP
pmspm Escreveu:Só para esclarecer uma confusão que algumas pessoas estão a fazer:
Abraço,

- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
- IVO_M.
- master TT

- Registado: 20 fev 2009 16:08
- Land Rover: Disco 300Tdi - Camel Trophy Mongólia 140CV
- Sócio LCP: 2083
Filipe então qual é a pressão ideal para os meus 235/85/16 c/jantes 16 originais
PS.- É fixe andar de comboio?, truck truck , apita o comboio que o Filipe vai lá dentro
PS.- É fixe andar de comboio?, truck truck , apita o comboio que o Filipe vai lá dentro
Abraços
IVO_M.
Discovery 300Tdi The Best 4X4 Far !!!
IVO_M.
- joaocarreira
- master TT

- Registado: 17 out 2005 20:34
- Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996 - Sócio LCP: 1458
Boas,
só para dar a minha opinião...
de facto as medidas indicadas nos manuais dos veiculo são teóricas e generalistas e servem para um vasto leque de situações sendo esta pressão a aconselhada pela marca, para aquela medida e tipo de pneu.
No entanto, poder-se-ão usar pressões diferentes para uma mesma medida de pneu. há vários pisos e rastos, recauchutados ou reconstruidos...
Os fabricantes destes pneus determinam uma pressão máxima recomendável para determinado peso máximo suportado.
Se olharem para a lateral dos vossos pneus (vossos...i.e. dos LR
:D )... vêem lá uma inscrição do tipo "máx load xx psi at yy kgs"
Essa indicação é diferente para cada pneu, medida ou fabricante.
Se quisermos ser exactos nas medidas devemos olhar para esse valor... medimos o peso suportado por esse pneu no local da montagem (não será fácil, mas consegue-se) e com uma regra de 3 simples obtém-se a pressão ideal !
Exemplo:
Imaginem que a frente direita do Defender pesa 500kg... (valores para exemplo apenas)
Se o pneu diz "máx 60psi at 1000kg", pela dita regra a pressão ideal para aquele pneu deverá ser 60*500/1000=30psi
Não deverá andar longe dos valores dos manuais... mas estes variam de pneu para pneu...
Espero ter ajudado e explicado o meu ponto de vista!
Abraço,
Joao
só para dar a minha opinião...
de facto as medidas indicadas nos manuais dos veiculo são teóricas e generalistas e servem para um vasto leque de situações sendo esta pressão a aconselhada pela marca, para aquela medida e tipo de pneu.
No entanto, poder-se-ão usar pressões diferentes para uma mesma medida de pneu. há vários pisos e rastos, recauchutados ou reconstruidos...
Os fabricantes destes pneus determinam uma pressão máxima recomendável para determinado peso máximo suportado.
Se olharem para a lateral dos vossos pneus (vossos...i.e. dos LR
Essa indicação é diferente para cada pneu, medida ou fabricante.
Se quisermos ser exactos nas medidas devemos olhar para esse valor... medimos o peso suportado por esse pneu no local da montagem (não será fácil, mas consegue-se) e com uma regra de 3 simples obtém-se a pressão ideal !
Exemplo:
Imaginem que a frente direita do Defender pesa 500kg... (valores para exemplo apenas)
Se o pneu diz "máx 60psi at 1000kg", pela dita regra a pressão ideal para aquele pneu deverá ser 60*500/1000=30psi
Não deverá andar longe dos valores dos manuais... mas estes variam de pneu para pneu...
Espero ter ajudado e explicado o meu ponto de vista!
Abraço,
Joao
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
- FLG

Falta só fazer as contas...joaocarreira Escreveu:...Se quisermos ser exactos nas medidas devemos olhar para esse valor... medimos o peso suportado por esse pneu no local da montagem (não será fácil, mas consegue-se) e com uma regra de 3 simples obtém-se a pressão ideal !
Exemplo:
Se o pneu diz "máx 60psi at 1000kg", pela dita regra a pressão ideal para aquele pneu deverá ser 60*500/1000=30psi...
O truck truck e o bitrack ficou adiado para a proxima 2ª...IVO_M. Escreveu:...PS.- É fixe andar de comboio?
- IVO_M.
- master TT

Eu sei, foi por mim que só fizeste meio caminho
O Filipe eu sei lá quanto pesa a frente do camelo
e a traseira

O Filipe eu sei lá quanto pesa a frente do camelo
Abraços
IVO_M.
IVO_M.
- FLG

Mim sabe...IVO_M. Escreveu:Eu sei, foi por mim que só fizeste meio caminho...
Pesa lá o teu que depois nós fazemos as contas...IVO_M. Escreveu:...O Filipe eu sei lá quanto pesa a frente do cameloe a traseira
![]()
- IVO_M.
- master TT

Num tenho balanxa 
PS- Nem sei o meu peso quanto + o do camelo
PS- Nem sei o meu peso quanto + o do camelo
Abraços
IVO_M.
IVO_M.
- pmspm
- pleno TT

- Registado: 29 mar 2006 12:17
- Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
- Sócio LCP: 1404
Épa, esta desconhecia.
Agora realmente isso...deve ter razão de ser...e ainda por cima é ao contrário do que eu, à partida imaginava, ou seja, com pneu mais largo a base de contacto com o chão é maior, e como tal poderia andar com pressão mais alta que a estabilidade mantinha-se... mas não... é exactamente ao contrário
Estamos sempre a aprender...
Alguém consegue dar uma explicação para isto? Certamente não é 'ao calhas'...
ps.: estive a ver no rave, e o Discovery (não TD5) parece que é o único LR onde fazem essa distinção de pressão para os vários tipos de pneumáticos... (Range Rover novo, Range Rover DSE, Defender, Freelander).
Pedro Machado, 937781213
- TTiagoDiasSilva
- pleno TT

- Registado: 01 nov 2008 15:59
- Land Rover: Range Rover 300tdi
Freelander td4 - Sócio LCP: 2062
Isso das mesmas pressões em diferente medidas de pneus não é bem assim:
-pois nós podemos ter a mesma pressão mas distribuida por volumes diferentes...
Podes ter um balão de 5 cm de diametro com a mesma pressão que tens num de 5 metros de diametro é claro que ao pressionares os balões vais ver que a maior deformação no de 5 metros!!
-é como os elásticos se tiveres dois elásticos com a mesma elasticidade e comprimentos diferentes :
Elastico 5cm: esticado = 10cm
Elastico 5m: esticado =10m
É proporcional mas á uma diferenca de 495cm
E se vem escrito pela LAND ROVER pressoes diferentes para medidas diferente sé pq é mesmo!!!
-pois nós podemos ter a mesma pressão mas distribuida por volumes diferentes...
Podes ter um balão de 5 cm de diametro com a mesma pressão que tens num de 5 metros de diametro é claro que ao pressionares os balões vais ver que a maior deformação no de 5 metros!!
-é como os elásticos se tiveres dois elásticos com a mesma elasticidade e comprimentos diferentes :
Elastico 5cm: esticado = 10cm
Elastico 5m: esticado =10m
É proporcional mas á uma diferenca de 495cm
- NUNO GOMES
- júnior TT

- Registado: 03 mai 2007 22:53
- Land Rover: Ex-Range Rover p38 2.5DT 1995/10
Serie III 109 2,25D 1975 - Sócio LCP: 1859
Eu abitualmente ando com 40psi tanto a frente como atrás e noto que os pneus estão a desgastar correctamente.
Não se esqueçam de verificar se os pneus gastam certo, eu sinceramente acho que as pressões que a maioria votou são muito baixas.
Não se esqueçam de verificar se os pneus gastam certo, eu sinceramente acho que as pressões que a maioria votou são muito baixas.
Range Rover 2.5 DT
- nuno.tomas
- pleno TT

- Registado: 03 dez 2010 16:35
- Land Rover: Discovery 300 Tdi (1997)
- Sócio LCP: 2450
boas tardes.
tenho um disco 300 tdi calçado com uns insa dakar 265/75/16, montados numa jante com ligeiro offset.
alguem tem ideia das pressoes recomendadas? esta medida nao vem no manual...
agradeço a ajuda.
cumprimentos,
nuno tomás
tenho um disco 300 tdi calçado com uns insa dakar 265/75/16, montados numa jante com ligeiro offset.
agradeço a ajuda.
cumprimentos,
nuno tomás
Nuno Miguel Tomás
LANDMANÍACOS ALMADA
landmaniacos.almada@gmail.com
http://www.facebook.com/groups/LandManiacosAlmada
http://www.youtube.com/user/LandManiacosAlmada

LANDMANÍACOS ALMADA
landmaniacos.almada@gmail.com
http://www.facebook.com/groups/LandManiacosAlmada
http://www.youtube.com/user/LandManiacosAlmada

- FLG

Pois não nuno.tomas essa medida não é homologada pela LR para a tua maquina...nuno.tomas Escreveu:...tenho um disco 300 tdi calçado com uns insa dakar 265/75/16, montados numa jante com ligeiro offset.
O resto da resposta já a vistes...
- pantunes
- master TT

- Registado: 24 abr 2007 23:32
- Land Rover: Discovery 300Tdi 4p 97' PanTTuned
Ex Freelander XEDI 4p 99'
EX Range Rover 200 Tdi 1993
Ex RR P38 DT 98' - Sócio LCP: 2338
Boas Nuno!
Seguindo as indicações do fabricante
para a medida 265/75 deves ter a pressão de 1,9Bar na frente e 2,4 Bar atrás para piso all terrain. Eu optei por 2,1 e 2,5 respectivamente para piso MT.
Claro que para viatura com carga dentro do que se chama normal, se estiver muito alterado ou a fazer reboque deves sempre compensar
Em TT dependendo do tipo de piso/obstáculo normalmente reduz-se para melhorar o atrito. 
Seguindo as indicações do fabricante
Claro que para viatura com carga dentro do que se chama normal, se estiver muito alterado ou a fazer reboque deves sempre compensar
cumprimenTTos do Pantunes; One life... LR it!
e-mail/mensageiro: antunespedr@gmail.com
"Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons." Cícero
e-mail/mensageiro: antunespedr@gmail.com
"Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons." Cícero
- G@vião
- júnior TT

- Registado: 24 out 2007 11:40
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Range Rover 200Tdi 03/1994 - Sócio LCP: 2025
Tenho uns BF Km2 na medida 265/75R16 acham que 40psi é muito para andar em alcatrão?
Hoje meti 35psi (2,5 bares), mas quando me puseram os pneus (foi um familiar que levou o Range para trocar) meteram 3,5Bares +-50psi de pressão, eu bem notava o pneu bem solto e leve mas penso que já é pressão a mais.
Cumps
Hoje meti 35psi (2,5 bares), mas quando me puseram os pneus (foi um familiar que levou o Range para trocar) meteram 3,5Bares +-50psi de pressão, eu bem notava o pneu bem solto e leve mas penso que já é pressão a mais.
Cumps
- FLG

Boas G@vião
40 PSI em estrada na minha opinião deverá ser o maximo dos maximos...
50 PSI devem ficar duros como pedra... e com um comportamento 
40 PSI em estrada na minha opinião deverá ser o maximo dos maximos...
- discoze
- iniciante TT

- Registado: 19 nov 2010 17:53
- Land Rover: Discovery300 - 1998
Foi feito para mim - Sócio LCP: 0
Eu tenho no meu discovery, insa turbo specialtrack 235/85/16 já tive situações que para andar em areia solta desci até 0.5 bar, fora de estrada ando normalmente com 1.5 bar e em estrada ando com 3.0 ou mais. Portanto para mim a tabela terá de ser acrescentada para cima e para baixo
- FLG

Viva discoze
Como o titulo diz: Pressão dos pneus na estrada neste caso a tabela só deveria ser alterada para cima...
Seria recomendado pedir a opinião a alguem que perceba da coisa sobre o facto de utilizar 3.0 ou + bar...
Tudo bem que este topico apenas é perguntado qual a pressão que nós utilizamos... o que poderá ser bem diferente da pressão correcta...
Como o titulo diz: Pressão dos pneus na estrada neste caso a tabela só deveria ser alterada para cima...
Seria recomendado pedir a opinião a alguem que perceba da coisa sobre o facto de utilizar 3.0 ou + bar...
Tudo bem que este topico apenas é perguntado qual a pressão que nós utilizamos... o que poderá ser bem diferente da pressão correcta...