EAS num P38A

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

EAS num P38A

Mensagem por tomcat »

Meus amigos tenho o seguinte problema.(mais em baixo)

O meu carro levou 2 foles novos a frente (entretanto verificou-se que o compressor fazia uma brisa).
Lá comprei um usado ao nosso confrade Direito. Tudo funcionou bem até que sábado passado atestei o carro, uma maquina de lavar e outra mobília.

Quando chegou a hora de arrancar, a traseira ficou em sentido mas a frente não :mad: ; para não forçar o compressor toca a ir até ao mecânico e injectar ar directamente.

Conversa para ali, conversa para acolá EAS AVARIAt com o carro a trabalhar e nivelado.... maquina: avaria sensor lado direito atrás (limpou-se o erro).
Esperamos com ele quer parado quer desligado e nada estável.

Lá arranquei, passado um tempo 1ª Avaria até que EAS FAULT.
Mas com a frente relativamente mais baixa do que a traseira mas mesmo assim com o ar no sistema. Até chegou as nossas maravilhosas estradas das aldeias(com tapetes novos com 1 mes e já todas "retalhadas") conclusão o carro foi até aos batentes. Vou verificar o Compressor (não estava quente), passo a mao pelos tubos do bloco de valvulas e SSSSSHHHH, tinha um tubo mal encaixado.:mad: :bolas:

Após fazer uma viagem, a ver a maravilhosa paisagem... Liga-se a máquina e 2 erros limpou-se(sensor altura frente e electrovalvulas frente), toca a por a trabalhar ... nada ... o 2º compressor trabalhava tipo 5 s e parava :bolas:

Carregou-se o sistema com a ar externo e testou-se com agua e sabão fugas no bloco e nada e lá fui para casa a dizer !"#%&&//, é claro que a frente colocou-se numa posição mais baixa.
Problema 1
O carro esteve parado 2 dias. Sem baixar. Até que tive que ir ao carro buscar umas coisas, passado 2 horas o carro estava completamente em baixo. :x
Ontem depois de uma noite sem baixar, vou ao carro novamente, passado +- 10 minutos o carro estava completamente em baixo, inclusive o deposito do ar esvaziou.
Problema 2 em andamento não noto grande diferença á frente entre a posição normal e AE, dá me a sensação alias que vai sempre na AE, dado a relativa dureza do carro, (ou seja era mais confortável a semana passada.)
Mas parado nota-se a diferença de altura.
Problema3
Ontem ao verificar o problema2 parado, recebo uma chamada e verifico que com o carro na posição TT ele está constantemente a baixar e a subir (e é claro passado alguns segundos, lá se ouve o compressor a trabalhar).

Face a estes 3 problemas relatados, gostaria de ouvir a vossa opinião, sobre o que devo fazer primeiro.
Para mim (além de tornar a fazer uma busca de fugas) era equilibrar a suspensão... e é claro orings para o bloco de válvulas, pois depois deste testamento todo eu próprio cheguei a conclusão que "só" tenho problemas em andamento (trepidação)...
Que acham?
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
fbtt
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 fev 2008 10:40
Land Rover: RR 2.5 DSE
Sócio LCP: 0

Mensagem por fbtt »

Boas Tomcat,

Os eternos problemas do EAS...

bem perante tais factos acho que tens mesmo que fazer uma revisão geral ao sistema, e começar por balões, tubagens, bloco e compressor.

Já alguem aqui postou um esquema de ir excluindo as partes, alem do Fry que com as torneirinhas consegue ver se a fuga é nas tubagens/balões, ou bloco/compressor.

Se já tens os orings para substituir, começa por ai, da-me a sensação que tens uma fuga no bloco.

Se estiveres com atenção depois dele estar parado e nivelado, vê se não ouves uns tiques no bloco, são as valvulas a abrir , se houver uma fuga numa delas ele começa a nivelar o jipe até assentar sobre o chassi.

Penso eu de que...

Qualquer dia é a minha vez de por mãos á obra e substituir os orings, antes que comecem as dores de cabeça, estou só á espera de uma reunião informal que vai haver aqui pela zona de Lisboa, para tirar uma duvidas antes de me por a mexer na coisa.

Abraço,
FB
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

fbtt Escreveu:Boas Tomcat,

....
Se estiveres com atenção depois dele estar parado e nivelado, vê se não ouves uns tiques no bloco, são as valvulas a abrir , se houver uma fuga numa delas ele começa a nivelar o jipe até assentar sobre o chassi.
....
Abraço,
FB
Isso acontece por vezes e das vezes que foi aos "batentes" foram depois de ir ao cara buscar algo e realmente lá ouvi o trattttaa das válvulas.

Fui dar uma voltinha :sing: parei o carro com a suspensão em Normal, manualmente AE ... NADA processo inverso NADA :bolas: :bolas: posiçáo TT? ok depois aceitou todas as outras posições e esta.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto

Mensagem por Rangexispê »

Ola Paulo!

Olha, eu gostava mesmo era de ver o RR! Sem fotografias não te vou ajudar! azarito.

:lol: :lol: :lol: :D

Vá... pronto.

Pela info que transmites não é facil o diagnostico!

mas acho importante saberes de algumas coisas,

por pontos:

1º A frente está sempre mais baixa que a traseira.

2º É comum não se perceber bem a diferença entre a posição 2(ae) e 3 (normal).

3º É normal ele estar constantemente a afinar a altura, nao só mas tb na posição TT. só que na posição TT nota-se mais!

Relativamente a teres uma linha de pressão solta ( o que já é grave, pois quer dizer que quem mexeu é um Toni de vão de escada ), e não teres o compressor quente é estranho. cheira-me que o Relé da EAS ta nas lonas. Podes trocar os reles da caixa de fusiveis no motor, se tiver a mesma cor é igual! Podes trocar o da EAS pelo do desenbaciador da frente. Manda vir um, que isso demroa anos a chegar!

Se o Relé tiver a 100%, tens de ver se tens fugas na suspenção. Toca de arranjar um borrifador e borrifar tudo com agua e sabao. das com a fuga de certeza, 10 min para perder a pressão do sistema todo é sinonimo de teres uma fugazaça!!!!

Ele não perde pressão, nem altura(!), se nao tiver fugas!

Relativamente a ficares em hard fault, isso acontece quando o RR "se quiser por" numa posição e não conseguir durante 10min. Normalmente quando tiveres uma fuga tao grande que o compressor não consegue acompanhar o ritmo! ou como já me aconteceu no meio de um passeio se o rele estiver nas lonas... ( OBRIGADO RICARDO!!!! )

Outra coisa, da proxima vez que o sistema demorar a encher ( o que é normal ) deixa uma porta aberta com o RR a trabalhar durante 10min. Quando fechares a porta ele sobe que nem um tiro!

Quanto as avarias, é normal ele ter avarias desse genero o que não ajuda nada o diagnostico, o meu tb tinha! mas garanto-te o seguinte, se nºão tiveres fugas no sistema ele é praticamente infalivel. Mesmo com um compressor nas lonas.

Eventualmetnte podes ter um sensor das rodas a enviar info errada, se isso acontecer ai tens de o trocar pois ele vai fazer com que o sistema de descarregue a tentar equilibrar o RR. mas isso é uma posibilidade muito remota.

Aponto para uma fuga.

Borrifa tudo a bruta! Bloco de valvulas, baloes, deshumidificador, ligações, epá tudo! vais encontra-la de certeza.

se precisares ajuda diz!

abcs

F
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Rangexispê Escreveu:Ola Paulo!

Olha, eu gostava mesmo era de ver o RR! Sem fotografias não te vou ajudar! azarito.

:lol: :D

....
F
My dear Francisco, o Sir é que teve de Férias :D :lol:

Ora veja aqui : http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?t=6446
Um abraço.

Rangexispê
júnior TT
júnior TT

Boa pa!

Parece o meu! Mas faltam-lhe uns riscos, :sing: temos de mudar isso ASAP!

:D :cool:

abcs

F
banshee
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 15 set 2007 19:46

Mensagem por banshee »

boas,
na minha opinião tens um sensor de nivel avariado, logo bloqueia o eas , e depois de bloqueado já não injecta ar e o carro vai descendo até ao batentes,alem disso durante a noite ele nivela-se pelo sensor que estiver mais baixo , o que pode levar que ele vá descendo até ao batentes.

experimenta pôr o carro na posição TT , e durante a noite deixa uma porta aberta, se ele baixar há fugas, se não baixar deve de ser um sensor avariado ou simplesmente descalibrado

eu se fosse a ti ia a um concessionario para calibrar a altura , e fazer a leitura em tempo real dos sensores , pois só assim descobres se está avariado ou não.
banshee
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 15 set 2007 19:46

Mensagem por banshee »

boas,
na minha opinião tens um sensor de nivel avariado, logo bloqueia o eas , e depois de bloqueado já não injecta ar e o carro vai descendo até ao batentes,alem disso durante a noite ele nivela-se pelo sensor que estiver mais baixo , o que pode levar que ele vá descendo até ao batentes.

experimenta pôr o carro na posição TT , e durante a noite deixa uma porta aberta, se ele baixar há fugas, se não baixar deve de ser um sensor avariado ou simplesmente descalibrado
se não puderes deixar a porta aberta tira o fusivel f18 debaixo do banco do pendura

eu se fosse a ti ia a um concessionario para calibrar a altura , e fazer a leitura em tempo real dos sensores , pois só assim descobres se está avariado ou não.
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

banshee Escreveu:boas,
......
Olá Banshee, pois está tudo correcto com o teu diagnóstico:
Não só realmente tenho um sensor avariado (traz dto), como a calibração não está correcta.
Além do mais, o meu P38A não sobe quando se põe a trabalhar, baixa ;)

Fusível F18? Fixe, (tinha a ideia que era necessário, desligar a Eas por baixo do banco de condutor) sendo assim....
Um abraço.

jonasserra
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 ago 2005 11:17
Land Rover: Range Rover TD VM 1991
Range Rover 2.5DSE 1998
Sócio LCP: 19

Mensagem por jonasserra »

Boas Paulo

(irra, nunca mais apresentamos os nossos meninos um ao outro...)

No meu caso tenho reparado que qd deixo o meu parado aí uns dois dias, a traseira arreia, e demora a ir ao sitio....
Outra coisa que reparei, qd ele fica parado genero mais de dois dias (e ás vezes por uma noite só) se o deixo todo em baixo no dia anterior, demora um bom tempo a por-se na posição normal.
E então ir até ao máximo? Aí é que ele está para ali a encher.....

Já estive no site da P38spares a fazer uma recolha de peças, acho que vou encomendar uma data de vedantes e substituir aquilo tudo.
Depois (lá para o ano que vem) atiro-me a uns baloes novos (mas os generation II....pra mim chega).

Voltando á questão do arreio da traseira, será fuga no circuito? nos baloes? os solenoires traseiros avariados? os sensores avariados?
É que não queria estar a substituir coisas em bom estado...

Cumprimentos e abraços
João Serra
One Life, Live It
Porto
Rangexispê
júnior TT
júnior TT

Olá Joao!

Neste Topico

http://www.landmania.pt/forum/viewtopic ... highlight=

encontras um filme com o metodo para descobrires as fugas.

É facil! por partes:

1º Arranjas um borrifador

2º atiras lá praa dentro agua e detergente

3º borrifas tudo! ( bloco de valvulas, tubos, desumidificador, balões e reservatorio )

onde aparecerem bolhinhas tems uma fuga. ;)

abcs

F
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Olá João e restantes confrades...

Os procedimentos para as fugas é que o Francisco indicou...

O meu está desalinhado e muito alto. Sexta feira estou no Porto na Jipelandia para mudar um sensor e equilibrar o menino.
Espero que agora fique ok!!! :sing:

Relativamente ao baixar... João como deves saber, quando há fugas o elemento mais critico é o compressor... por isso evita deixa-lo "baixo" e se puderes deixa-o a trabalhar com a tua porta aberta.

Outra coisa, pensa em arranjar o cabo para limpar a EAS e um portatil.
A não ser que tenhas sorte, não faltará muito para teres uma EAS FAULT, além que terás de certeza que alinhar a suspensão após os ARnot.

Conforme disse, na sexta estarei no Porto pelo menos até as 20h00, por isso se puderes apita o meu numero está na minha assinatura.

Entretanto vou enviar-te um MP.
Um abraço.