Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Hoje, ao montar um filtro K&N no meu Defender Td5 de 2002 (tem quase 64000Km), deparei-me com este espectáculo (vejam as fotos sff). Não percebo muito de mecânica mas este tubo é o que vai do turbo ao intercooler (corrijam-me se estiver errado) e não me parece nada normal estar assim babado de óleo...
O que será isto!? Estou um pouco preocupado... No entanto não noto nada de anormal no comportamento do motor...
Não terás mudado o oleo do motor recentemente?
Se tiveres o nivel do oleo do motor acima do nivel maximo admitido podera haver recirculacao do oleo em excesso pelo sistema de ar.
Não, a última vez que mudou foi na última revisão (a dos 40000km) e vai mudar agora. Além disso se houvesse recirculacao do oleo em excesso pelo sistema de ar, não chegava ao filtro? O tubo que se vê na foto é o que sai do turbo para o intercooler portanto o oleo sairá do turbo...
Se houver oleo a mais ele vem pelo respirador, aquele que parece um cogumelo preto.
Verifica tb o tubo da saída do turbo para a valvula EGR.
Houve uma altura em que eu tinha oleo a mais e quando fui verificar tina oleo no turbo e a valvula egr tb estava um pouco suja. No fim de mudar o oleo e limpara as tubagens ficou tudo porreiro.
Como consequencia desta minha limpeza caseira o DEF voltou aos consumos originais (+/- 10l /100km) e deixou de fazer fumo preto nas recuperaçoes.)
Afinal não era nada de preocupante. Aquela zona foi limpa com um spray de limpeza a base de eter, a braçadeira foi desapertada (estava larga), o tubo puxado para cima e apertado em condições!
O tubo estava quase a soltar-se e daí estar a deixar passar aquelas impurezas que, segundo me explicaram, são normais naquela zona. O que não era normal era o tubo estar quase a "cair"...
Até pode ser impressão mas agora o carro está a responder melhor. Andava a notar uma perda de resposta já desde a uns tempos para cá que teria a ver com alguma perda de pressão do turbo precisamente devido a ter o tubo quase solto! Verifiquem os vossos!!!