RR P38 - faróis longo alcance

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645

RR P38 - faróis longo alcance

Mensagem por rrp38dse »

Boas

Tenho um par de faróis de longo alcance da LR, os Safari 5000, que me "sobraram" do DEF e quero monta-los no DSE. Já tenho visto RR P38 com estes faróis montados e fica simplesmente espectacular ;)

A minha questão é esta: alguém sabe como são ligados estes faróis pela LR?!? É que no tablier do meu DSE não tenho espaço para nenhum botão extra e sinceramente não quero furar nada para por um botão. Se a LR os instala tem que haver uma maneira de os ligar usando os botões existentes. Alguém sabe como é feita esta instalação? Help please :sing:

Abraços,
Última edição por rrp38dse em 02 fev 2008 15:50, editado 1 vez no total.
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
1183
pleno TT
pleno TT
Registado: 04 set 2005 20:08
Land Rover: Ex Discovery 200 Tdi 1990
Discovery Td5 2000
(eu queria de 2010, mas espero)
Sócio LCP: 1183

Mensagem por 1183 »

Podes sempre ligá-los em paralelo com os máximos, sem interruptor no interior, apenas com 'relay' e alimentação dos máximos originais.
;)
No entanto eu não recomendo ficar sem a possibilidade de os ligar só quando fazem mesmo falta. :sing:
ImagemImagemImagemImagem
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0

Re: P38 - Faróis longo alcance

Mensagem por jpcme »

Ola

Antes do mais atencao as ligacoes electricas a efectuar.

O P38A, nao utiliza reles para as luzes, pelo menos desses reles que as pessoas estao habituadas (electromecanicos).

Ele utiliza reles chamados em "estado solido", que sao do tipo transistors ou triacs.

Por isso ao colocar em paralelo, cuidado com as ligacoes, sujeria comprar um par de reles classicos, apanhar o sinal de maximos e fazer a instalacao em separado.

Quanto a localizacao do botao... sendo um DSE e mais complicado, pois esta quase tudo ocupado.

Eu coloquei um botao, por debaixo do volante, que e o interruptor da minha box de potencia. Ficou discreto e ninguem ve, mas tive de fazer o respectivo buraco, mas esse botao vai morrer com o carro.

No tablier... pois tb nao sei...

De qualquer maneira eles devem estar ligados aos maximos, e de lei.

Eu proponha um selector de duas + uma posicoes.

Vejamos posicao neutra(0) : completamente desligados
Posicao maximos(1) : funcionam juntamente com os maximos
Posicao Manual(2) : Funcionam sempre que se desloca o cursor para esta posicao (2).

No caso da LAND ROVER, eles instalam juntamente com os maximos, por isso nao tem problemas com botoes e ou furos.

Por isso se calhar naquele painel, por debaixo do volante seria uma boa hipotese, senao tem de ligar como fazem na origem.

Cumprimentos
JP

deftd5white Escreveu:Boas

Tenho um par de faróis de longo alcance da LR, os Safari 5000, que me "sobraram" do DEF e quero monta-los no DSE. Já tenho visto RR P38 com estes faróis montados e fica simplesmente espectacular ;)

A minha questão é esta: alguém sabe como são ligados estes faróis pela LR?!? É que no tablier do meu DSE não tenho espaço para nenhum botão extra e sinceramente não quero furar nada para por um botão. Se a LR os instala tem que haver uma maneira de os ligar usando os botões existentes. Alguém sabe como é feita esta instalação? Help please :sing:

Abraços,
Imagem
rrp38dse
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rrp38dse »

Ora boas,

Como eu sou um gajo "muita" teimoso :lol: quero mesmo ligar os faróis de longo alcance tal como são ligados na origem... Não quero estar a "inventar" :rofl: A informação é pouquíssima e, acreditem, nem mesmo os concessionários LR sabem responder a isto :ohnao:

Bem, depois de muito esgravatar na net e com a ajuda dum forum estrangeiro, fez-se luz! :D

O kit que é necessário tem o part number STC 8884 e tem este aspecto:

Imagem

Nesta segunda foto pode ver-se o pormenor da ficha que liga à ficha do farol do lado direito (uma liga ao farol e a outra à cablagem do carro - faz uma espécie de bypass) e das duas fichas que ligam aos faróis:

Imagem

Na terceira foto pode ver-se o pormenor do suporte do relay (com o relay) com um fusivel incorporado e os dois terminais que ligam à bateria e ao ponto de massa.

Imagem

Ficam igualmente as instrucções de montagem, bem simples por sinal ;)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vou por mãos à obra e coloco depois uma reportagem fotográfica passo-a-passo (ou quase) :cool:

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
Marco
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462

Mensagem por Marco »

Epah..excelente passo-a-passo. Onde arranjaste isso? Não haverá para outro tipo de trabalhos e modelos?
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0

re: de qq maneira...

Mensagem por jpcme »

Ola Ricardo

De qq maneira o problema continua o mesmo.

vai ficar ligado com os maximos?

Pois eles nao contemplam um interruptor auxiliar... estou correcto? ou ainda falta mais informacao.

Essas fixas e o mais simples, o problema nao era sitio para colocar o interruptor???

Ola mais uma coisa, tenta la saber aquilo do TC/ABS vs ateriores a 1999 e possivel update...

Abraco

JP(em Cabinda novamente)
Imagem
rrp38dse
júnior TT
júnior TT

Re: re: de qq maneira...

Mensagem por rrp38dse »

Boas,
Marco Escreveu:Epah..excelente passo-a-passo. Onde arranjaste isso? Não haverá para outro tipo de trabalhos e modelos?
Maior parte desta informação foi obtida em http://www.rangerovers.net ;) Parte no site e parte no forum com a ajuda dum amigo do UK :cool: É excelente a informação que se encontra por ali... :god:
jpcme Escreveu:Ola Ricardo

De qq maneira o problema continua o mesmo.

vai ficar ligado com os maximos?

Pois eles nao contemplam um interruptor auxiliar... estou correcto? ou ainda falta mais informacao.

Essas fixas e o mais simples, o problema nao era sitio para colocar o interruptor???

Ola mais uma coisa, tenta la saber aquilo do TC/ABS vs ateriores a 1999 e possivel update...

Abraco

JP(em Cabinda novamente)
JP, o "problema" do interruptor mantém-se sim mas vou instalar "à lá LR" e só depois vou verificar as minhas suspeitas: apesar de não haver interruptor, os faróis de longo alcance são controlados pelo botão dos faróis de nevoeiro da frente.... Ou seja, botão ligado + máximos = faróis de longo alcance ligados :cool: Mas é como digo, 1º vou instalar e depois logo vejo :lol:

Quanto ao TC não te preocupes que ando em trabalho de desenterrar informação já que apanhei embalagem (descobrir isto dos faróis de longo alcance foi uma trabalheira que nem te passa... :ohnao: Ninguém sabia como raio eram ligados os faróis... Até as pessoas das várias LR's onde fui ficavam a olhar para mm tipo "boi a olhar para um palácio" e num dos concessionários chegaram-me a dizer que o RR P38 não podia levar faróis de longo alcance :lol: :lol: :lol: )

Assim que tiver mais novidades informo ;)

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
rrp38dse
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

A pedido de algumas famílias :lol: , venho aqui desenterrar este post ;) Rui, safa-te :D O preço do kit, STC8884, é de 45.85€ + IVA (55.48€) na origem. Também se encontra aqui: http://www.rimmerbros.co.uk/cgi-bin/rim ... ID=STC8884 :cool:

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
ruiapa
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 fev 2008 21:39
Land Rover: Range Rover P38A 1998
Sócio LCP: 0

Mensagem por ruiapa »

rrp38dse Escreveu:Boas,

A pedido de algumas famílias :lol: , venho aqui desenterrar este post ;) Rui, safa-te :D O preço do kit, STC8884, é de 45.85€ + IVA (55.48€) na origem. Também se encontra aqui: http://www.rimmerbros.co.uk/cgi-bin/rim ... ID=STC8884 :cool:

Abraços,
Bem, 55€ não é propriamente barato, mas já não são 80€ :)
E no rimmer ainda mais barato, falta saber os portes...

Abraço.

P.S. - Ricardo, o iva já está a 20% ;)
Rui Aparício.