Ajuda - Freelander DI deixa de Desenvolver
-
fernando_castro
- júnior TT

- Registado: 22 dez 2006 15:35
- Land Rover: Serie III 109 Pickup Diesel 1977
Disco II TD5 7lug cx Auto 2001
ex Disco 300 TDI 5p 1995
ex Disco 200 TDI 3P 1994 - Sócio LCP: 842
Ajuda - Freelander DI deixa de Desenvolver
Um amigo meu tem um Free de 98 2.0 DI. Acontece que este Free tem um problema estranho que pretendo partilhar convosco e solicitar a vossa ajuda para o resolver.
O Free anda perfeitamente, mas após efectuar uma viagem de aprox. 400 a 500 km seguidos, começa a falhar, dando ideia que o gasóleo não chega ao motor. Se estiver imobilizado 3 a 4 horas fica novamente a 100%. O que será que o menino tem? Pensei na Bomba de Gsaóleo(num possível sobreaquecimento), ou bomba injectora.
caso alguém já tenha tido este problema ou tenha conhecimento da resolução agradecia a Ajuda.
Obrigado.
O Free anda perfeitamente, mas após efectuar uma viagem de aprox. 400 a 500 km seguidos, começa a falhar, dando ideia que o gasóleo não chega ao motor. Se estiver imobilizado 3 a 4 horas fica novamente a 100%. O que será que o menino tem? Pensei na Bomba de Gsaóleo(num possível sobreaquecimento), ou bomba injectora.
caso alguém já tenha tido este problema ou tenha conhecimento da resolução agradecia a Ajuda.
Obrigado.

Sócion.º842
-
joao paiva
- caloiro TT

- Registado: 24 fev 2007 19:17
- mauriciobasto
- júnior TT

- Registado: 14 jan 2008 17:10
- Land Rover: -----------------------
Discovery 300 tdi 94"
------------------------------------- - Sócio LCP: 2080
Boas,~
Está aqui um caso bicudo...
Não será a centralina?? Tenta ver se tem algum erro. O problema é mesmo o facto de o free voltar ao normal passado algum tempo.
Tenta ligar para um concessionário LAND ROVER. Pode ser q já tenham resolvido um caso semelhante.
Cumprimentos,
Está aqui um caso bicudo...
Não será a centralina?? Tenta ver se tem algum erro. O problema é mesmo o facto de o free voltar ao normal passado algum tempo.
Tenta ligar para um concessionário LAND ROVER. Pode ser q já tenham resolvido um caso semelhante.
Cumprimentos,

OBJECTIVO 2015: Restauro interior do meu D1!!
-
fernando_castro
- júnior TT

ex Disco 300 TDI 5p 1995
-
fernando_castro
- júnior TT

ex Disco 300 TDI 5p 1995
Não, o carro anda perfeirtamente e só acontece nestas circunstâncias, o que é uma verdadeira chatice.
A pessoa que anda com ele este úmtilos 30 dias já chamou 4 vezes a assistência em viagem
. Um dia destes cortam-lhe a assistência, além de manchar a imagem Land...
Estou a pensar mandar substituir a bomba de gasóleo, mas aceito outras sugestões.
A pessoa que anda com ele este úmtilos 30 dias já chamou 4 vezes a assistência em viagem
Estou a pensar mandar substituir a bomba de gasóleo, mas aceito outras sugestões.

Sócion.º842
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
-
nupster
- júnior TT

- Registado: 15 out 2007 23:31
... ou então chame os gajos do "sobrenatural"FLGFLG Escreveu:Antes de substituir a bomba ligue o bicho a uma maquina de diagnostico...
decididamente isso não é um problema nada normal... um amigo meu uma vez comprou um R#n@ult Clio novo, e nos primeiros tempos, de vez em quando, pura e simplesmente ia abaixo e só voltava à vida depois de lhe meterem mais gasóleo (eheheh não, não era falta dele). Muitas dores de cabeça mais tarde, descobriram que era um plástico que andava a "boiar" no depósito e volta e meia tapava a saída do combustível para o motor... só quando se metia mais algum gasóleo é que aquilo destapava (não me perguntem como é que isto aconteceu que eu não sei)
Não digo que seja o caso, mas deve ser assim uma coisa que não lembra a ninguem...
- SCORPION
- júnior TT

- Registado: 17 mar 2007 21:02
- Land Rover: Defender HD TD5 2002
Discovery 300 tdi 1997 - Sócio LCP: 2257
- mauriciobasto
- júnior TT

Discovery 300 tdi 94"
Pode ser mesmo o depósito sujo. O gasoleo está dividido em categorias: gasoleo de 1ª,2ª e 3ª acho eu. De certeza q há postos de abastecimento, principalmente os q vendem mais barato, q têm gasoleo com qualidade inferior. Por isso, tenta ver o depósito e os filtros.
O filtro tb pode ter água.
Cumprimentos,
O filtro tb pode ter água.
Cumprimentos,

OBJECTIVO 2015: Restauro interior do meu D1!!
-
fernando_castro
- júnior TT

ex Disco 300 TDI 5p 1995
- mauriciobasto
- júnior TT

Discovery 300 tdi 94"
-
jpcland
- caloiro TT

- Registado: 03 fev 2008 00:22
Ver isto não custa nada!
Ola sou novo aqui tenho um freelander.
Penso que todos os depositos tem um respirador, sera que o seu faz bem a repiração. Quando faz essa viagem ele deixa de trabalhar já tirou o tampão do deposito? Quando liga a chave ouve um barulho perto da bomba. (Barulho Normal). Esse barulho continua quando ele não pega?
O meu ja parou 2 vez, mas foi quando lavei o motor! estranho mas foi assim.
Penso que todos os depositos tem um respirador, sera que o seu faz bem a repiração. Quando faz essa viagem ele deixa de trabalhar já tirou o tampão do deposito? Quando liga a chave ouve um barulho perto da bomba. (Barulho Normal). Esse barulho continua quando ele não pega?
O meu ja parou 2 vez, mas foi quando lavei o motor! estranho mas foi assim.
-
hernani
- caloiro TT

- Registado: 30 abr 2012 11:54
- Land Rover: Freelander 2000 de 99
- RTI: 0
Re: Ajuda - Freelander DI deixa de Desenvolver
Boas!
O meu também começou a fazer isso. Mas não foi ao fim de 500 Km's. Enchi o depósito e ao fim de 130Km's começou a falhar. Engasgava-se mesmo. Principalmente a subir, mas em recta também se começava a engasgar quando chegava perto das 2500 rotações. Aparentemente a velocidade correspondente às rotações que ia estava certa. Alguém me pode dizer o que isto é e como solucionar. De referir, se é que tem alguma importâncio, o meu está com 299.968 Km's.
Resido na zona de Alverca. Nesta zona alguém me sabe dizer o melhor sitio para levar o jipe?
Obrigado!
O meu também começou a fazer isso. Mas não foi ao fim de 500 Km's. Enchi o depósito e ao fim de 130Km's começou a falhar. Engasgava-se mesmo. Principalmente a subir, mas em recta também se começava a engasgar quando chegava perto das 2500 rotações. Aparentemente a velocidade correspondente às rotações que ia estava certa. Alguém me pode dizer o que isto é e como solucionar. De referir, se é que tem alguma importâncio, o meu está com 299.968 Km's.
Resido na zona de Alverca. Nesta zona alguém me sabe dizer o melhor sitio para levar o jipe?
Obrigado!
-
fernando s
- caloiro TT

- Registado: 24 mai 2012 00:01
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Freelander TD4 2003 - RTI: 0
Todos estamos aqui com o intuito de conviver e aprender algo mais, sobretudo aquilo que não sabemos e nos deixa aflitos quando surgem avarias. Disparates todos os dizemos, uma vez ou outra, mas falar sem conhecimento de causa não ajuda ninguém, só confunde e, como tal, quando não sabemos do que falamos o melhor é estarmos calados. Pelo menos foi assim que me ensinaram.
Em relação ao assunto do tópico ele é de bem fáeil resolução e barato.
O carro deixa de puxar, tipo abafa, após vários kms e em especial no verão, qdo a temperatura está elevada porque há um tubo em borracha que faz a admissão do ar para o filtro do ar (nos freelander DIs). Esse tubo é um defeito de origem pois é muito flexivel e com os anos e o calor fica mole, aperta e não deixa fazer a admissão do ar. Isso só acontece nos 1ºs free´s pq entretanto fabricaram-se os tubos mais duros e ja não dão problemas. Portanto qto mais calor, mais flexivel fica o tubo, qto mais se acelera e o esforço pede mais entrada de ar mais o tubo aperta e o ar não passa, logo o motor "morre", sufoca. Simples, realista e sem inventar "avarias"
Em relação ao assunto do tópico ele é de bem fáeil resolução e barato.
O carro deixa de puxar, tipo abafa, após vários kms e em especial no verão, qdo a temperatura está elevada porque há um tubo em borracha que faz a admissão do ar para o filtro do ar (nos freelander DIs). Esse tubo é um defeito de origem pois é muito flexivel e com os anos e o calor fica mole, aperta e não deixa fazer a admissão do ar. Isso só acontece nos 1ºs free´s pq entretanto fabricaram-se os tubos mais duros e ja não dão problemas. Portanto qto mais calor, mais flexivel fica o tubo, qto mais se acelera e o esforço pede mais entrada de ar mais o tubo aperta e o ar não passa, logo o motor "morre", sufoca. Simples, realista e sem inventar "avarias"
- Henrique branco
- júnior TT

- Registado: 30 dez 2010 18:36
- Land Rover: Freelander 2.0 DI
- Sócio LCP: 2519
Boas pessoal! Epa por falarem no sobrenatural uma vez fudiuseme uma lampada de stop atras no meu free e eu vai de ir comprar uma lampada no sitio mais proximo. Epa chegei a tasca vai de trocar a lampada, lampada trocada fui beber uns copos quando vou para me ir embora arranco com o free atao nao è que meto pe ao travao e tiro o e nao è que ele ficavame a travar! Desligo o free volto a ligar assim que punha pè a travadeira ficava outra vez sempre a travar! Lembreime epa isto foi depois d trocar a lampada! La fui eu tirala ficou bom! No otro dia comprei uma ja de marca boa e prontos passoulhe nunca mais aconteceu isso! Ate hoje nunca ninguem me conseguiu explicar o porque! Caso pa se dizer andava la um demoino! Eheh
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Boa tarde fernando sfernando s Escreveu:...quando não sabemos do que falamos o melhor é estarmos calados. Pelo menos foi assim que me ensinaram...
e quem lhe ensinou isso não lhe ensinou tambem por exemplo a apresentar-se como deve ser? Bem como entre outras coisas respeitar a opinião dos outros?
Será que o seu prognostico foi o correcto?
Digo isso não por pensar que está errado pois tem muitas probabilidades de ser isso mesmo... mas... fica sempre um mas...
Conseguir juntar o saber a um pouco de humildade seria ouro sobre azul...
Obrigado pela dica... pois acredito que seja util.
P.S: fique bem claro que nada tem a ver por ter participado neste topico em 2008...
- leon
- júnior TT

- Registado: 27 out 2011 20:33
- Land Rover: Freelander TD4
Bem pela experiencia de um colega de trabalho com um Freelander igual......ao fim de muitas idas a JOP e nada de resolver o problema........friso isto bem, no caso dele , era o depósito sujo.......os sintomas eram os mesmos....quando o depósito ficava baixo , o lixo ia ao de cima e claro intupia aquilo tudo....como o Amigo referiu após as horas de repouso do Freelander.....o lixo acenta no fundo e o carro anda normalmente......mais uma vez digo e repito , isto foi no caso dele....reparação ficou por 0€ pois foi feita em casa e demorou 5 horas....lavar tudo bem lavado e verificar todo os sitemas.......e como é óbvio , cada caso é um caso , este foi o dele 
-
fernando s
- caloiro TT

- Registado: 24 mai 2012 00:01
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Freelander TD4 2003 - RTI: 0
Concerteza.FLG Escreveu:Boa tarde fernando sfernando s Escreveu:...quando não sabemos do que falamos o melhor é estarmos calados. Pelo menos foi assim que me ensinaram...
e quem lhe ensinou isso não lhe ensinou tambem por exemplo a apresentar-se como deve ser? Bem como entre outras coisas respeitar a opinião dos outros?
Será que o seu prognostico foi o correcto?
Digo isso não por pensar que está errado pois tem muitas probabilidades de ser isso mesmo... mas... fica sempre um mas...
Conseguir juntar o saber a um pouco de humildade seria ouro sobre azul...
Obrigado pela dica... pois acredito que seja util.
P.S: fique bem claro que nada tem a ver por ter participado neste topico em 2008...
1º Quem me ensinou isto e um pouco daquilo que sei foi a experencia da vida, neste caso concreto a minha experiência com vários freelanders, concretamente, com a avaria referida no tópico.
2º Ensinaram-me concerteza a apresentar de forma correcta e a ser cordial e respeitar os meus semelhantes e foi em nome dessa meta maior do Homem que decidi a esclarecer da forma correcta o teor da avaria em questão, para que as pessoas não gastem tempo e dinheiro e preocupações desnecessários à procura de soluções se souberem de antemao como resolvê-las.
Não tinha feito a apresentação no fórum porque ainda não tinha encontrado o tópico das apresentações. Contudo digo-lhe que o senhor, para além de não ter sabido interpretar o meu texto, conseguiu facilmente ser malcriado e de um pretenso moralismo grosseiro desnecessário e gratuito, talvez seja a sua imagem de marca, mas não costumo descer a esse nível, tenha lá paciência.
3º Em relação à "opinião" dos outros, em parte alguma do texto ela é desrespeitada, antes pelo contrário. Mas as máquinas e os problemas solucionam-se com a inter+pretação e o diagonóstico real dos problemas, não com opiniões que atiramos. Antes assim fosse porque não precisariamos de ir ao mecânico ou substituir peças. Contudo para quem pretender alimentar opiniões em torno de um propblema concreto e dar 50 voltas antes de resolvê-lo, é livre de o fazer.
Posto isto, presto aqui o carácter HUMILDE e autêntico da minha pessoa e aconselho-o a que leia duas ou tres vezes até saber interpretar o teor dos textos publicados e pensar outras tantas antes de responder da forma como respondeu às pessoas, onde sim, revela cinismo e arrogância.
Tenha um bom dia