motor serie III gasolina 6 cilindros? :)

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
tozito
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 jan 2008 18:24
Sócio LCP: 0
RTI: 0

motor serie III gasolina 6 cilindros? :)

Mensagem por tozito »

Boas a todos.
Sendo novo neste forum quero deixar o meu "bem haja" a todas as pessoas deste forum a todo o tipo de contribuição que é aqui deixado, pois dá muito jeito a muita gente (como eu!).

Sendo tb "maniaco" de LR gosto muito de ler tudo o que encontro sobre estes assuntos. O meu carro do "dia á dia" é um disco T300 de 94, mas o meu primeiro foi um Serie III 109, um pouco especial cujo primeiro dono foi, os bommbeiros voluntários aqui da zona :)... Sim! é vermelhinho, ainda tinha uma serie de acessórios dos bombeiros quando o adquiri, etc... mas o "acessório" principal era (e ainda é) um motor diesel t#y#t@ (da DYNA)... :)

A transformação foi muito bem feita e não fosse a 2ª a saltar tudo seria impecável... No entanto existe um grave problema, pois o livrete vem com motor a gasolina 6 cilindros!! Daí o meu problema para poder legalizar o bixo... depois de muitas consultas, opiniões resolvi tentar encontrar um motor a gasolina poder desfrutar em pleno do meu "bijou" e finalmente poder acabar o restauro... que já leva 3 anos e quase tantos de parado :(

Agora com mais disponibilidade ando então à procura de um motor gasolina 6 cilindros a funcionar é claro...

Se alguém tiver algum para "dispensar" ou souber de algum estou de olhos bem abertos para ler essa boa noticia. :)

PS: se alguém estiver interessado na alteração do motor t#y#t@ (e respectivo motor) vai estar disponível logo que efetue a mudança :), ronrona muito bem, sem pingos, pouco fumo e pega sempre à primeira (esta é a minha única decepção, pois prefereria ficar com este motor, mas enfim...)
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870

Mensagem por nuno.1 »

Boa noite,

Esse motor t#y#t@, que motor é?

Já agora, por engano, deves ter criado dois tópicos iguais, aconselhava-te a apagar outro ;)
Imagem
tozito
júnior TT
júnior TT

Mensagem por tozito »

nuno.1 Escreveu:Boa noite,

Esse motor t#y#t@, que motor é?

Já agora, por engano, deves ter criado dois tópicos iguais, aconselhava-te a apagar outro ;)
Sim, foi mesmo por engano que coloquei 2 topicos iguais... lentidões da net... :P

Quanto ao motor t#y#t@ é um o motor 2500 da dyna antiga, sei disso porque o meu pai tem uma dyna com cerca de 15 anos e o motor é igual (ou talvez um pouco mais antigo).
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870

Mensagem por nuno.1 »

E esse motor puxa bem pelo Serie??

Mas deves ter mais algumas alterações no serie para usar esse motor, não?
Imagem
tozito
júnior TT
júnior TT

Mensagem por tozito »

nuno.1 Escreveu:E esse motor puxa bem pelo Serie??

Mas deves ter mais algumas alterações no serie para usar esse motor, não?
O motor puxa muito bem sim (daí estar com pouca vontade de o mudar e ainda ter alguma esperança de deixar ficar como está... embora os "puritanos" me queiram puxar as orelhas por tal :P). Comparando com outros Series, puxa mais e aquece menos :)

Quanto a alterações adicionais os apoios devem ter sido alterados é claro, mas isso é chapa e solda :) e tirando a adaptação entre motor e caixa nada mais sei...
Tenho ainda uma grande dúvida, pois neste momento tenho servo-freio instalado e funciona muito bem :), mas o motor gasolina não deve vir com bomba de vacuo pois não? (seria sorte a mais!!!), existe maneira de adaptar alguma coisa depois?

Obrigado a todos.
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1

Mensagem por ruimarinho »

Boas!

Tenho uma jois dessas com o motor 6 cyl original e tem servo freio de origem.

Quanto a motores, contacta a Garangem Lameira de Cima, pois têm lá vários (pelo menos 3) de carros semelhantes de bombeiros que foram desmanteleados.

Quando colocares a motor original vais ver o que é puxar. Não se compara a qq diesel. Claro que a carteira tb sente o "puxanço". :yikes:

Abraço,
Saudações LR,
Rui Marinho
tozito
júnior TT
júnior TT

Mensagem por tozito »

Obrigado pelas dicas :)

Já agora qual as médias (em estrada/cidade) que consegue fazer com esta máquina?
Tive diversos comentários sobre alguma fragilidade das válvulas de escape deste modelo :(, e pensar meter GPL é para esquecer, ainda mais desgaste irá ocorrer... Estava por isso a pensar no motor gasolina 2500 (que equipou os primeiros def), que acha deste em comportamento em relação ao seu (se é que me pode responder)?
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1

Mensagem por ruimarinho »

Boas!

Nunca fiz médias, para não me assustar :yikes: , mas um nº perto dos 30 será seguramente.

Quanto ao 2.5, é um bom motor, mas as médias ficarão sempre em 15-20, dependendo do tratamento. :driving:

Não sei nada sobre a fragilidade das valvulas, pois não tenho experiencia com isso. Sei que os V8 a GPL sofrem bastante desse mal. :(

Abraço,
Saudações LR,
Rui Marinho
tozito
júnior TT
júnior TT

Mensagem por tozito »

Obrigado pelos comentários.
Gostaria no entanto de ter mais uma impressão sobre mais um hipotese que me foi gentilmente colocada pelo João Lopes.

Pois este falou-me no motor do Rover 2600 (SD1) semelhante ao meu e com adaptação directa... Alguem já viu esta modificação, ou tem experiência sobre este motor?

Agradeço opiniões/comentários.
:)
Marco Marinho
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 ago 2005 14:55
Land Rover: Discovery 3 TDV6 SE - 04/2006
Serie IIA 88 6 lugares 2286 Petrol - 02/1965
Sócio LCP: 3

Motor

Mensagem por Marco Marinho »

Boa noite!

Eu tenho um serie a gasolina ( 2250 c.c. ) e o consumo anda pelos 12/14, com condução moderada.
Lembro que o problema que podes ter com a legalização do motor da Dyna, vais ter com qualquer outro.
Só consegues legalizar se equipares com um dos motores que equipava esses carros de origem.

Saudações landmaniacas

Marco
Marco Marinho
mmarinho@horquim.pt
Campo Valongo
Portugal
tozito
júnior TT
júnior TT

Mensagem por tozito »

Sim isso eu sei...
Mas se for como o post que deixei antes não precisaria de legalisar nada, pois o motor no livrete é 6 cilindros 2600cc, e o motor do tal rover é igual 2600cc 6 cilindros, só mais moderno e pontente claro :)