Td5 corta a potência aos 110-120km/h
- jocarp
- júnior TT

- Registado: 02 ago 2011 16:29
- Land Rover: Defender td5 2004
- RTI: 0
Td5 corta a potência aos 110-120km/h
Boas,
como diz o titulo o def está com algum problema.
Esteve 3 messes parado para mudar uma serie de coisas, entretanto ja fiz um passeio e este fim de semana fiz o grandola aventura onde o def levou alguma cacetada..
Não sei se terá alguma coisa a ver mas no grandola caí num buraco e os quatro piscas ligaram se , só depois de desligar e ligar o carro algumas vezes é que lá se desligaram. Hoje apercebi me que o pisca da esquerda acende e apaga a um ritmo muito maior que o normal..
Já exprimentei desligar os sensores MAF mas o problema presiste, a waste gate (não sei se é assim que se escreve) ofrece alguma resistencia ao movimento usando um alicate. So a consigo fazer mexer se usar o alicate encostado a uns parafussos que lá existem como alavanca.
Amanha vou á LR para ligarem a centralina á maquina, calculo que que vai custar caro mas moro em cascais e não existem aqui muitas opccoes..
Um outro sintoma é uma zuzueira que vem do motor quando acelero.
Eu so notei esta situação ontem quando estava em quinta a 110-120km/h e em quarta a 80km/h, hoje isto só aconteceu em quinta.
Alguma ideia do que será??
Grandes abraços!
como diz o titulo o def está com algum problema.
Esteve 3 messes parado para mudar uma serie de coisas, entretanto ja fiz um passeio e este fim de semana fiz o grandola aventura onde o def levou alguma cacetada..
Não sei se terá alguma coisa a ver mas no grandola caí num buraco e os quatro piscas ligaram se , só depois de desligar e ligar o carro algumas vezes é que lá se desligaram. Hoje apercebi me que o pisca da esquerda acende e apaga a um ritmo muito maior que o normal..
Já exprimentei desligar os sensores MAF mas o problema presiste, a waste gate (não sei se é assim que se escreve) ofrece alguma resistencia ao movimento usando um alicate. So a consigo fazer mexer se usar o alicate encostado a uns parafussos que lá existem como alavanca.
Amanha vou á LR para ligarem a centralina á maquina, calculo que que vai custar caro mas moro em cascais e não existem aqui muitas opccoes..
Um outro sintoma é uma zuzueira que vem do motor quando acelero.
Eu so notei esta situação ontem quando estava em quinta a 110-120km/h e em quarta a 80km/h, hoje isto só aconteceu em quinta.
Alguma ideia do que será??
Grandes abraços!
- Capelo_Td5
- pleno TT

- Registado: 18 mar 2011 22:01
- Land Rover: Defender Td5 Soft Top 2005 Discovery 200 Tdi 1992
- Sócio LCP: 2683
Re: Td5 corta a potência aos 110-120km/h
Boas!
Antes de mais se és de Cascais nem penses em ir à LR ser chulado à força toda!
Vai ao Alexandre Ideias, na Quinta da Beloura em Sintra. Um verdadeiro mestre dos LR. Ele faz-te isso na boa!
Por estranho que pareça ele percebe mais das nossas máquinas do que os mecânicos que trabalham nos concessionários...
Ainda há duas semanas lá estive e fez-me um check-up à minha centralina em 5 minutos.
Isso pode ser muita coisa: tubo de admissão de ar roto, waste gate presa, etc etc.
Abraço e boa sorte
Antes de mais se és de Cascais nem penses em ir à LR ser chulado à força toda!
Vai ao Alexandre Ideias, na Quinta da Beloura em Sintra. Um verdadeiro mestre dos LR. Ele faz-te isso na boa!
Por estranho que pareça ele percebe mais das nossas máquinas do que os mecânicos que trabalham nos concessionários...
Ainda há duas semanas lá estive e fez-me um check-up à minha centralina em 5 minutos.
Isso pode ser muita coisa: tubo de admissão de ar roto, waste gate presa, etc etc.
Abraço e boa sorte
Apresentação: viewtopic.php?f=19&t=23269
Afinações de Bomba Injectora e Turbo 200Tdi/300Tdi/VM (enviar pm)
- josecamorim
- maníaco TT

- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
Boas,
Vai ao Alexandre Ideias , conforme te disseram que ele sabe e se não souber tem o contacto de quem sabe
Parece-me que tens aí vários problemas.
1- Pisca: quase de certeza que tens uma das luzes fundidas e por isso o pisca tem maior velocidade;
2 - Esse corte de potência, não sendo Maf, deve ser excesso de pressão de turbo, isso se só o sentes a essa velocidade que referes;
3 - Essa barulho que vem do motor poderá se colector de escape.
A wastegate não se consegue mexer à mão!
NOTA MUITO IMPORTANTE: As máquinas de diagnóstico no td5 - nanocom, rovacom ou similares - dizem pouco ou até nada na leitura de erros. São muito úteis se se souberem analisar e interpretar as diversas leituras que elas fornecem (coisa que honestamente não conheço praticamente ninguém a fazer).
Vai ao Alexandre Ideias , conforme te disseram que ele sabe e se não souber tem o contacto de quem sabe
Parece-me que tens aí vários problemas.
1- Pisca: quase de certeza que tens uma das luzes fundidas e por isso o pisca tem maior velocidade;
2 - Esse corte de potência, não sendo Maf, deve ser excesso de pressão de turbo, isso se só o sentes a essa velocidade que referes;
3 - Essa barulho que vem do motor poderá se colector de escape.
A wastegate não se consegue mexer à mão!
NOTA MUITO IMPORTANTE: As máquinas de diagnóstico no td5 - nanocom, rovacom ou similares - dizem pouco ou até nada na leitura de erros. São muito úteis se se souberem analisar e interpretar as diversas leituras que elas fornecem (coisa que honestamente não conheço praticamente ninguém a fazer).
- Capelo_Td5
- pleno TT

Espero que venhas ao tópico ler isto antes de gastares 150€ na LR para te ligarem o carro à máquina.josecamorim Escreveu:Vai ao Alexandre Ideias , conforme te disseram que ele sabe e se não souber tem o contacto de quem sabe
É mesmo absurdo o preço que fazem...
Abraço
- jocarp
- júnior TT

Obrigado pelas respostas tão rapidas!! Amanha levo o def ao alexandre!
Amorim tinhas razão quanto aos piscas! Fui agora confirmar e estou sem o pisca da frente.
Espero que isto não seja muito grav€.. até porque contava em amanha á noite sair para rates..
Esqueci de dizer que fiz a semana passada a mudança de oleo e filtros mas calculo que não tenha nada a ver com o problema.
Caso o problema não se resolva é má ideia fazer a viagem até rates com o carro neste estado?
Amorim tinhas razão quanto aos piscas! Fui agora confirmar e estou sem o pisca da frente.
Espero que isto não seja muito grav€.. até porque contava em amanha á noite sair para rates..
Esqueci de dizer que fiz a semana passada a mudança de oleo e filtros mas calculo que não tenha nada a ver com o problema.
Caso o problema não se resolva é má ideia fazer a viagem até rates com o carro neste estado?
- josecamorim
- maníaco TT

- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
Quanto aos piscas e muito provavelemente quanto ao resto também
eheh!!!
O limp mode resolve-se rápido e fácil... já a zoeira a confirmar-se ser colector de escape, pode diminuir com algum aperto do dito, mas se já estiver num estado irreversível ainda demora umas horas a resolver. Não há "muito" problema em andar assim, mas é bem desagradável!
Se vieres a rates posso dar-te uma vista de olhos no carro com uma máquina de diagnóstico e ver as várias leituras
Ab
O limp mode resolve-se rápido e fácil... já a zoeira a confirmar-se ser colector de escape, pode diminuir com algum aperto do dito, mas se já estiver num estado irreversível ainda demora umas horas a resolver. Não há "muito" problema em andar assim, mas é bem desagradável!
Se vieres a rates posso dar-te uma vista de olhos no carro com uma máquina de diagnóstico e ver as várias leituras
Ab
-
hugo_sa
- júnior TT

- Registado: 22 out 2010 23:38
- Land Rover: 90
- Sócio LCP: 2596
se for para ir ao billing vais com muita antecedencia pois nao e este fim de semana
se for para ir ao billing vais com muita antecedencia pois nao e este fim de semana
- jocarp
- júnior TT

Problema resolvido!!
Hehe já estava com tanta vontade de ir para rates que pensava ser já este fim de semana...
Fui hoje ao Alexandre que é uma pessoa impecável e se disponiblizou logo a ajudar! Para a próxima já não penso duas vezes a que oficina ir.
Depois de varias tentativas lá descobrimos que o problema estava na caixa do filtro, ao que parece existe dentro do tubo que esta ligado a caixa do filtro uma peça de metal tipo hiclone que estava completamente obstruída por folhagens...
Para limpar teve-se que retirar a caixa do filtro e soprala de modo a sair toda a porcaria que lá estava acumulada e que não era pouca.. Isto tudo porque a rede do meu snorkle está partida...
Como já existem vários tópicos sobre amortecedores mas nenhum me esclarece vou fazer aqui uma pergunta..
Depois de fazer o grandola aventura os meus amortecedores "morreram" , a meio do dia o carro ficou completamente instável.
Com um orçamento de 500 a 700 € que amortecedores posso montar de maneira a que aguentem melhor estes dias mais puxados?? A ideia seria manter a altura original porque não preciso de mais e assim também se poupam uns trocos valentes..
Se possível também gostava de ganhar algum curso de amortecedor!
Eu sei que não há melhor que os fox holins bilstein kings etc.. Mas a carteira não chega para tudo...
Grandes abraços!!

Hehe já estava com tanta vontade de ir para rates que pensava ser já este fim de semana...
Fui hoje ao Alexandre que é uma pessoa impecável e se disponiblizou logo a ajudar! Para a próxima já não penso duas vezes a que oficina ir.
Depois de varias tentativas lá descobrimos que o problema estava na caixa do filtro, ao que parece existe dentro do tubo que esta ligado a caixa do filtro uma peça de metal tipo hiclone que estava completamente obstruída por folhagens...
Para limpar teve-se que retirar a caixa do filtro e soprala de modo a sair toda a porcaria que lá estava acumulada e que não era pouca.. Isto tudo porque a rede do meu snorkle está partida...
Como já existem vários tópicos sobre amortecedores mas nenhum me esclarece vou fazer aqui uma pergunta..
Depois de fazer o grandola aventura os meus amortecedores "morreram" , a meio do dia o carro ficou completamente instável.
Com um orçamento de 500 a 700 € que amortecedores posso montar de maneira a que aguentem melhor estes dias mais puxados?? A ideia seria manter a altura original porque não preciso de mais e assim também se poupam uns trocos valentes..
Se possível também gostava de ganhar algum curso de amortecedor!
Eu sei que não há melhor que os fox holins bilstein kings etc.. Mas a carteira não chega para tudo...
Grandes abraços!!
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Viva jocarp
penso que uns Bilstein B6 seriam uma boa aposta
penso que uns Bilstein B6 seriam uma boa aposta
- MKS
- júnior TT

- Registado: 07 jan 2013 18:58
- Land Rover: Defender 110 TD5
Boas,
O dos piscas, como aliás já te disseram, é por teres um lâmpada fundida.
Ainda bem que resolveste a questão dos cortes. Quando comecei a ler, pensaei que tinhas um carro daqueles ultrapotenciado com 200cv e que a centralina, por sinal do MAF, forçava o modo protecção do motor. Para isso faz-se um by-pass da caixa do filtro ao tubo depois do MAF.
Outra coisa. Se o TD5 tiver EGR, elimina-a logo que puderes, pois ao falhar terás uns sintomas semelhantes.
Relativamente à suspensão, qualquer colega terá mais informação do que eu. Dos Bilstein ouvi falar mal quando utilizados em Marrocos (alguns até derretem). Dos Terrafirma, há conjuntos +2" que ficam -1" em pouco tempo. Com esse orçamento, procurava um Koni Heavy Track Raid.
Saudações!
O dos piscas, como aliás já te disseram, é por teres um lâmpada fundida.
Ainda bem que resolveste a questão dos cortes. Quando comecei a ler, pensaei que tinhas um carro daqueles ultrapotenciado com 200cv e que a centralina, por sinal do MAF, forçava o modo protecção do motor. Para isso faz-se um by-pass da caixa do filtro ao tubo depois do MAF.
Outra coisa. Se o TD5 tiver EGR, elimina-a logo que puderes, pois ao falhar terás uns sintomas semelhantes.
Relativamente à suspensão, qualquer colega terá mais informação do que eu. Dos Bilstein ouvi falar mal quando utilizados em Marrocos (alguns até derretem). Dos Terrafirma, há conjuntos +2" que ficam -1" em pouco tempo. Com esse orçamento, procurava um Koni Heavy Track Raid.
Saudações!
- jocarp
- júnior TT

haha isso de ter 200cv ainda está muito longe.... Mais dia menos dia sou é capaz de pedir ao amorim uns 150cv que não é bem a mesma coisa..
Também acho boa opção, só têm o inconveniente de não me aumentarem o curso da suspensão em relação ao original, e será que esses já aguentam uma prova de navegação? Melhor que os terrafirma remote reservoir shocks ou profender equivalentes??
Feito!!MKS Escreveu:Boas,
Se o TD5 tiver EGR, elimina-a logo que puderes, pois ao falhar terás uns sintomas semelhantes.
!
Nem digas isso se não o Sr. amorim zanga-seMKS Escreveu: Dos Bilstein ouvi falar mal quando utilizados em Marrocos (alguns até derretem). Dos Terrafirma, há conjuntos +2" que ficam -1" em pouco tempo. Com esse orçamento, procurava um Koni Heavy Track Raid.
Saudações!
FLG Escreveu: penso que uns Bilstein B6 seriam uma boa aposta
Também acho boa opção, só têm o inconveniente de não me aumentarem o curso da suspensão em relação ao original, e será que esses já aguentam uma prova de navegação? Melhor que os terrafirma remote reservoir shocks ou profender equivalentes??
- zix
- iniciante TT

- Registado: 18 jun 2011 21:22
- Land Rover: Defender 110 TD5 1998
- Sócio LCP: 2439
jocarp Escreveu:FLG Escreveu: penso que uns Bilstein B6 seriam uma boa aposta
Terrafirma? Isso é o quê? Não estávamos a falar de amortecedores?
Acredita, Bilstein B6 metem essas coisas a um canto em qualquer situação. O único senão será mesmo o não ter mais curso que o original... Não se pode ter tudo.
Se calhar uns Koni Heavy Track não seriam de todo uma má aposta e sempre consegues ganhar 2'' de curso em relação ao original. Eu gosto muito dos Koni. Mas gostar gostar mesmo, BILSTEIN! manias...
Cumprimentos,
Zix
Actual:
2000 Discovery II TD5
Ex:
2000' Defender 90 TD5 -> Major Mola
1998' Defender 110 TD5 - > Major Van
1994' Range Rover 300TDi on steroids
1997' Range Rover P38 4.6 HSE
2000 Discovery II TD5
Ex:
2000' Defender 90 TD5 -> Major Mola
1998' Defender 110 TD5 - > Major Van
1994' Range Rover 300TDi on steroids
1997' Range Rover P38 4.6 HSE
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Os Bilstein B6 tem mais curso do que os originais... alias muitos são combinados com muitas molas ditas +2"jocarp Escreveu:...Também acho boa opção, só têm o inconveniente de não me aumentarem o curso da suspensão em relação ao original, e será que esses já aguentam uma prova de navegação? Melhor que os terrafirma remote reservoir shocks ou profender equivalentes??
E aguentam muita mais do que muita gente pensa...
- mamede
- júnior TT

- Registado: 22 fev 2008 20:20
- Land Rover: 90 td5
- Sócio LCP: 2006
ou instala-se uma dawes device ou boost boxMKS Escreveu: Ainda bem que resolveste a questão dos cortes. Quando comecei a ler, pensaei que tinhas um carro daqueles ultrapotenciado com 200cv e que a centralina, por sinal do MAF, forçava o modo protecção do motor. Para isso faz-se um by-pass da caixa do filtro ao tubo depois do MAF.
relativamente aos amortecedores, eu ando a namorar os monroe, baratinhos (mais ou menos o mesmo preço dos procomp) mas bem superiores. alguém já usou ?
- Capelo_Td5
- pleno TT

Epá Terrafirma esquece. Com esse budget já vais buscar material incomparávelmente melhor.
Não te deixes enganar só por que têm reservatório.
Eu vou ser sincero, prefiro os Koni aos B6, mas isto sou EU.
Tenho Koni reguláveis e são espectaculares. Tenho um bom cruzamento e em picadas de velocidade dão-me muita confiança. São bastante mais duros.
Já passei dias inteiros em TT rolante e nunca me deixaram mal. Nem perto disso.
Agora se forem os Bilstein 7100 isso aí meu amigo. É outra fruta
Eu sou de Queluz, se quiseres ir sujar a máquina com companhia apita.
Abraço
Não te deixes enganar só por que têm reservatório.
Eu vou ser sincero, prefiro os Koni aos B6, mas isto sou EU.
Tenho Koni reguláveis e são espectaculares. Tenho um bom cruzamento e em picadas de velocidade dão-me muita confiança. São bastante mais duros.
Já passei dias inteiros em TT rolante e nunca me deixaram mal. Nem perto disso.
Agora se forem os Bilstein 7100 isso aí meu amigo. É outra fruta
Eu sou de Queluz, se quiseres ir sujar a máquina com companhia apita.
Abraço