abiper Escreveu:Boas
Ha 2 marcações "CE" diferentes nas embalagens e produtos especialmente comercializados na Europa;
A marcacão imposta pela Comunidade Europeia: "C E" - que significa a sua conformidade com a legislação comunitária;
E a Chinesa "CE" que significa China Export (Exportação Chinesa);
Esta criação chinesa foi um estratagema para enganar os consumidores europeus e poupar custos extra de certificação e ensaio dos produtos feitos na china.
Aparentemente parecem o mesmo símbolo, mas nota-se de facto uma alteração no espaçamento entre as duas letras do "CE".
O simbolo europeu tem um maior espaçamento entre o 'C' e o 'E' ("C E").
A partir de agora olho alerta!
Informação util mas permitem-me aqui deixar umas considerações.
1 - qualquer produto Chinês pode ter certificação CE, como agora poderemos distingur os CE entre impressões mal feitas ? os CE e os C E ?????
2 - a usurpação de simbolos é uma ilegalidade, existe entidades para fiscalizar isso, tipo a ASAE, e a vantagem da concorrência é que esta auto-regula-se e fiscalizam-se uns aos outros, e podes crer, funciona mesmo, eles não deixem escapar nada,
3 - todos os produtos têm que ter a informação sobre a origem, Made in China, Made in R.P.C, ...
4 - apesar disso quantas empresas importam da China e colocam uma etiqueta e passa a ser Made in Portugal ???? há leis que regulam a incorporação, mas quem fiscaliza ? e esses com estes estratagemas vendem com margens altissimas a "cegar" o consumidor e a incentiva-lo a comprar europeu, ...
sabes o que eu acho ?
é mais uma daquelas informações para criar uma psicose contra os produtos Made in China.
é que por detrás de
demagogias há sempre oportunismos, e as vezes é preciso tomar uma certa distância e pensar nas coisas,
aprendi isso quando me vieram com a historia da gripe dos badegos, a gripe dos golfinhos e dos ruminantes, houve gente que ganhou montes de dinheiro a vender vaccinas, e depois todos os 6 meses havia uma nova gripe porque resultava !!! até que os governos fizeram stocks de milhões e alguém apercebeu-se que afinal ... pois agora não há gripes, fumigaram todos os golfinhos ?
eu agora quando leio certas informações, penso sempre onde poderão estar as segundas intenções ? e quem ganha com isso ?
não que não defendo o mercado local, longe disso, mas numa economia em que os consumidores são como ovelhas e só servem para engordar os poderosos, devemos começar a pensar de outra forma.
não me vêm com o defender a economia nacional, porque há tantas empresas que se dizem nacionais, vêm com este discurso mas esqueçem-se de dizer que componentes ou até subconjuntos vêm lá de fora, ou lá metem a tal etiqueta, e repito, o dizer "made in portugal" muita das vezes é simplesmente uma forma de vender mais e com maior margens devido a isso.
o comercio hoje é global e temos que perceber isso,
abrir os olhos sim, mas não acreditar em todos os "cega-merlos" que aparecem por aí.