Desmontagem de interior - Questões

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
Marco
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462

Desmontagem de interior - Questões

Mensagem por Marco »

Olá a todos!

Hoje foi dia de mudança de óleo e filtros no RR e no final, aproveitei para fazer umas limpezas.

Quando levantei o isolamento que está por baixo dos tapetes, a parte mais esponjosa do isolamento estava ( e ainda está) encharcada. O carro levou uma lavagem de chassis esta manhã, mas parece-me que não foi só disso e a água já lá devia estar antes.

A minha primeira questão: Por onde raio entra a água? Por baixo? Por algum buraco aberto para o motor? É que a situação é idêntica no lado do passageiro.

Devido à humidade, estas zonas têm alguns focos de corrosão. Nada de muito grave, mas ainda assim.... Com uma chave de fendas e com uma escova de palha de aço, raspei a maior parte da corrosão e depois apliquei Hammerite, para tentar conter os estragos.

É claro que num futuro próximo, vou ter de desmontar todo o interior do RR para dar uma vista de olhos geral na chapa e resolver eventuais problemas de corrosão.

A minha segunda questão: Qual é a sequência de desmontagem para ter acesso à chapa do fundo?

Penso que primeiro preciso de desmontar a consola que está entre os bancos, certo? Só assim é que consigo remover a alcatifa toda, penso eu... Queria desmontar o mínimo possível, pois a garagem não tem muito espaço para trabalhar..

Terceira questão: Como é que "desmonto" o manípulo da caixa de velocidades e de transferências?? Já tentei desenroscar o topo, mas não cede. Há algum truque?

Agradeço desde já qualquer informação :)
Obrigado,
Marco
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000

Re: Desmontagem de interior - Questões

Mensagem por pelicano »

Para tirares os punhos é apenas puxar para cima com força, muita força.

Em relação à alcatifa, tens de tirar as consola e bancos.
Imagem
PedroOliveira
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 16 out 2009 14:49
Land Rover: 1996 RR Classic 300tdi
Sócio LCP: 2424
RTI: 0

Mensagem por PedroOliveira »

Por acaso é um topico que me interessa também. tenho alguma curiosade em saber como está o "chão" do meu RR! Acho que quando fizer isso ainda vou aproveitar para meter um qualquer material de isolamento acustico (3M ou outra coisa qqr)a ver se n oiço o 300 a gritar tanto! Sugestões?
Pedro Oliveira
'96 RRC 300tdi
-----------------------
Os jipes não se medem aos palmos ... mas os buracos sim!!!
PedroOliveira
iniciante TT
iniciante TT

Repetido!
Pedro Oliveira
'96 RRC 300tdi
-----------------------
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

PedroOliveira Escreveu:Por acaso é um topico que me interessa também. tenho alguma curiosade em saber como está o "chão" do meu RR! Acho que quando fizer isso ainda vou aproveitar para meter um qualquer material de isolamento acustico (3M ou outra coisa qqr)a ver se n oiço o 300 a gritar tanto! Sugestões?
A minha ideia é exactamente essa. O material que tem actualmente está a desfazer-se, provavelmente por causa da água que entra (ainda não sei onde), e quando desmontar (lá para o Verão), queria substituir por uma coisa nova.

Quanto às manetes, já andei por lá a puxar À força e nada... Espero que não tenham tido a infeliz ideia de colar aquilo. De certeza que não há outro método?

Já agora, alguém sabe dizer-me se existe alguma oficina no Porto e arredores que faça tratamento de chassis com waxoyl?

Obrigado!
Marco
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5

Mensagem por pelicano »

As minhas quando as troquei foi apenas de puxar, já tentaste desenroscar?
Que material 3M é esse?
Imagem
PedroOliveira
iniciante TT
iniciante TT

Na 3M tens o Thinsulate para carros se bem que n faço puto de ideia onde comprar! Até pensava que só vendiam para instalação de fábrica mas parece que não!

Depois tens as mais conhecidas como a Dynamat, Noise Killer, Audiotop e Terodem!
Pedro Oliveira
'96 RRC 300tdi
-----------------------
rpmarques
júnior TT
júnior TT
Registado: 08 ago 2010 20:52
Land Rover: Range Rover 200Tdi / 93
Sócio LCP: 2367

Mensagem por rpmarques »

No 300 não sei como é, mas nos interiores dos 200 e VMs, as manetes das alavancas são de enroscar... pelo menos do meu são de rosca :)
Rui Marques
Range Rover 200Tdi
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1

Mensagem por ruimarinho »

rpmarques Escreveu:No 300 não sei como é, mas nos interiores dos 200 e VMs, as manetes das alavancas são de enroscar... pelo menos do meu são de rosca :)
No 300 de 96 é de rosca!
Saudações LR,
Rui Marinho
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5

Mensagem por pelicano »

Lá está se não saiam a puxar só poderia ser de rosca...agora levanta-se a questão, será que cortaram a minha alavanca das mudanças???? :ohnao: :ohnao: :ohnao:
Imagem
rpmarques
júnior TT
júnior TT
Registado: 08 ago 2010 20:52
Land Rover: Range Rover 200Tdi / 93
Sócio LCP: 2367

Mensagem por rpmarques »

se puxaste por elas e elas sairam... pode ter acontecido uma coisa... a rosca da manete é feita num bloco de plastico que é cravado na manete metalica...

ao puxares, podes ter tirado o bloco de plastico da manete que ficou enroscado à alavanca... e depois voltaste a encaixar

No meu, aconteceu isso com a manete da caixa de transferencias... tinha o bloco de plastico partido e aquilo saia da manete e ficava enroscado na alavanca na mesma... à conta disso troquei a manete por uma que tinha a peça plastica em boas condições e aquilo agora só sai desenroscando :)
Rui Marques
Range Rover 200Tdi
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5

Mensagem por pelicano »

Eu tb troquei as minhas duas por umas de aluminio que comprei na mm4x4. :cool:
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

rpmarques Escreveu:se puxaste por elas e elas sairam... pode ter acontecido uma coisa... a rosca da manete é feita num bloco de plastico que é cravado na manete metalica...

ao puxares, podes ter tirado o bloco de plastico da manete que ficou enroscado à alavanca... e depois voltaste a encaixar

No meu, aconteceu isso com a manete da caixa de transferencias... tinha o bloco de plastico partido e aquilo saia da manete e ficava enroscado na alavanca na mesma... à conta disso troquei a manete por uma que tinha a peça plastica em boas condições e aquilo agora só sai desenroscando :)
Ao vir para casa, experimentei desenroscar e aconteceu-me exactamente isso, na da caixa de transferências... a cabeça saíu e ficou lá uma parte na manete que me pareceu borracha...

A da caixa de velocidades nem vacila... Também não quero fazer muita força, pois tenho medo de partir alguma coisa lá por baixo.

Abraço!
Marco

Imagem
Imagem