Certeza da Tracção ás 4 rodas

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
Paulo Luís
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 04 dez 2009 05:19

Certeza da Tracção ás 4 rodas

Mensagem por Paulo Luís »

Boa noite,

Na inspecção do meu RR 200 tdi, e após ser colocado nos rolos, verifiquei que só tinha tracção às rodas da frente. Ao passar os rolos para as rodas de trás, verifiquei o mesmo...tracção só à frente.

Ao sair da inspecção, e já lixado :bolas: , fui à areia tentar não atascar, de forma a verificar a tracção. O que é certo é que, após ter dado um toque no manípulo do bloqueio da Cx (o meu jipe tem cx com bloqueio), verifiquei que tinha tracção às 4 rodas. O bloqueio estar mal engrenado, interfer na falta de tração em algum eixo?

Já agora, com o jipe parado, é possível ver se temos tracção nas 4 rodas?

E por último, em jeito de dúvida simples, qual a pressão que posso por nuns pneus 235/85/16 (BF) ?

Obrigado e Bom Ano,
PL
Bichodumatu
master TT
master TT
Registado: 23 jul 2010 14:45
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 HT Van - 2002
Sócio LCP: 2421
RTI: 0

Re: Certeza da Tracção ás 4 rodas

Mensagem por Bichodumatu »

Paulo Luís Escreveu:Boa noite,

Na inspecção do meu RR 200 tdi, e após ser colocado nos rolos, verifiquei que só tinha tracção às rodas da frente. Ao passar os rolos para as rodas de trás, verifiquei o mesmo...tracção só à frente.

Ao sair da inspecção, e já lixado :bolas: , fui à areia tentar não atascar, de forma a verificar a tracção. O que é certo é que, após ter dado um toque no manípulo do bloqueio da Cx (o meu jipe tem cx com bloqueio), verifiquei que tinha tracção às 4 rodas. O bloqueio estar mal engrenado, interfer na falta de tração em algum eixo?

Já agora, com o jipe parado, é possível ver se temos tracção nas 4 rodas?

E por último, em jeito de dúvida simples, qual a pressão que posso por nuns pneus 235/85/16 (BF) ?

Obrigado e Bom Ano,
PL
Boas

Vou tentar ajudar....

O bloqueio central não estando engrenado faz com que as rodas (mais "soltas") andem e as outras fiquem paradas, assim sendo o que refere é possível....

Com o jipe parado penso que não há nenhuma forma de ver isso mas com uns testes simples em lama ou areia penso ser facil de tirar essa dúvida

Quanto a pressões..... nem sequer tento ajudar porque desde que os meus pneus (285/75/16) andam em estrada com 1Bar e pouco ou nada se nota..... deixei de entender o pouco que pensei perceber :D

Espero ter ajudado.

Bom ano

Abraço
Bruno
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716

Mensagem por softop »

o RR é tracção permanete as 4,com bloqueio ligado ou com ele desligado...

o que referes que aconteceu na IPO,o que te leva a dizer isso??
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929

Mensagem por Mário Antão »

O RR nos Rolos!? :yikes:

E tu deixaste? :eek3:

Onde é esse centro para eu não ir lá :o
Imagem
rpmarques
júnior TT
júnior TT
Registado: 08 ago 2010 20:52
Land Rover: Range Rover 200Tdi / 93
Sócio LCP: 2367

Mensagem por rpmarques »

o meu foi aos rolos sem problema nenhum... com as "rodinhas" para colocar numa das rodas do eixo que está fora dos rolos para "dissipar" o torque daquele eixo

quanto ao comportamento descrito, parece-me normal tendo em conta que os rolos fazem as rodas rodar... não é o motor que está a puxar... por isso não tendo a caixa bloqueada, roda o eixo que oferecer menor resistencia... neste caso o que está nos rolos porque o outro está em cimento firme
Rui Marques
Range Rover 200Tdi
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929

Mensagem por Mário Antão »

rpmarques Escreveu:o meu foi aos rolos sem problema nenhum... com as "rodinhas" para colocar numa das rodas do eixo que está fora dos rolos para "dissipar" o torque daquele eixo
"Mas isso é uma situação diferente. Agora ir aos rolos por ir"... Foi o que me pareceu neste caso.
Imagem
Bichodumatu
master TT
master TT
Registado: 23 jul 2010 14:45
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 HT Van - 2002
Sócio LCP: 2421

Mensagem por Bichodumatu »

rpmarques Escreveu:o meu foi aos rolos sem problema nenhum... com as "rodinhas" para colocar numa das rodas do eixo que está fora dos rolos para "dissipar" o torque daquele eixo

quanto ao comportamento descrito, parece-me normal tendo em conta que os rolos fazem as rodas rodar... não é o motor que está a puxar... por isso não tendo a caixa bloqueada, roda o eixo que oferecer menor resistencia... neste caso o que está nos rolos porque o outro está em cimento firme
Tb penso ser isso.....
Como alegadamente o bloqueio não estava engrenado....... Penso ser normal acontecer isso
PQOFFROAD
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 28 dez 2010 00:17
Land Rover: Range Rover 1992
Sócio LCP: 0

Mensagem por PQOFFROAD »

Se o seu RR tem alavanca para ligar o bloqueio ( puxar a manete à esqª ) é porque já não tem a caixa de transferência de origem tem uma caixa de um disco ou defender ( logo não tem auto-blocante ao dif. central ), assim qd coloca o carro nos rolos da inspecção não hà qq problema porque faz "efeito diferencial" ... .
Aqueles que mantêm as caixas de origem ( com auto-blocante central ),podem fazer o teste dos rolos colocando uns rolos livres no eixo fixo ... .
Para verificar sem tem tracção nas 4 rodas ... ( uma de cada vez) .
-Levante roda com o macaco
-Com o bloqueio central atracado e as outras 3 rodas no chão, a roda que estiver no ar tem de estar presa...
-( se estiver o bloqueio desligado a roda anda / se tiver auto-blocante, anda mas com prisão )
Eu acho... corrijam-me se enganado... espero ter ajudado...
Paulo Luís
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 04 dez 2009 05:19

Mensagem por Paulo Luís »

Boa noite,

O que me fizeram foi basicamente, o que o Rui Marques referiu.

Relativamente à dica do PQOFFROAD foi testar isso, pois o meu RR 200 já tem uma caixa de um Discovery (com bloqueio).

Obrigado,
PL