VALORES DE CALIBRACAO DE ALTURA DA SUSP DSE
-
fidalgotd5
- júnior TT

- Registado: 23 jul 2009 23:14
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- Sócio LCP: 2096
VALORES DE CALIBRACAO DE ALTURA DA SUSP DSE
Boas,
Alguem tem por ai os valores de calibracao dos varios niveis da suspensao do DSE.
O meu deu-lhe para se deitar para a direita, e precisa que lhe endireite as costelas.
Abraco
Fidalgo
Alguem tem por ai os valores de calibracao dos varios niveis da suspensao do DSE.
O meu deu-lhe para se deitar para a direita, e precisa que lhe endireite as costelas.
Abraco
Fidalgo
- sacaetano
- iniciante TT

- Registado: 04 nov 2010 00:13
- Land Rover: BMW 2.5 DSE
- Sócio LCP: 0
- RTI: 0
Re: VALORES DE CALIBRACAO DE ALTURA DA SUSP DSE
Viva,fidalgotd5 Escreveu:Boas,
Abraco
Fidalgo
Por acaso ainda não tirei os dados do meu, mas penso se deres uma voltinha pelo youtube acho que encontras os ditos cujos
- SERSANRR
- pleno TT

- Registado: 29 ago 2008 10:39
- Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99' - Sócio LCP: 2241
Boa noite,
Não existe valores definidos para a suspensão, todos aqui te vão dar valores diferentes.. A marca usa uns blocos de calibração que mete entre os eixos e os bumpstops para encontrar as medidas certas para cada range.
Para endireitares o range o que tens a fazer e ir por tentativa e erro, ou seja, apontas os valores originais e vais aumentando e diminuindo conforme precises para o nivelar.
Abraço
Não existe valores definidos para a suspensão, todos aqui te vão dar valores diferentes.. A marca usa uns blocos de calibração que mete entre os eixos e os bumpstops para encontrar as medidas certas para cada range.
Para endireitares o range o que tens a fazer e ir por tentativa e erro, ou seja, apontas os valores originais e vais aumentando e diminuindo conforme precises para o nivelar.
Abraço
- sacaetano
- iniciante TT

- Registado: 04 nov 2010 00:13
- Land Rover: BMW 2.5 DSE
Viva,SERSANRR Escreveu:Boa noite,
Abraço
E quais são os valores originais?
-
fidalgotd5
- júnior TT

- Registado: 23 jul 2009 23:14
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- Sócio LCP: 2096
Gracias,
Ja esta firme e hirto
Vamos ver amanha de manha se ainda mantem as costelas esticadas
Abraco
Ja esta firme e hirto
Vamos ver amanha de manha se ainda mantem as costelas esticadas
Abraco
- SERSANRR
- pleno TT

Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Boa noite,
Por valores originais entende-se, os valores que lá estão escritos, transcreves para uma folha de papel e depois vais alterando, se não resultar ou começar a dar erro voltas a por os valores que lá tinhas inicialmente.
Por valores originais entende-se, os valores que lá estão escritos, transcreves para uma folha de papel e depois vais alterando, se não resultar ou começar a dar erro voltas a por os valores que lá tinhas inicialmente.
- mcapinha
- júnior TT

- Registado: 13 set 2008 21:19
- Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE - Sócio LCP: 2511
Eu estou para calibrar o meu há já uns meses
mas a melhor informação que recolhi foi a seguinte:
Se medires do centro da jante até ao topo da cava, usas o 1º conjunto de valores (Hub-Arch). Se medires do chão até ao topo da cava da roda, usas o 2º (Floor-Arch). Medir a partir do chão é muito mais fácil. No entanto a medição é afectada pelas jantes e pneus que tiveres, pelo que se recomenda o 1º método (Hub-Arch).To atone for past mistakes and cut down on the number of P38 Monster Trucks with air springs like over inflated condoms, here are the correct figures based on 18" standard wheels with up to 3mm wear, inflated to 29psi front/39psi rear on LEVEL firm ground *** these figures apply only to GROUND to wheelarch measurements.
The measurements from HUB centre to Wheelarch are the same, irregardless of the wheel size fitted.
Standard....... Hub-Arch 470mm+/- 7mm
Standard........Floor-Arch 18" wheels 810mm+/-7mm
Standard........Approximate Bit Value 120 front/100 rear
High..............Hub-Arch 510mm+/-7mm
High..............Floor-Arch 18" wheels 850mm+/-7mm
High..............Approximate Bit Value 145 front/130 rear
Access..........Hub-Arch 405mm+/-7mm
Access..........Floor-Arch 18" wheels 745mm+/-7mm
Access..........Approximate Bit Count 80 front/75 rear
Low Access (Motorway)..Hub-Arch 445mm+/-7mm ***this is controlled by the EAS ECU and cannot be changed.The ECU calculates this automatically.
Extended.....Hub-Arch 540mm+/-7mm*** again, calculated and controlled by the ECU.

- cd4x4
- júnior TT

- Registado: 14 jun 2010 12:40
- Land Rover: Defender 110
+1SERSANRR Escreveu:Boa noite,
Abraço

- SERSANRR
- pleno TT

Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Boa tarde,
Meçam sempre ao centro da jante e não ao chão pois a medida fica influenciada pelo estado do pneu e onde o mesmo acenta. Este tipo de calibração deve ser feito em garagem e com chão totalmente plano, pelo menos o mais possivel
De qualquer forma e para explicar um pouco, o "MB" ao lado do "Pitromax", calibrados os 2 ao mesmo tempo, na posição mais alta um tem 150 á frente o outro 170, o de 150 está ligeiramente mais alto que o de 170...
Abc
Meçam sempre ao centro da jante e não ao chão pois a medida fica influenciada pelo estado do pneu e onde o mesmo acenta. Este tipo de calibração deve ser feito em garagem e com chão totalmente plano, pelo menos o mais possivel
De qualquer forma e para explicar um pouco, o "MB" ao lado do "Pitromax", calibrados os 2 ao mesmo tempo, na posição mais alta um tem 150 á frente o outro 170, o de 150 está ligeiramente mais alto que o de 170...
Abc
- mcapinha
- júnior TT

Mas os valores da calibração não significam nada, porque os sensores não passam de potenciómetros. Até um problema no cabo que vai do sensor à centralina da EAS, que faça aumentar a resistência, será o suficiente para dois sensores darem resultados diferentes, para a mesma calibração.
Se o fidalgotd5 queria valores para inserir no programa então, desolé, très desolé mas não temos. Se queria as alturas para determinar quais os valores correctos para inserir, acho que o meu post resolve o assunto
Se o fidalgotd5 queria valores para inserir no programa então, desolé, très desolé mas não temos. Se queria as alturas para determinar quais os valores correctos para inserir, acho que o meu post resolve o assunto

- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
Confirmo um pouco o que se tem dito.
No meu caso, o unico stress que tenho com a EAS, tem a ver com o facto da frente estar mais alta e já não aceita valores mais baixos.
Sensores novos.
Já tenho um bloco "novo" completo, bem como uma centralina da EAS.
Se não ficar em condições ..... molas....... estou a brincar
No meu caso, o unico stress que tenho com a EAS, tem a ver com o facto da frente estar mais alta e já não aceita valores mais baixos.
Sensores novos.
Já tenho um bloco "novo" completo, bem como uma centralina da EAS.
Se não ficar em condições ..... molas....... estou a brincar
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
- mcapinha
- júnior TT

Ontem aproveitei para calibrar o meu DSE, com os valores que coloquei mais acima.
Antes demais descobri que estava calibrado à "sapateiro": os valores do computador estavam todos iguais aos valores indicativos que coloquei acima ou seja, chutaram aquela configuração e não mediram nada.
Depois descobri que existe uma diferença de 3cm, caso se meça do centro da roda à cava ou se for medido do chão à cava. Isto com 16'' e GG AT2. Portanto, acabei por fazer as medições todas a partir do centro da jante, para evitar erros.
Tive alguns problemas com a medida da poisção de acesso, porque para os 405mm teria que introduzir valores inferiores a 60 no computador (e creio que isso dá erro). Acabou por ficar um pouco mais alto, com 415mm.
E agora deixo aqui uma pergunta mais específica: alguém sabe qual é a altura máxima a que se pode calibrar a posição de TT ? No texto que coloquei aqui dizem 510mm. Como no meu os valores estavam altos, calibrei os 4 cantos com 540mm. Agora estou com a dúvida se isto será alto demais e se posso vir a ter problemas em zonas q peçam mais articulação. Será que me estou a arriscar a esforçar os amortecedores ?
Antes demais descobri que estava calibrado à "sapateiro": os valores do computador estavam todos iguais aos valores indicativos que coloquei acima ou seja, chutaram aquela configuração e não mediram nada.
Depois descobri que existe uma diferença de 3cm, caso se meça do centro da roda à cava ou se for medido do chão à cava. Isto com 16'' e GG AT2. Portanto, acabei por fazer as medições todas a partir do centro da jante, para evitar erros.
Tive alguns problemas com a medida da poisção de acesso, porque para os 405mm teria que introduzir valores inferiores a 60 no computador (e creio que isso dá erro). Acabou por ficar um pouco mais alto, com 415mm.
E agora deixo aqui uma pergunta mais específica: alguém sabe qual é a altura máxima a que se pode calibrar a posição de TT ? No texto que coloquei aqui dizem 510mm. Como no meu os valores estavam altos, calibrei os 4 cantos com 540mm. Agora estou com a dúvida se isto será alto demais e se posso vir a ter problemas em zonas q peçam mais articulação. Será que me estou a arriscar a esforçar os amortecedores ?

- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Já estava a ver tomcattomcat Escreveu:...Se não ficar em condições ..... molas....... estou a brincar
-
pedrors1001
- júnior TT

- Registado: 25 jul 2009 02:55
- Land Rover: Discovery 300 Tdi - 1996
Anteriores:
Range Rover 2.5 DSE - 1997
Freelander XE di - 1998 - Sócio LCP: 23
Essa informação da altura máxima era muito interessante...
O meu está com calibração "manual", ou seja, como estava com problemas com a EAS (estou a aguardar um kit de o-rings para o bloco) e enquanto resolvia uns outros problemas que têm levado muito tempo e €€€ (aquecimento) instalei um kit de válvulas e sempre que quero subir ou descer o P38 abro o capot e dou ou retiro ar nas referidas válvulas.
Normalmente coloco uma altura de 47 ou 48 cm (centro da roda à cava) mas gostava realmente de saber o máximo aconselhável para TT.
CumpRRimenTTos,
Pedro Rebelo da Silva
O meu está com calibração "manual", ou seja, como estava com problemas com a EAS (estou a aguardar um kit de o-rings para o bloco) e enquanto resolvia uns outros problemas que têm levado muito tempo e €€€ (aquecimento) instalei um kit de válvulas e sempre que quero subir ou descer o P38 abro o capot e dou ou retiro ar nas referidas válvulas.
Normalmente coloco uma altura de 47 ou 48 cm (centro da roda à cava) mas gostava realmente de saber o máximo aconselhável para TT.
CumpRRimenTTos,
Pedro Rebelo da Silva
Pedro Rebelo da Silva (LCP nº 23)
Range P38 - Braga/Esposende/Fão/Porto
Range P38 - Braga/Esposende/Fão/Porto