Boas,
Relativamente à conversão para suspensão com molas convencionais, entendo que estaria a retirar uma das virtualidades da “máquina”.
O sistema de suspensão pneumática às quatro rodas assegura uma condução suave e uma altura constante ao solo, independentemente da carga. O P38 é conduzido sem esforço em estrada e fora dela, quer se trate de auto-estrada, terra, trilhos profundos, neve ou lama.
A suspensão com molas convencionais não é tão confortável.
Acabando com a possibilidade da regulação da altura perde algumas características positivas em termos de aerodinâmica.
Paga classe 2 em auto-estrada. (Se é que isso é importante)
O “Kit” do qual eu ouvi falar, coloca a suspensão ligeiramente abaixo da posição máxima que se consegue regular com a suspensão pneumática. Mas certamente que dará para subir um pouco mais.
Agora tudo depende da utilização que se queira dar ao P38.
Os foles e compressores que fazem parte da suspensão pneumática são algo sensíveis a algum TT mais agressivo, em que pedras e ramos poderão danificar estes componentes.
Para quem faz estrada normal e algum TT mais suave aconselho, na minha modesta opinião, a utilização de suspensão pneumática.
Para quem faz muito TT e em condições mais agressivas, talvez a suspensão com molas convencionais seja a mais adequada. Única e simplesmente devido ao risco de danificar a suspensão.
Mas certamente que existem aqui outras opiniões mais credíveis que a minha e que o poderão elucidar melhor.
aTTenTTamente,
Direito