Mudança para 235/85R16 - RR Classic

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
Marco
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462

Mudança para 235/85R16 - RR Classic

Mensagem por Marco »

Boas tardes,

Ando a pensar subir na vida e fazer o upgrade para esta medida. Tenho o RR com umas molas HD da Mabilsa que lhe deram +2". Será que isto é suficiente para que o pneu caiba sem roçar na chapa ?

Eu admito que em alguns cruzamentos mais radicais, o pneu possa roçar na cava interior da roda, mas desde que não roce na chapa, já me dava por contente.

É possível?

Já agora, para diminuir o erro no conta/km, tenho de comprar o "pinchavelho" verde ou o azul?
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000

Re: Mudança para 235/85R16 - RR Classic

Mensagem por pelicano »

Em cruzamento mais agressivos vai roçar na ponta do canto do parachoques da frente...mas muito pouco, se forem uns at por exemplo nem roçam.
Imagem
Diogodiscovery
pleno TT
pleno TT
Registado: 17 fev 2009 20:14
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300tdi 1998
Sócio LCP: 2233

Mensagem por Diogodiscovery »

Boas,

Marco, o Pelicano tem razão, mas isso só acontece se tiveres umas jantes com offset!
Se tiveres as jantes de origem não há problema!

CumprimenTTos
joao fernandes
júnior TT
júnior TT
Registado: 24 nov 2006 20:40
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por joao fernandes »

boas eu tenho um classic com molas +2 e tenho uns bf at 235/85/16 e mesmo em cruzamentos radicais nao tocam em nada tenho as jantes de origem acho que com jantes com off set roçam mas de certeza que vai aparecer alguem daqui que tenha com off set e podera responder ;)
melhor que um land só dois lands
trombalazana
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 nov 2008 12:11

Mensagem por trombalazana »

Boas!

Tenho o meu com molas +2" também. Com jantes de offset +8 roçavam ligeiramente nos cantos de trás das abas das rodas da frente (acho que dá para perceber...).
Com jantes de origem, as de liga leve de 3 raios, apenas roçam nos tirantes do eixo, não posso "trancar" a direcção. Ainda não mexi no parafuso que a limita.

Imagem

Só para ter uma ideia de como está.

Cumprimentos,
António Esteves
gomesesteves@iol.pt
934260718
Range Rover 300 Tdi
Portalegre
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

Obrigado a todos pelo feedback.

A ideia é mesmo usar as jantes originais em ferro. Agora é preciso decidir o piso. Actualmente tenho uns M/T, mas penso que vou mudar para A/T.

E sobre o pinchavelho para acertar o odómetro?

Abraço!
Marco
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
TMPinho
pleno TT
pleno TT
Registado: 04 fev 2008 17:59
Land Rover: Range Rover Turbo D 1992
http://www.wix.com/tmpinho/range-rover
Sócio LCP: 1936

Mensagem por TMPinho »

Boas Marco,

Vou-te contar a minha experiência, pois tenho os 235/85R16, Insa Turbo Special Track, com as molas +2" da britpart e amortecedores +2" da procomp:

Imagem

Nos cruzamentos mais extremos bate um bocado e com o volante todo rodado bate um pouco nos tirantes (tenho o parafuso ajustado), mas nada com que não se possa viver (acho que os prós são bem maiores que os contras).

Em relação ao odometro, mandei colocar este:

Imagem

E não me resolveu o problema, pois ficou com menos velocidade no conta quilómetros do que na realidade. Já o tirei e coloquei o de origem. Também estou curioso em saber qual é o mais adequado, pois queria ir à LTA para homologar os pneus.

Espero ter ajudado.

Abraço
Tiago Pinho
BGomes
master TT
master TT
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805

Mensagem por BGomes »

TMPinho Escreveu: E não me resolveu o problema, pois ficou com menos velocidade no conta quilómetros do que na realidade. Já o tirei e coloquei o de origem. Também estou curioso em saber qual é o mais adequado, pois queria ir à LTA para homologar os pneus.
Já me chegou o novo Documento Único com as novas medidas 235/85R16 e 265/75R16 :dance: :dance: :dance: :dance:
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5

Mensagem por pelicano »

Bruno qual foi o pinchavelho que colocaste?
Imagem
BGomes
master TT
master TT
Freelander 2.0 DI 1999

Mensagem por BGomes »

pelicano Escreveu:Bruno qual foi o pinchavelho que colocaste?
Para já não mudei nada, está de origem. já comparei com o GPS e dá um erro na ordem dos 5klm/h. Nada que me preocupe ;)
FERNANDO RIBEIRO
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 out 2006 22:00
Land Rover: Ex- Discovery 300 Tdi 1996; Ex-RR Classic 300 Tdi 1996 - Um dos últimos 150; RR P38 DSE MY99
Sócio LCP: 1414
RTI: 0

Mensagem por FERNANDO RIBEIRO »

Boas Marco,

E tenho uns BF MT em jante de ferro Discovery e não toca em nada.
BGomes Escreveu:
Já me chegou o novo Documento Único com as novas medidas 235/85R16 e 265/75R16 :dance: :dance: :dance: :dance:
Bruno,
Se não é indiscrição quanto é que ficou a brincadeira? Foi na LTA?

CumprimenTTos,
CumprimenTTos,

Fernando Ribeiro
Vila Nova de Famalicão
fernando.franciscoribeiro@hotmail.com
Imagem

"RR É DO MELHOR!"
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

TMPinho Escreveu:Boas Marco,

Vou-te contar a minha experiência, pois tenho os 235/85R16, Insa Turbo Special Track, com as molas +2" da britpart e amortecedores +2" da procomp:

(...)

Nos cruzamentos mais extremos bate um bocado e com o volante todo rodado bate um pouco nos tirantes (tenho o parafuso ajustado), mas nada com que não se possa viver (acho que os prós são bem maiores que os contras).

Em relação ao odometro, mandei colocar este:
(...)

E não me resolveu o problema, pois ficou com menos velocidade no conta quilómetros do que na realidade. Já o tirei e coloquei o de origem. Também estou curioso em saber qual é o mais adequado, pois queria ir à LTA para homologar os pneus.

Espero ter ajudado.

Abraço
Tiago Pinho
Ajudaste sim senhor, obrigado!

Quanto ao pinchavelho, é normal que fique a contar menos do que na realidade. Já o de origem é assim. Tens ideia de quantos km a menos é que contava?

Abraço!
Marco

P.S.- Obrigado também a todos os que responderam!

Imagem
Imagem
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

TMPinho Escreveu:...E não me resolveu o problema, pois ficou com menos velocidade no conta quilómetros do que na realidade. Já o tirei e coloquei o de origem. Também estou curioso em saber qual é o mais adequado, pois queria ir à LTA para homologar os pneus...
Podem consultar este topico:
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?f=2&t=10253
;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

FLGFLG Escreveu:
TMPinho Escreveu:...E não me resolveu o problema, pois ficou com menos velocidade no conta quilómetros do que na realidade. Já o tirei e coloquei o de origem. Também estou curioso em saber qual é o mais adequado, pois queria ir à LTA para homologar os pneus...
Podem consultar este topico:
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?f=2&t=10253
;)
Eu já tinha andado a ver esse tópico e este:

http://www.landmania.pt/forum/viewtopic ... 0&start=30

E pelas contas do transalp, o verde seria indicado para a medida que quero utilizar, mas queria saber na prática, qual será o melhor "pinchavelho" :)

Obrigado
Marco

Imagem
Imagem
FLG
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Marco Escreveu:...E pelas contas do transalp, o verde seria indicado para a medida que quero utilizar, mas queria saber na prática, qual será o melhor "pinchavelho" :)
O azul é o que te dá mais "espaço de manobra"... como uso pneus Insa Turbo e a altura dos mesmos é superior preferi colocar este... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
alreis
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 11 ago 2009 14:51
Land Rover: Range Rover Classic 200TDI
Sócio LCP: 2157

Mensagem por alreis »

No meu caso tenho uns BF AT 235/85 R16 nas jantes de 5 raios de origem e a toca um pouco no tirante quando viro à direita mas muito pouco! Cruzamentos ainda n fiz nada de demasiado agressivo mas também não se porta muito mal.
BGomes
master TT
master TT
Freelander 2.0 DI 1999

Mensagem por BGomes »

FERNANDO RIBEIRO Escreveu:Boas Marco,

E tenho uns BF MT em jante de ferro Discovery e não toca em nada.
BGomes Escreveu:
Bruno,
Se não é indiscrição quanto é que ficou a brincadeira? Foi na LTA?

CumprimenTTos,
Duas idas á LTA s:)
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

Aproveito para colocar outra questão, relativa ao pneu suplente.

Actualmente, tenho lá um 205/80R16... Tenho tido sorte pois só precisei de o utilizar uma vez. Ao mudar para 235/85, há uma diferença substancial de altura entre os pneus.

Se tivesse que colocar um 205 a substituir o 235, será que a transmissão ia sofrer muito, isto tendo em conta que em princípio nunca iria fazer muitos km nesta situação.

Obrigado!

Imagem
Imagem
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5

Mensagem por pelicano »

Não é o que recomnda, mas poderás fazer alguns KMs devagar, eu tenho 255/85R16 e a suplente é 205/80R16
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

Estou com um problema bicudo. Estava a pensar colocar o eventual pneu suplente por cima do carro, mas com umas barras e com o pneu, não consigo entrar na garagem.

Estive a ver aqui:
http://www.miata.net/garage/tirecalc.html

E a diferença de tamanho do suplente que lá tenho agora (205/80R16) para o 235 são 3.6 cm. Será que isto é suficiente para dar cabo de uma transmissão? Estou a pensar nos casos em que vamos para um passeio mais longe de casa, num fim de semana em que está tudo fechado e podemos ter de regressar a casa com um pneu com esta diferença...

Imagem
Imagem