Restauro de um Serie 2a de 1960 com problemas no chassis

Discussão sobre restauração e recuperação da originalidade de todos os modelos Land Rovers
RomaoS2
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 29 ago 2010 20:07
Land Rover: Serie 2a Diesel 2285cc 1963
Sócio LCP: 0

Restauro de um Serie 2a de 1960 com problemas no chassis

Mensagem por RomaoS2 »

Olá a todos!
Agradeço desde já toda a informação que está disponível, só percorrendo os vários posts colocados. Há, no entanto, um tema sobre o qual não encontrei informação, e gostaria de saber se me poderiam ajudar: Tenho um Serie 2a de 1960 (?) que neste momento está todo desmontado. Estava em mau estado quando me veio parar às mãos, e eu para passar o tempo, e de forma mais ou menos despreocupada, fui desmontando o carro para ver bem como estaria o chassis. Já lhe tinha visto muita ferrugem, uma zona rachada, e achei que o ideal era tirar todo o peso de cima, para repará-lo, e voltar a montar. Não tinha pressa no restauro, e aprenderia a montar o carro entretanto, nem que fosse repetindo os passos da desmontagem. Tenho várias partes do chassis empenadas, e outras podres (com buracos, comido pela ferrugem). Gostaria de saber o que é que se costuma fazer nestes casos: cortam-se as partes estragadas, e compram-se novas, ou remendam-se as zonas podres com chapa de ferro por cima? Uma das zonas podres é o crossmember (pára-choques traseiro?), que sim, encontrei sem dificuldade à venda, mas outra, é o apoio do guarda-lamas dianteiro direito, que não encontro em lado nenhum.
Aceito sugestões, gostava de saber se alguém me pode ajudar. Não percebo muito de mecânica, e muito menos de ferro, chapas e metalização. :?
Outra pergunta que vos faço: levo o chassis a jacto de areia, e depois? Já ouvi dizer para zincar, já ouvi dizer para lhe pôr um primário anti-ferrugem, mas que não podia usar os dois.
Envio-vos uma fotografia do carro montado, seguida de outra do dito chassis, quase pronto para entrar no jacto de areia.

Gostaria de saber onde encontro uma daquelas peças laterais para a substituír, no caso de tal ser possível, por favor.

Muito obrigado por tudo!

Abraços
RomaoS2
caloiro TT
caloiro TT

Re: Restauro de um Serie 2a de 1960 com problemas no chassis

Mensagem por RomaoS2 »

Entretanto não consigo colocar aqui as fotografias e ainda estou a tentar perceber porquê... :x
landdrive
júnior TT
júnior TT
Registado: 08 dez 2008 23:14
RTI: 0

Mensagem por landdrive »

Olá Romão
Se o série é de 60 não é um 2A mas sim um genuino e raro série II, uma vez que só se fabricaram durante 4 anos.
Em relação ao problema do chassis, empenado, rachado, buracos,... estás metido numa encrenca :cry: ... mas que em principio, também se resolve. É dificil de comentar sem ver pelo menos umas fotos. Mas uma vez que não tens conhecimentos nem experiencia em soldar, etc... entrega esse trabalho a um profissonal porque o chassis é o sustento do carro e convém que fique tudo bem soldado e bem amanhado.
Resolvido esse problema podes levar o chassis a galvanizar ou pintá-lo com tinta para chassis.
Boa sorte
Abraços
nmcabecadas
master TT
master TT
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604

Mensagem por nmcabecadas »

Também podes adquirir um chassis novo. Existe legislação que permite efectuar a troca e pode sair mais barato do que consertar esse.
.:Mata:.
júnior TT
júnior TT
Registado: 27 nov 2009 17:20
Land Rover: '79 Series III 88
Sócio LCP: 9999
RTI: 1999

Mensagem por .:Mata:. »

nmcabecadas Escreveu:Também podes adquirir um chassis novo. Existe legislação que permite efectuar a troca e pode sair mais barato do que consertar esse.
E, mesmo que fique mais caro, o resultado final será sempre melhor com um chassis novo do que com um remendado. Eu também consideraria esta opção.

Fica aqui um link. Felizmente(*) só conheço este fornecedor de chassis.
http://www.richardschassis.co.uk/index.html
(*)Ou seja, não precisei de um chassis novo... :D

Boa sorte com o restauro, e venham daí essas fotos! :cool:

Colocação de fotos no fórum:
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?f=5&t=21
Imagem
philipvieira
júnior TT
júnior TT
Registado: 18 fev 2009 00:53
Land Rover: Serie III 109 6cyl Petrol (1972)
Sócio LCP: 278

Mensagem por philipvieira »

Viva,
Antes de soldar seja o que for convém mesmo mandar primeiro ao jacto de areia e, depois, sim, verá todos os podres a necessitarem de ser consertados!
Tem tb aqui http://www.paddockspares.com/scp/SERIES/Chassis.html algumas partes de chassis que talvez possa interessar, bem como chassis inteiro.

Dependendo do estado do seu chassis convém fazer contas a um novo mais portes e/ou pedir orçamentos para o conserto do seu, pois as soldaduras devem ser feitas c/ material profissional!
Quanto à galvanização penso que é do melhor que se pode fazer a um chassis. Por norma as pessoas n pintam! Eu por acaso pintei o meu depois da galvanização c/ uma tinta específica para dar sobre a galvanização por exemplo - Galvacin.
Se tiver a revista da LR Owner International do mês passado vem precisamente um artigo sobre pintar ou não pintar sobre o chassis galvanizado: " A galvanized chassis does need to be painted..." a explicação vem no artigo!

Boa Sorte, qq coisa disponha!
Cumps.
RomaoS2
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por RomaoS2 »

Muito obrigado por todas as dicas!

Ando a ver os preços das peças em separado, mais mão-de-obra, para saber o que compensa adquirir.

Entretanto aqui vão algumas fotografias (obrigado pelo link, Mata!) da máquina no estado em que me chegou. Entretanto, cheguei à conclusão de que é mesmo um 2a, já que é de 1963, afinal.
Imagem

Abraços e obrigado! Vou dando notícias :)

Romão
.:Mata:.
júnior TT
júnior TT
Registado: 27 nov 2009 17:20
Land Rover: '79 Series III 88
Sócio LCP: 9999
RTI: 1999

Mensagem por .:Mata:. »

Imagem
JBorges
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253

Mensagem por JBorges »

philipvieira Escreveu:Viva,
...por acaso pintei o meu depois da galvanização ...
E fizeste muito bem!! Série que é série tem o chassi preto!
Imagem
RomaoS2
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por RomaoS2 »

Xi... Este está em tão melhor estado do que o meu...
A fotografia saíu a metade, tenho de lhes reduzir a dimensão. De qualquer forma, dá para ver o estado do material...

Imagem

É, sem dúvida uma inspiração.

Abraços!
jorge oliveira
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 set 2006 00:02
Land Rover: Ex Defender 90 TD5 SW
LR Serie 3 109
Sócio LCP: 551

Mensagem por jorge oliveira »

:eek3:
Última edição por jorge oliveira em 31 ago 2010 19:06, editado 2 vezes no total.
jorge oliveira
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 set 2006 00:02
Land Rover: Ex Defender 90 TD5 SW
LR Serie 3 109
Sócio LCP: 551

Mensagem por jorge oliveira »

Viva Romao,

:eek3:

Eu nem sei que parte é que tens para restaurar!!! Mas alguma coisa se vai aproveitar!! :ok:
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1

Mensagem por ruimarinho »

JBorges Escreveu:Série que é série tem o chassi preto!
Nem sempre! ;)

Há-os galvanizados (S1 de pré-produção), pintados de prateado (primeiros S1), verdes (S1 a partir de 1950), azuis (alguns dos primeiros S1 de 86 polegadas) e outras variantes até ao preto do SIII.

Não há dois Series iguais. :rofl: A LR foi sempre foi uma caixinha de surpresas com a especificação dos caros. Ainda hoje é assim. :bolas: :ohnao:
Saudações LR,
Rui Marinho
RR V8
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 05 set 2009 21:27
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976
Sócio LCP: 2207
RTI: 0

Mensagem por RR V8 »

ruimarinho Escreveu:
Nem sempre! ;)

Há-os galvanizados (S1 de pré-produção), pintados de prateado (primeiros S1), verdes (S1 a partir de 1950), azuis (alguns dos primeiros S1 de 86 polegadas) e outras variantes até ao preto do SIII.

Não há dois Series iguais. :rofl: A LR foi sempre foi uma caixinha de surpresas com a especificação dos caros. Ainda hoje é assim. :bolas: :ohnao:

Por isso é que há os LAND ROVER's e os outros!!! :D
Imagem
RR V8 ->Imagem

E.I.L.R. 2010 Nº.: 0025
E.I.L.R. 2012 Nº.: 0040
E.I.L.R. 2014 Nº.: 0075
G.W.R. 2014 Nº.: 012
E.I.L.R. 2016 Nº.: 0057
E.I.L.R. 2018 Nº.: 0041
E.I.L.R. 2022 Nº.: 0074
JBorges
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253

Mensagem por JBorges »

ruimarinho Escreveu:
Nem sempre! ;)

Sim, nos SI as cores eram o "sortido variado" 8) , se bem me lembro até já li (no LRSOC) alguém que tinha um SI (fire tender) original com o chassí vermelho de origem...
Imagem
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490

Mensagem por pelesapo »

Esse já está entregue ao criador.Aproveita os documentos e os aluminios, o resto é novo.€€€€€€€€ :cry: :cry: :cry: