O que considera um problema e considero um factor que e necessario ter en atencao.
Problema e quando acontece algo que ja nao e reversivel.
Claro que quem nao tiver e souber da "poda" esta lixado, mas isso e uma verdade absoluta, e como tudo na vida. (estou a escrever num teclado americano, nao tenho acentos).
Mas isto e um forum e serve para isso mesmo, para quem sabe ou tem mais experiencia, poder partilhar com os outros.
Nao precisamos de ser moralistas em demasia, basta expor os pro's e os contras e deixar o resto para cada um decidir.
Costuma-se dizer que cada cabeca sua sentenca!!!
Eu como fui chefe de oficina durante alguns anos e estudei o ramo automovel, eu como e logico, sei o que faco e os riscos que corro.
O meu carro nunca bateu no "vermelho", apenas disse que notava o ponteiro a subir, ai entao geralmente desligava o AC, que era o suficiente.
Realmente o facto de ter o botao ON/OFF ajudou muito a nunca ter problemas, mas ele nao veio com o KIT, foi eu que idealizei, comprei e apliquei... e por alguma coisa o fiz.
Mas tambem lhe vou dizer uma coisa, so quando andava com o carro muito "envenenado" e que as temperaturas subiam no verao, pois com gasoleo a mais, as temperaturas internas do motor disparam, gases de escape etc etc.
Quando andava com a box numa posicao de "auxilio", a temperatura no verao andava sempre dentro da area de seguranca.
No Outuno, inverno e primavera, o ponteiro nem se mexia.
O radiador do AC, e o primeiro, que quando o AC esta ligado, este permutador liberta calor, impedindo de o radiador de agua de receber ar fresco.
Eu referi que e preciso saber em que estado em que esta a bomba de agua, o radiador da agua e o liquido de refrigeracao (que nao deve ser agua, mas isso e uma longa historia, deve ser liquido de refrigeracao, devido as suas caracteristicas de anti corrosao), assim como o viscoso da ventoinha!!! muito importante em carros ja com uma certa Idade.
Geralmente quando o viscoso avaria, avaria "encravado", nao sendo mau para a parte de refrigeracao, pois quando nao atraca e mais complicado.
A nivel de beneficios, nao posso mais uma vez concordar consigo, A meu ver e repito, a meu ver, eu ganhava bastante, deixei de ter de usar a caixa de velocidades, reduzir em subidas, ultrapassar, etc.
Poupa-se caixa e poupa-se motor nas reducoes... (temos e de saber usar, mas isso... )
Penso que so isto ja justifica a presenca da box.
Atencao a quem tem box e chips... o consumo que aparece no Computador de bordo nao e exato, pois a box engana a centralina, geralmente o pessoal diz que gasta menos, ate provam com a leitura do Computador de Bordo, mas nao e verdade.
No meu caso gastava extamente o mesmo em estrada e gasta mais a puxar e em circuito urbano, pois temos sempre a tendencia de dar mais "gas".
Em auto estrada e fantastico, se a caixa tiver bem regulada, ate gasta mesmo menos se o percurso tiver muitas subida, visto nao recurrer tantas vezes a caixa de velocidades.
Mas como eu tinha nocao de isso e felizmente ou infelizmente so temos 2 a 3 meses de calor por ano, eu usufruia do meu chip sem problemas alguns.
Como tambem e parece-me que nao quiz entender, um motor pode avariar mesmo nao estando "chipado"
, como proprio referiu quando disse que teve problemas com um tubo roto...
Voce, por muito que queria (maneira de falar), nao consegue provar que ao se instalar uma box, obrigatoriamente o motor vai partir e ou dar problemas.
As probabilidades sao maiores??? SAO SIM SENHOR, nao posso dizer o contrario, mas isso significa o que significa.
Em tudo na vida, quando se faz alguma coisa, que pode ser material ou uma simples decisao, temos ou devemos saber as consequencias que poderam advir desse acto ou actitude e depois temos de nos aguentar as responsabilidades.
Aqui ninguem e enganado, e cada um tem de ter cabecinha, nao sabe pergunta, nao entende, volta a perguntar.
Aqui podemos realmente ajudar, mas cada um tem de tratar da sua vida, tem de saber filtrar o que ouve e o que le e so depois tomar uma decisao, seja ela qual for.
Cumprimentos
JP
SERSANRR Escreveu:Bom dia,
O problema como frisa-te e bem, é que é uma solução que necessita de controlo e supervisão, e pode ser prejudicial para quem anda distraido, ou quem tenha um momento de distracção.. Eu posso dizer que já dei cabo de uma cabeça por causa dum tubo de agua que rebentou e não me apercebi, perdeu a agua até derreter.
No teu caso dizes nunca ter tido problemas de aquecimento e depois dizes que no verão ele aquece e, ou desligas o AC ou desligas a Box. Isto é um problema de aquecimento, é o problema que eu falei, o mau dimensionamento do sistema de refrigeração, se tiveres no verão e se tiver muito quente ele vai aquecer sem ser preciso grandes coisas, basta ligares o AC... Um carro dito normal, ele iria aquecer apenas numa situação de esforço extremo e não por ligares o AC... ou fazeres uma subida mais ingreme...
No caso do teu, a box pode ser ligada e desligada internamente mas na maioria das vezes não funciona assim fica apenas ligada e se começar a aquecer no verão queima. Ainda te digo mais, existe muita gente que nem sabe o que fazer se aquecer pois o comportamento dos nossos bichos tem de ser diferente, não é um comportamento natural para o utilizador, ou seja, tens que acelerar o motor (com o pé o mais em cima possivel) para ele arrefecer inves de desacelarares para arrefecer porque ai ele vai continuar a aquecer, a refrigeração é feita por uma ventoinha que roda proporcional ao motor, isto é, quando mais roda mais arrefece.
Sinceramente, acho que pela vantagem que traz por uma box é preferivel não por, a box funciona muito bem em carros, mais velocidade, mais força para ultrapassar, menores consumos, etc.. mas num jipe acho que a fiabilidade é o objectivo principal, eu quero uma maquina para ir para a neve, para viajar, para andar no meio do nada, isto é, ir e voltar sem ficar empanado no meio de nenhures.. é claro que esta ultima parte já é uma opinião pessoal, cada um sabe o que gosta ou dá prioridade
Abraço