Instalar box de potência RR P38

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Re: Instalar box de potência RR P38

Mensagem por SERSANRR »

Bom dia,

O problema como frisa-te e bem, é que é uma solução que necessita de controlo e supervisão, e pode ser prejudicial para quem anda distraido, ou quem tenha um momento de distracção.. Eu posso dizer que já dei cabo de uma cabeça por causa dum tubo de agua que rebentou e não me apercebi, perdeu a agua até derreter.
No teu caso dizes nunca ter tido problemas de aquecimento e depois dizes que no verão ele aquece e, ou desligas o AC ou desligas a Box. Isto é um problema de aquecimento, é o problema que eu falei, o mau dimensionamento do sistema de refrigeração, se tiveres no verão e se tiver muito quente ele vai aquecer sem ser preciso grandes coisas, basta ligares o AC... Um carro dito normal, ele iria aquecer apenas numa situação de esforço extremo e não por ligares o AC... ou fazeres uma subida mais ingreme...
No caso do teu, a box pode ser ligada e desligada internamente mas na maioria das vezes não funciona assim fica apenas ligada e se começar a aquecer no verão queima. Ainda te digo mais, existe muita gente que nem sabe o que fazer se aquecer pois o comportamento dos nossos bichos tem de ser diferente, não é um comportamento natural para o utilizador, ou seja, tens que acelerar o motor (com o pé o mais em cima possivel) para ele arrefecer inves de desacelarares para arrefecer porque ai ele vai continuar a aquecer, a refrigeração é feita por uma ventoinha que roda proporcional ao motor, isto é, quando mais roda mais arrefece.

Sinceramente, acho que pela vantagem que traz por uma box é preferivel não por, a box funciona muito bem em carros, mais velocidade, mais força para ultrapassar, menores consumos, etc.. mas num jipe acho que a fiabilidade é o objectivo principal, eu quero uma maquina para ir para a neve, para viajar, para andar no meio do nada, isto é, ir e voltar sem ficar empanado no meio de nenhures.. é claro que esta ultima parte já é uma opinião pessoal, cada um sabe o que gosta ou dá prioridade :)

Abraço
nmcabecadas
master TT
master TT
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604

Mensagem por nmcabecadas »

Apesar de haver diferenças de preços e estarmos a falar de opções completamente diferentes, ocorre-me sempre se antes de investir numa box, chip ou reprogramação, quando possível, se substituir o intercooler por um de melhor desempenho não seria um caminho mais prudente e mesmo de melhores resultados a médio e longo prazo.
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0

Mensagem por jpcme »

O que considera um problema e considero um factor que e necessario ter en atencao.

Problema e quando acontece algo que ja nao e reversivel.

Claro que quem nao tiver e souber da "poda" esta lixado, mas isso e uma verdade absoluta, e como tudo na vida. (estou a escrever num teclado americano, nao tenho acentos).

Mas isto e um forum e serve para isso mesmo, para quem sabe ou tem mais experiencia, poder partilhar com os outros.

Nao precisamos de ser moralistas em demasia, basta expor os pro's e os contras e deixar o resto para cada um decidir.

Costuma-se dizer que cada cabeca sua sentenca!!!

Eu como fui chefe de oficina durante alguns anos e estudei o ramo automovel, eu como e logico, sei o que faco e os riscos que corro.

O meu carro nunca bateu no "vermelho", apenas disse que notava o ponteiro a subir, ai entao geralmente desligava o AC, que era o suficiente.

Realmente o facto de ter o botao ON/OFF ajudou muito a nunca ter problemas, mas ele nao veio com o KIT, foi eu que idealizei, comprei e apliquei... e por alguma coisa o fiz.

Mas tambem lhe vou dizer uma coisa, so quando andava com o carro muito "envenenado" e que as temperaturas subiam no verao, pois com gasoleo a mais, as temperaturas internas do motor disparam, gases de escape etc etc.

Quando andava com a box numa posicao de "auxilio", a temperatura no verao andava sempre dentro da area de seguranca.

No Outuno, inverno e primavera, o ponteiro nem se mexia.

O radiador do AC, e o primeiro, que quando o AC esta ligado, este permutador liberta calor, impedindo de o radiador de agua de receber ar fresco.

Eu referi que e preciso saber em que estado em que esta a bomba de agua, o radiador da agua e o liquido de refrigeracao (que nao deve ser agua, mas isso e uma longa historia, deve ser liquido de refrigeracao, devido as suas caracteristicas de anti corrosao), assim como o viscoso da ventoinha!!! muito importante em carros ja com uma certa Idade.

Geralmente quando o viscoso avaria, avaria "encravado", nao sendo mau para a parte de refrigeracao, pois quando nao atraca e mais complicado.

A nivel de beneficios, nao posso mais uma vez concordar consigo, A meu ver e repito, a meu ver, eu ganhava bastante, deixei de ter de usar a caixa de velocidades, reduzir em subidas, ultrapassar, etc.

Poupa-se caixa e poupa-se motor nas reducoes... (temos e de saber usar, mas isso... )

Penso que so isto ja justifica a presenca da box.

Atencao a quem tem box e chips... o consumo que aparece no Computador de bordo nao e exato, pois a box engana a centralina, geralmente o pessoal diz que gasta menos, ate provam com a leitura do Computador de Bordo, mas nao e verdade.

No meu caso gastava extamente o mesmo em estrada e gasta mais a puxar e em circuito urbano, pois temos sempre a tendencia de dar mais "gas".

Em auto estrada e fantastico, se a caixa tiver bem regulada, ate gasta mesmo menos se o percurso tiver muitas subida, visto nao recurrer tantas vezes a caixa de velocidades.

Mas como eu tinha nocao de isso e felizmente ou infelizmente so temos 2 a 3 meses de calor por ano, eu usufruia do meu chip sem problemas alguns.

Como tambem e parece-me que nao quiz entender, um motor pode avariar mesmo nao estando "chipado"
, como proprio referiu quando disse que teve problemas com um tubo roto...

Voce, por muito que queria (maneira de falar), nao consegue provar que ao se instalar uma box, obrigatoriamente o motor vai partir e ou dar problemas.

As probabilidades sao maiores??? SAO SIM SENHOR, nao posso dizer o contrario, mas isso significa o que significa.

Em tudo na vida, quando se faz alguma coisa, que pode ser material ou uma simples decisao, temos ou devemos saber as consequencias que poderam advir desse acto ou actitude e depois temos de nos aguentar as responsabilidades.

Aqui ninguem e enganado, e cada um tem de ter cabecinha, nao sabe pergunta, nao entende, volta a perguntar.

Aqui podemos realmente ajudar, mas cada um tem de tratar da sua vida, tem de saber filtrar o que ouve e o que le e so depois tomar uma decisao, seja ela qual for.

Cumprimentos
JP

SERSANRR Escreveu:Bom dia,

O problema como frisa-te e bem, é que é uma solução que necessita de controlo e supervisão, e pode ser prejudicial para quem anda distraido, ou quem tenha um momento de distracção.. Eu posso dizer que já dei cabo de uma cabeça por causa dum tubo de agua que rebentou e não me apercebi, perdeu a agua até derreter.
No teu caso dizes nunca ter tido problemas de aquecimento e depois dizes que no verão ele aquece e, ou desligas o AC ou desligas a Box. Isto é um problema de aquecimento, é o problema que eu falei, o mau dimensionamento do sistema de refrigeração, se tiveres no verão e se tiver muito quente ele vai aquecer sem ser preciso grandes coisas, basta ligares o AC... Um carro dito normal, ele iria aquecer apenas numa situação de esforço extremo e não por ligares o AC... ou fazeres uma subida mais ingreme...
No caso do teu, a box pode ser ligada e desligada internamente mas na maioria das vezes não funciona assim fica apenas ligada e se começar a aquecer no verão queima. Ainda te digo mais, existe muita gente que nem sabe o que fazer se aquecer pois o comportamento dos nossos bichos tem de ser diferente, não é um comportamento natural para o utilizador, ou seja, tens que acelerar o motor (com o pé o mais em cima possivel) para ele arrefecer inves de desacelarares para arrefecer porque ai ele vai continuar a aquecer, a refrigeração é feita por uma ventoinha que roda proporcional ao motor, isto é, quando mais roda mais arrefece.

Sinceramente, acho que pela vantagem que traz por uma box é preferivel não por, a box funciona muito bem em carros, mais velocidade, mais força para ultrapassar, menores consumos, etc.. mas num jipe acho que a fiabilidade é o objectivo principal, eu quero uma maquina para ir para a neve, para viajar, para andar no meio do nada, isto é, ir e voltar sem ficar empanado no meio de nenhures.. é claro que esta ultima parte já é uma opinião pessoal, cada um sabe o que gosta ou dá prioridade :)

Abraço
Imagem
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Bom dia,

Bem por partes, 1º nem toda a gente aqui é ou foi chefe de oficina ou estudou o ramo automovel, portanto não pode quer que todos tenham o seu conhecimento tecnico ou capacidade de analise caso as coisas corram menos bem 2º não há soluções assim assim, ou são fiaveis ou não são, se no caso do Range e falo apenas do Range, a box permite ultrapassar mais facilmente determinado limite é certo que mais dia menos dia e mesmo sem querer, basta uma distracção vão passa-lo, quando passarem choram 2500€ entre cabeça nova, juntas e o que mais rebentar.. Continuo a dizer, o range não tem dissipação termica para levar um upgrade deste genero sem fazer mais nada, alias a titulo de exemplo anda aqui um topico recente do Disco TD5 que mostra a diferença graficamente entre uma Repro VS Original. As velocidades sobem mais rapidamente mas as pressões e as temperaturas tambem e exponencialmente, e o TD5 nada tem a ver termicamente com o DSE que foi muito mal desenvolvido de raiz..

Agora só para esclarecer duas ou tres coisas:

"O radiador do AC, e o primeiro, que quando o AC esta ligado, este permutador liberta calor, impedindo de o radiador de agua de receber ar fresco."

O Radiador do AC liberta calor sim mas isso não é o problema visto que a refrigeração funciona de dentro para fora e não de fora para dentro, isto é, a ventoinha empurra o ar para a frente, e é "selado" por um plastico impedindo o ar da grelha de entrar directamente pois é empurrado pelo fluxo criado pela ventoinha. Mesmo que esteja parado, numa fila de transito por exemplo, num dia de muito calor, se ligarem o AC provavelmente vai começar a aquecer... Basta que já não esteja tudo a 100% tipo viscoso (que duram 6 meses até ficarem iguais)

O ar é projectado neste sentido:
Imagem
E bloqueado de frente pela ventoinha e por este resguardo plastico:
Imagem

"Geralmente quando o viscoso avaria, avaria "encravado", nao sendo mau para a parte de refrigeracao, pois quando nao atraca e mais complicado."

O viscoso funciona atraves de gel de silicone que reage ao calor tornando-se mais ou menos espesso e travando as "pás" que estão dentro da caixa do viscoso, controlando assim a velocidade da ventoinha. O que na maioria das vezes acontece é que o gel de silicone perde propriedades fazendo com que não fique espesso no mesmo ponto termico fazendo com que a ventoinha rode livremente e dessa forma não acompanhe a velocidade do motor, em estrada ainda acaba por ser travada pela força do vento que entra pela grelha. (isto é, não atraca como um compressor de AC e dificilmente fica encravada..

Imagem

Outra questão abordada é da de poupar a caixa... essa é uma falsa sensação, 1º porque aqui nem todos os ranges são manuais e os automaticos não têm a possibilidade de controlar a caixa da mesma forma; 2º porque essa "poupança" é feita á custo de mais gasoleo nas camaras de combustão a uma rotação mais baixa, isto é, vão meter mais combustivel na camara, o turbo não vai injectar mais pressão porque como disse é mecanico e tem de ser mexido directamente e não pela electronica e a baixa rotação vai fazer rodar menos a ventoinha e criar menos fluxo de ar, falo duma ventoinha que esteja a 100%, ou seja, mais calor nas camaras, menos capacidade de refrigeração.. Podem ver o ponteiro da temperatura parado (que só vos dá a temperatura do liquido de refrigeração e não do motor) mas garanto que a temperatura nas camaras, colectores de admissão, colectores de escape e turbo vai ser beeeemmm diferente...

Bem mas já me alongei, como disse cada um sabe de si, é uma questão de lerem e tirarem conclusões :)
Só pergunto, valerá a pena por menos 2 segundos dos 0 aos 100 pagar 2000 ou 3000€, andar preocupado e com um torcicolo no pescoço de andar sempre a olhar para os manometros para não passar "o limite" porque se não pode estoirar?
Como eu uso o jipe para explorar e viajar, prefiro ter os olhos na paisagem e pensar no hotel do que estar a pensar se está muito calor ou não e se tenho que ligar ou desligar alguma coisa... Para mim a resposta é simples.

Abraços
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Olá sersanrr e jpcme,

Penso que ambos querem dizer o mesmo,mas estão com abordagens diferentes.

Sersanrr, já deu para notar, que és contra as repro e aí respeito, mas diz-me uma coisa, a cabeça do teu não cedeu, mesmo sem repro ou box??? A porcaria de um tubo...
Quantos é que estoiraram sem ser chipados? muitos!!! houve sempre "algo" que falhou, mas já foi dito, antes de repro/box, verifiquem todo o sistema.

Eu tenho meia dúzia de kms chipado, é verdade, mas há aqui membros com muitos kms em cima e nenhum problema daí resultante, para não falarmos de membros nas Autobhan...

Já agora, quer eu e o jpcme, nunca falamos em street racers, em ganhar 2 segundos!!.. talvez tu por não teres um manual é que não entendes o "conforto" de não ter que meter uma mudança abaixo num carro com 2.5 toneladas e tracção permanente.... senão eras capaz de não ser assim tão "extremista".... ou então na cidade, teres que "esticar" a primeira, para que a segunda "pegue" ....eu estou mais relaxado agora, pois sei, se pisar o acelerador tenho resposta "imediata".... só isso.... vale.

O facto de olhar para o ponteiro da temperatura, faço-o com qualquer carro (hábito que herdei do meu pai) quando puxo por um em AE ou com o RR em trialeiras ou subir uma serra, em AE, não, porque meto o cruise nos 110/120... ;)

Ou seja, uma repro/box não dá saúde ponto, quem ler este tópico e pensar em fazer uma repro/box, que teste um "musculado", mas que se lembre e aí dou-te razao, que está a encurtar a cabeça do motor... sobretudo se andar a topo.

Quem compra um LR, está a comprar um carro diferente de um carro normal, penso que estamos de acordo em relação a isso, e há que conhecer o seu modelo, porque aí tb temos que falar dos RR VMs... "é uma m#$"a porque aquece..."....
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

Tomcat, não falei em chipar, falei de box´s... Não é a mesma coisa, uma coisa é mapeares a centralina de maneira a optimizares o jipe DENTRO dos seus parametros, outra coisa é espetares com uma box para enganares a centralina sem qualquer parametro ou mapa... Pode parece a mesma coisa mas acredita que não é nem perto...

E como disseste o Range já rebenta sem ajudas externas quanto mais com ajuda.

Abraço
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

SERSANRR Escreveu:Boas,

Tomcat, não falei em chipar, falei de box´s...
Ok, tens razão, estava a por tudo no mesmo "saco", sorry, pois realmente e perdi a "essência" do tópico, pois estamos a falar de "Boxes" e não reprogramações. :vergonha:

Se bem que pode parecer a mesma coisa, realmente na prática, o problema que alertas faz mais sentido com uma box.....
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
jpcme
master TT
master TT

Mensagem por jpcme »

Ola mais uma vez

Pois e o nosso consocio "SERSANRR" e uma pessoa moralista e isso fica-lhe muito bem.

Entendo o seu panico, porque quando nao dominamos algo, temos automaticamente medo e podemos entrar em panico.

Embora seja verdade o que diz, penso que tudo sera um erro quando somos extremistas e ou temos excesso de zelo.

Nao podemos ser mais Papistas que o Papa.

Ok, nao posso estar a defender o que nao tem defesa, mas tenho a perfeita nocao que o assunto nao e assim tao dramatico.

Eu nao defendo box's em particular nem tenho nada contra "programacoes", muito pelo contrario.

Penso que ja andamos as voltas com este assunto e e perferivel ficar por aqui, pelo menos da minha parte, pois tudo ja foi explicado (os pro's e os contras).

Ja todas as pessoas entenderam o que se pode passar caso se opte por cada uma das opcoes.

Para mim o ideal, quando se quer mais potencia, seria comprar um modelo mais apropriado, mas infelizmente nem todas as pessoas tem $$$ para o fazer, entao tentao fazer omoletes sem ovos, por uma razao ou por outra, que nao obrigatoriamente passa pelo dinheiro, existem pessoas que gostam dos modelos so que queriam que eles nao fossem tao maus...

Nao e o meu caso, Eu tive o RR 4 anos original e so coloquei a box, pois foi o que me apareceu e como foi dada de "borla" aproveitei, pois nunca gastaria um centimo a "kitar" seja que veiculo fosse, muito menos um do dia a dia.

Mas por outro lado, como tive acesso a essa box, nao resisti em experimentar, tendo conhecimento de todos os males que poderiam advir desse facto.

Nunca tive problemas que Eu entendesse que fossem problemas... se calhar tive muita sorte, como disse em outro Post...

Se calhar nao... se calhar bastou-me ter alguns cuidados... nao tendo que viver obcecado com ponteiros e ou temperaturas.

Simplesmente, tinha a nocao, que o RR nao e um carro de corrida, nem foi desenhado para andar a acelerar em Autoestrada.

No monte, sim porque o meu foi visto varias vezes no monte, nunca usei a box, pois em redutoras nao precisa.

Mas no dia a dia, o carro ficou outro, da a sensacao, que se retira no minimo 500kG.

O carro fica fantastico, em viagem, parece um carro automatico, mete-se 5 e nunca mais se tira.

A minha regulacao que usei mais tempo, estava feita de maneira a que tivesse o maximo de potencia, com o minimo de fumo, pois nao gosto muito de maquinas de fazer fumo.

Ate porque se se exagerar, muitas vezes o motor entra em safemode, nao permitindo o utilizador, passar de certos parametros... por isso nao entendo qual o panico, entendo sim os perigos, mas nao vou dizer que ao instalar um suplemento de potencia, vai ser o fim do mundo.

Para ver o que eu digo, basta olhar para os carros na rua, ja sao mais os "mexidos", dos que os de origem.

Mas como eu nao precebo nada disso, vou-me reduzir a minha insignificancia e "fechar este topico" da minha parte.

Deixo aos outros, com a sua capacidade de julgamento, que tomem as suas decisoes, cientes dos beneficios e perigos.

Felizmente, que na vida, nao gostamos todos do amarelo, alguns gostam do Roxo.

Cumprimentos
JP

P.S. Ate seria bom fazer um questionario aos donos dos P38A, para saber quem tem o que... e os problemas que tem tido, assim como as suas opinioes como simples utilizadores...
Imagem
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Bom dia,

Eu não sou extremista e não digo que não tem vantagens fazer um upgrade desses, agora, é de todo diferente fazer uma repro, por chip e por uma box.

Não vou insistir mais no assunto mas gostava apenas, para explicar a quem não está por dentro e não percebe o porque do meu ponto de vista, na repro ou chip, o mapa de gestão de motor que está embutido na centralina é optimizado mudando as curvas dentro dos parametros e valores de origem, do genero, quando atingido valor x, (valor global obtidos por varios sensores) usar parametro Y, e normalmente existe um crescimento de cavalos e binário CONTROLADO, dentro dos limites possiveis pela mecanica, (ou não se a pessoa dona do carro quiser correr esse risco) podem por exemplo transportar a curva de binario para começar mais cedo (com ajuste do turbo tambem, manualmente neste caso) e terem mais potencia em baixa rotação por exemplo.. Esta centralina funciona de modo proactivo, ou seja, recebe os dados dos sensores e envia output's para o avanço da bomba, para os sistemas que põem o motor a rodar, basicamente é ela que comanda as operações. Quando pôem uma box, a box vai simular determinada condição a fim de levar a centralina a pensar que está a sofrer determinada condição, ou seja, altera os valores de input da centralina de maneira a que esta mande output que a levem a injectar mais combustivel, a centralina neste caso vai funcionar duma maneira reactiva, vai reagir para corrigir os valores erroneos que os "sensores" estão a mandar, isto sem controlo nenhum pois a centralina vai reagir conforme "ache melhor" porque a box não controla todos os parametros (como temperaturas de admissão, massa de ar, etc) o que faz com que o combustivel injectado seja injectado sem "controlo". Para alem disso as box's embora vendidas para o veiculo X são "universais" não são feitas para um modelo especifico e não respeitam parametros especificos de determinado modelo.Basta verem como fazem a afinação da Box... rodando um "pod"... já se perguntaram o que estão a fazer? Ou porque reage o jipe dessa forma ficando todo enrolado? Isto apenas para explicar por alto o meu ponto de vista.

Apenas quis deixar a mensagem, no range e dada a sua natureza e problemas já cronicos se querem fazer, façam bem feito se não pode trazer dissabores mais dia menos dia.

Abraços
jonasserra
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 ago 2005 11:17
Land Rover: Range Rover TD VM 1991
Range Rover 2.5DSE 1998
Sócio LCP: 19

Mensagem por jonasserra »

Eu estou completamente esclarecido!!!!

O meu azar foi este post não ter aparecido bem mais cedo.....teria poupado uns bons cobres, álem do dinheiro enterrado numa box que agora está no porta-luvas..

VENDO BOX!! BOM PREÇO ;-)
One Life, Live It
Porto
ssb
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 ago 2007 14:22

Mensagem por ssb »

viva,
vou comentar a minha pouca experiencia nestes motores,em 2004 comprei bmw 525tds touring sem box com 220 000km, em 2007 o bloco estalou, resumindo tive que por outro motor(usado ) nao faço a minima ideia de quantos km tinha(comprado na sucata),mal acabou de ser instalado levou logo com uma box ,so posso dizer maravilhas fez n de viagens porto setubal problemas = 0 ,foi vendida em finais de 2008,sem qualquer de prob. de seguida comprei rover 220sdi com 240 000km e montei uma box ,levou o mesmo tratamento muitas viagens em auto-estrada ,problemas = 0 ,comprei um bmw 318is coupe de 93 em 2007 e box em cima , problemas = 0,comprei o rr 2.5 dse em agosto do ano passado e box em cima (conta com 285 000km)problemas = 0 , agora amanha vai ser reprogramado para eu ter a noção das diferenças entre a box e a repro ,mas ja andei em carros com repro mais box . portanto na minha modesta opinião não acredito que nem uma coisa nem outra estrague alguma coisa.
cpms
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

"(...) 2º não há soluções assim assim, ou são fiaveis ou não são, se no caso do Range e falo apenas do Range, a box permite ultrapassar mais facilmente determinado limite é certo que mais dia menos dia e mesmo sem querer, basta uma distracção vão passa-lo, quando passarem choram 2500€ entre cabeça nova, juntas e o que mais rebentar.. "

O Range e o Bmw 525tds partilham o mesmo motor, correcto.. mas acaba ai... é 1 ton e meia contra quase 3 ton, as caixas são diferentes, a aerodinamica é diferente, etc..

Nunca falei de outro carro, apenas falei do que já estudei acerca do Range e das suas capacidades mecanicas.

Abraços
jpcme
master TT
master TT

Mensagem por jpcme »

Imagem