Instalar box de potência RR P38

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
Moraes
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 fev 2010 08:32
Land Rover: Range Rover P38 2.5DSE
Sócio LCP: 0

Instalar box de potência RR P38

Mensagem por Moraes »

Boas pessoal,

Chegou hoje a minha box de potência que comprei a um senhor por intermédio aqui do fórum. Custou-me 45€ e o senhor foi impecável tanto nas dúvidas pré-compra, como no envio ASAP e instruções de instalação, 5 estrelas.

Mas agora fiquei a pensar em perguntar, e invés de perguntar ao senhor (que pode responder também se for o caso) perguntar em aberto aqui no fórum, para que fique a informação disponível para todas as pessoas que venham instalar boxes nos RR P31.

Há algum procedimento importante a ter em conta na instalação?

- segundo indicação do manual devo ter a chave fora da ignição para fazer a instalação, mas pergunto: Não seria melhor desligar a bateria?

Para afinar o trimpot da box, a instrução é de ir ao máximo até antes de o carro começar a ter o relanti instável.

-Devo afinar com o motor quente ou frio?

Mais outras coisas que eu possa não estar a me lembrar agora?

Obg,

JM
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
General Grabber AT2 255/65R16
16x8 -11 OffSet modulares
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
TóClantes LAND ROVER e Camel Trophy
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Re: Instalar box de potência RR P38

Mensagem por tomcat »

Boas!

Moraes, infelizmente não te posso ajudar...

Tem em atenção, se a tua Box, dá para o teu RR, parece-me que havia diferença entre os modelos anteriores e posteriores ao MY98...., mas posso estar errado....

Realmente 45€, dá que pensar.... versus uma repro ;)
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
jonasserra
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 ago 2005 11:17
Land Rover: Range Rover TD VM 1991
Range Rover 2.5DSE 1998
Sócio LCP: 19

Mensagem por jonasserra »

Olá,

Quanto às tuas duvidas não sei responder, mas eu tenho (tinha!! agora 'tá no porta-luvas) uma box no meu DSE e não quero aquilo (VENDE-SE BOX!!!)
Desconfio que os problemas que tive no motor do meu se deveram à box (bem, a cabeça do motor tb já não tava famosa...).
Parece que a box limita-se a "enganar" a centralina só faz debitar mais gasoleo para o motor, sem ter em conta outros parametros (percebo muito pouco disto, mas é mais ou menos o que me disseram).

O mais fiavel mesmo é repro ou chip.

Pensa nisso....eu não pensei e levei um estouro na carteira.

Cmprts
Joao
One Life, Live It
Porto
ssb
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 ago 2007 14:22

Mensagem por ssb »

viva,
tas redondamente enganado jonasserra,o teu motor deu "raia" não foi por causa da box,provavelmente quando instalas-te a box o teu motor ja não tava grande coisa.fui eu que vendi a box ao moraes, posso-te dizer tenho box na minha rover 220sdi que conta com quase 300 000km e no meu dse que conta com 285 000km,a melhor relação qualidade preço,agora tambem acredito que a box do teu dse nao valha nenhum.
cpms
AET
júnior TT
júnior TT
Registado: 27 fev 2007 12:16

Mensagem por AET »

Ola

Pois de boxes nao percebo nem quero perceber.

No entanto sei que uma reprogramação bem feita fica bem melhor e personalizada, alem do mais pode ficar com um interruptor para ligar e desligar

Com a reprogramação no local certo, tambem se consegue corrigir na maioria das vezes os celebres tremiliques ao ralentim!!!

Abraços
Moraes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Moraes »

Viva,

Eu como novato no fórum e no mundo LAND ROVER, não posso opinar com grande conhecimento de causa e por isso me ponho na perspectiva de pesquisa e pedido de aconselhamento.

Mas do que eu tenho lido neste e em outros fóruns especializados, parece-me que é uma unanimidade a utilização das boxes. Basta fazer uns searchs e aparecem montes e montes de tópico a dizer dos benefícios, modo de funcionamento, etc... Não me parece ter havido muitos relatos negativos em relação às boxes mas de qualquer forma sempre é bom saber se há mais pessoas que desaconselham.

Já agora aprofundando mais a questão:

Falaste em reprogramar a centralina e além do custo elevado tenho houvido dizer por ai, que os maiores pesadelos dos donos dos P38 começam quando decidem reprogramar a centralina e surgem erros. Alguém pode aprofundar o tema? Quanto custa uma reprogramação em sítio barato? alguém sabe de local mesmo fiável para o fazer?

E o Chip? Não será a mesma coisa que uma box? é que a box dentro certamente tem um dispositivo electrónico que numa perspectiva de leigo penso que possa ser o mesmo que o "chip". Aliás já vi anuncios a dizer "Chip", mas depois na fotografia aparece uma box com cabos ( Exemplo: http://saobrasdealportel.olx.pt/ranfe-r ... d-69554396 ).

De qualquer forma obrigado pelo aviso, eu quando criei o tópico foi mesmo para se trocar impressões e ficar as dicas das dúvidas que eu tive, que foram mínimas, para outros futuros utilizadores consultarem. Com este debate a tomar este cariz mais técnico, quanto melhor!

Já agora, queria reforçar a avaliação do senhor que me vendeu, como tinha dito antes sempre foi impecável em todas as fazes pre / pós venda, e hoje quando viu o tópico no fórum me telefonou imediatamente a perguntar quais as dúvidas que eu tinha, a oferecer todo o suporte necessário. Impecável. Eu expliquei que poderia ter consultado a ele em relação as pequenas dúvidas, mas que ao criar o tópico partilhava a informação com a comunidade e foi esta a intenção.

Já agora o Sr me exclareceu que: Os cabos de bateria não precisam ser desligados para fazer a instalação, a chava sim tem que estar fora da ignição. E a afinação pode se fazer com o carro frio ou quente, é igual.

Abcs,

JM
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
jonasserra
júnior TT
júnior TT
Range Rover 2.5DSE 1998

Boas,

Pode ser que esteja enganado, que o motor do meu carro foi-se por ele e não pela box....alias, eu deste assunto desde nada até coisa nenhuma eu percebo.
Mas as informações que recolhi até ao momento apontam para uma ajuda da "box" na degradação do estado do motor....nestas coisas uma coisa leva à outra..

Tambem me interessa ter mais informação acerca desde topico, pois a mim, a box não me convenceu (e pelas opnioes que por aí andam parece ser mais benéfico para o sistema de alimentação e motor a tal reprogramação/chip....mas isso é o peixe que por aí vendem....tb se diz que as boxes são a melhor opção...enfim..)

A minha inclinação para a repro/chip deve-se à opniao do meu mecânico (Sr Domingos Auto B-S ....e não, não faz parte dos serviços dele), de varios utilizadores aqui do forum, e de um reprogramador (ok...aqui pode haver uma certa opniao tendenciosa).
Transcrevo a opnião dele:
"...relativamente a box's não aconselho! sinplesmente altera a tensão do actuador de debito da bomba sem qualquer tipo de adaptação de avanços, correções de temperatura, etc, etc, etc apenas engana a centralina.... tudo o que é consumos no computador de bordo.... é tudo mentira!!!
a reprogramação trata-se de uma modificação da gestão electronica do proprio motor, em que esse tal "mapa" de gestão está inserido no tal "chip" (neste caso são dois) que toda a gente fala! portanto chip ou reprogramação é exactamente a mesma coisa!..."

Claro que tambem já li das possiveis desvantagens deste metodo - possibilidade de causar erros ao aceder à BeCM.

Os defensores das boxes que se cheguem à frente.

É a minha contribuição como "consumidor", não defendo nem "reprogramadores" nem "boxeiros", apenas quero o melhor para o meu carro.

Cmprts
One Life, Live It
Porto
Luis DiscoTd5
master TT
master TT
Registado: 15 abr 2006 23:17
Land Rover: Discovery 300 Tdi MMC * Vendido *
Discovery Td5 Se 11/2000 " El Chibico II"
Sócio LCP: 624

Mensagem por Luis DiscoTd5 »

Por tudo que vi, todos os meus carro s em que é possivel estao reprogramados....Menos o disco......, a box não tem sequer comparaçao com uma repro, por isso aparecem tantas à venda.... a repro dá uma alma ao motor que a box simplesmente não chega lá.

pelo menos as que testei.... curiosamente no carro novo em que instalei a box tive problemas de motor, mas pode ser coincidência.....

Uma repro anda na casa dos 250 € , por isso nem se aproxima dos valores falados pela box.

Na minha opinião depois de muito motores reprogramados só aconselho a reprogramaçao.... quanto a fiabilidade não me posso adiantar muito mais..... nenhum dos carros reprogramados me passou dos 100.000 Km, vendo sempre antes.....
Imagem
O MEU MAIL CORRECTO É LUIS.COSTA@GESE.PT ( depois tenho de mudar o da imagem )
ssb
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 ago 2007 14:22

Mensagem por ssb »

viva,
tambem nao tenho duvidas que uma repro é muito melhor que uma box, mas acho que a box tem uma relação qualidade/preço.
cpms
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Boa tarde,

Bem na minha opinião, esqueçam as box's no P38... Ou pelo menos considerem fazer um upgrade á refrigeração no caso das boxs/repro/chip... Como foi dito e bem a box apenas mexe com o debito de gasoleo, ponto. Consegue mais andamento através da injecção de mais combustivel, nem a pressão do turbo pode ser gerida... Com o maior débito vem a maior combustão e maior temperatura, o gasoleo não queimado ou em excesso acaba por ser queimado já nos colectores fazendo com que a temperatura do turbo e escape aumente drasticamente, a dissipação termica no range é muito muito fraca, eu consigo por o meu ponteiro de origem a subir se puxar por ele no mato a sério, quanto mais se tiver a injectar ainda mais combustivel.. depois lá vem uma cabeça estalada... Comparar um box instalada num rover e num range que pesa o dobro não é bem a mesma coisa...

De qualquer forma, a box é feita para "iludir" o sistema e levar a ECU a pensar que está a sofrer determinada condição que não é real. Pode levantar problemas na questão da gestão electronica do carro.

Reprogramação consiste em reprogramar os mapas existentes na ECU (nas Eprom existentes) de maneira a optimizar o veiculo, (ex. mais força, mais ponta, menos consumo, etc)

Chip consistem em trocar essas Eprom por completo por outras com o mapa diferente.. (das 3 para mim acho que esta solução é a mais vantajosa pois permite voltar á configuração de origem se algo correr mal)
No range face as suas especificidades acho que o melhor é mesmo este ultimo, pois permite alterar realmente o mapeamento e construir uma solução á medida por exemplo para lhe dar mais força antes das 2000 que é onde mais falha a potencia, e aqui as boxs por norma não tocam.

Peço desculpa pela opinião contraria.

Abraço
jonasserra
júnior TT
júnior TT
Range Rover 2.5DSE 1998

E nem mais!!!

O Sersan fez um excelente resumo e muito bem fundamentado.

Pelos vistos, eu no meu parco saber sobre este assunto, não estava assim tão enganado....a culaça poderia não estar como nova, mas a "box" veio definitivamente acabar com ela.

Mas a minha "box" não valer nenhum, aí é o caro ssb que está plenamente enganado, pois aliviou-me a carteira em cerca de 300aerios (instalada na JOP).....chiça...se este topico tivesse aparecido o ano passado...

Alguem quer comprar uma box? ;-)
One Life, Live It
Porto
Moraes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Moraes »

Eu acho que ninguém tem que pedir desculpa por estar a ajudar partilhando a sua opinião e ponto de vista. Aliás é de louvar, e deverei levar em consideração na minha decisão de colocar ou não a box, certamente que depois desta informação irei pesquisar muito, muito mais e pensar duas vezes antes de instalar, independentemente de já ter a box.

Mas ao mesmo tempo continuo na mesma opinião do vendedor. Impecável, prestável, nada de mal a apontar, me vendeu algo que eu queria e deu todo o suporte. Se eu decidir não instalar, é uma questão pessoal de entendimento após maior investigação, mas eu jamais iria me por numa postura de "embarretado", pois não é o caso, de todo.

Abcs,

JM
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Boas!

Recentemente reprogramei a minha "besta", tive varias variantes, até encontrar a que ficou.
(Só para terem a ideia, tive uma que as luzes do TC ligaram numa 3ª a fundo ao fazer uma rotunda, é claro que chovia ;) )

Como tenho que mudar de pneus e tenho vibrações a partir dos 130.... nunca me preocupei muito com a velocidade máxima, aliás se fosse pela velocidade tinha comprado uma Volvo T5...

Nunca fiz a média após a reprogramação, mas o CB está nos 10.6, e antes estava nos 13l.

O facto mais agradável é a sua entrega em baixas, p.e., cruzamento em 3º e rotações a 1000 e mudança de sentido e ele não se queixou e começou a desenvolver.....
Dou por mim as vezes a "saltar" uma mudança, tipo passar de 3ª para 5ª....dado a entrega em baixas.....

Mas sinceramente antes de fazerem uma reprogramação, aconselho a fazerem uma lavagem ao intercooler, verificarem o vosso turbo e respectivo medidor de pressão, bem como pensarem num KN( eu ainda não tenho)...
Outra coisa, se o vosso RR está a fazer fumo, ou então acham que ele está mais lento ou "bêbado", nao se metam a fazer uma repro.

Quem for fazer uma repro, aconselho a pedirem para colocarem um "socket" em vez de soldarem a nova Eprom.
E é claro, fiquem com a antiga Eprom.

Como não tenho o ponteiro do meu RR nas 12 horas, devo dizer que não notei "aumentos" de temperatura após a Repro.

Boa sorte com as repros, mas com moderação.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0

Mensagem por jpcme »

Ola

Vou comecar por dizer que neste forum assim como em todo o lado, nota-se por demais a falta de informacao (cultura de cafe) e jogos de interesse.

Mas vamos la ao que interessa.

1o A box nao faz mal algum ao motor (ponto final), quando usada com algum bom senso, se se andar sempre a "derreter" e logico que o motor vai sofrer danos prematuros, mas para isso nao precisamos de uma box, basta andar asempre a derreter, que conseguimos destruir um motor, pois o motor e uma maquina e como todo na vida, ate nos os animais, se puxarmos para alem do limite... antecipamos o fim!

Na minha humilde teoria, uma box, reprogramacao, seja o que for, ate pode eventualmente, poupar muito material, pois nao se recorre tantas vezes a caixa de velocidades, etc, etc, provocando um menor desgaste de todo o conjunto.

Se utilizarmos o upgrade de potencia, para usufruir a 200% dessa mesma potencia... ja diria alguem : Meu amigo, nao ha milagres...

Quanto a instalacao:

A instalacao e muito simples, mas convem que quem a faca saiba seguir um esquema e tenha ferramentas adquedas (pricipalmente ferramentas de electricidade e electronica, como ferro de soldar, alicates de descarnar e terminais adquados).

Pode-se por seguranca desligar a bateria, nao e preciso, mas por seguranca sera melhor, assim evita-se curtos circuitos.

Segue-se o esquema, intercepta-se as devidas linhas, liga a tensao ou corrente, como lhe queiram chamar, et voila.

Para a afinacao, no meu caso, eu tive uma dica de uma das pessoas que mais entende de BMW no norte, senao no Pais, que foi da Vilauto (vila real) do Eng Manuel Pedro Fernandes.

Off record ele disse a brincar/ serio:

- com o motor quente, rodar o "parafuso sem fim" ate o o ralenti comecar a "embrulhar".

- depois tirar duas voltas a esse parafuso e a afinacao esta pronta.

Porque eu disse a "brincar", pois essa sera supostamente a afinacao mais "envenenada"

Por isso depois fica ao encargo do dono do carro.

- Aperta-se ate o relanti "embrulhar" e depois tiras-se 2 a 4 voltas, ou o que o dono do veiculo achar suficiente.

Esta afinacao depende muito do tipo de cliente, se e daqueles que quer cavalos, cavalos e nao se importa com o fumo, se e uma pessoa que quer um aumento de potencia sem grandes "alaridos e fumos".

Algum fumo um motor a diesel dessa altura vai fazer, o problema sao os exageros!!!

O que eu aconcelho e dar uma afinacao entremedia (tirar 4 voltas) ir exprimentar, depois poe-se ou tira-se, ate se estar satisfeito.

Para terminar, no meu caso, o "Ship", que coloquei no meu P38A de 1996, veio de uma carrinha 525TDS, aparte disso eu perguntei se poderia colocar um botao ON/OFF, e foi-me dito que sim.

Por isso passei um botao para dentro do carro e assim de dentro do habitaculo podia sempre ligar e desligar a box conforme eu entendia.

Ja agora digo mais uma coisa pois vao perguntar, a box pode sim ser LIGADA e DESLIGADA inclusive em andamento, nao tem mal algum, o meu sempre andou assim.

As vezes andava com a box desligada e quando precisava de potencia, ligava-a e entrava o "Turbo" ;)

Aparte disso ela andava sempre ligada, mas por exemplo eu desligava, quando ia ao centro de inspeccoes... depois eu perguntava como estava o carro a nivel de fumos e eles diziam: Muito bom, muito bom...

Recebia o papel, ligava a box e sai-a do centro a rir e a "rasgar".

Enfim, manias e maluquices de quando se e mais novo.

Mais uma vez espero ter ajudado.

Cumprimentos
JP
Imagem
Moraes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Moraes »

Boas,

Tudo 100%, obrigado!

Mas a parte das voltas no parafuso é que não batem... É que a afinação é feita num Trimpot, aquilo deve dar no máximo 300º de curso, creio que não dá nunca mais que 360º (normalmente trimpots não dão), portanto não será mecanicamente possível voltar duas, nem 4 voltas.

Realmente esta parte nem consigo imaginar que componente electrónico variável é que dá assim tantas voltas, os potenciometros que conheço não dão 4 voltas.

Mas eu se calhar vou recorrer aos botões sim, por acaso é boa ideia interromper quando quisermos, até podemos testar melhor a eficiencia energética e a eficácia de desempenho.

Abcs e obg,

JM
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
jpcme
master TT
master TT

Mensagem por jpcme »

Caro Moraes

Eu dei o exemplo do meu Chip, que por sinal e de um sistema diferente do seu e sendo assim, voltamos ao inicio.

Quanto ao tripot ou potenciometro... no meu caso eu tinha um do tipo multi voltas, nao sabendo o que, sempre pode ver no Google e digitar "potenciometro multivoltas" e ver.

Ele roda sempre como um parafudo sem fim e fazendo fariar a resistencia em ciclos.

O sistema depois sabe interpretar digitalmente o que se esta a fazer no potenciometro.

Mas eu nao sou Eng Electrotecnico e nao quero estar para aqui a dizer asneiras, se alguem quizer ajudar...

Eu sei para mim e pouco.

Mas conclusao, no seu caso tera de mandar um email para o fabricante, para ver os parametros que a fabrica recomenda.

Tem a certeza que o potenciometro nao e multivoltas?

Ja tentou fazer 360 com ele?

Verifique tudo

Se realmente for um trimpot tradicional (e raro mas pode ser, dependente da arquitectura do fabricante) tera de pedir ao fabricante o que ele recomenda e quais os procedimentos.

Cumprimentos
JP
Moraes Escreveu:Boas,

Tudo 100%, obrigado!

Mas a parte das voltas no parafuso é que não batem... É que a afinação é feita num Trimpot, aquilo deve dar no máximo 300º de curso, creio que não dá nunca mais que 360º (normalmente trimpots não dão), portanto não será mecanicamente possível voltar duas, nem 4 voltas.

Realmente esta parte nem consigo imaginar que componente electrónico variável é que dá assim tantas voltas, os potenciometros que conheço não dão 4 voltas.

Mas eu se calhar vou recorrer aos botões sim, por acaso é boa ideia interromper quando quisermos, até podemos testar melhor a eficiencia energética e a eficácia de desempenho.

Abcs e obg,

JM
Imagem
Moraes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Moraes »

É um trimpot normalissimo sem dúvida, e as instruções são de avançar até ao motor começar a "embrulhar" e depois voltar um pouquinho.

Eu desconhecia a existência de pots multi volta, mas penso que estamos a falar de um mesmo processo de afinação, apenas com diferença na "resolução".

Obg e abcs,

JM
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Boa noite,

Pegando aqui numas frases:

Ola

Vou comecar por dizer que neste forum assim como em todo o lado, nota-se por demais a falta de informacao (cultura de cafe) e jogos de interesse.Mas vamos la ao que interessa.

1o A box nao faz mal algum ao motor (ponto final), quando usada com algum bom senso, se se andar sempre a "derreter" e logico que o motor vai sofrer danos prematuros, mas para isso nao precisamos de uma box, basta andar asempre a derreter, que conseguimos destruir um motor, pois o motor e uma maquina e como todo na vida, ate nos os animais, se puxarmos para alem do limite... antecipamos o fim!

Por acaso achei piada ao comentario sobre a cultura de café e jogos de interesses... então não faz mal nenhum... correctissimo... depois a seguir diz, se andar sempre a derreter destroi o motor... decida-se, ou faz mal, ou não faz... Ah e tal as balas não matam... as pessoas é que se metem á frente...

Se atascar num lamaçal com o P38 sabe quando é que puxa "para alem do limite"? Posso dizer por experiencia propria que é muito facil passar o limite e que já vi a minha agulha de origem a subir de meio para cima algumas vezes ( o meu e não só o meu)... e o meu está de origem, é que uma coisa é andar na estrada a "morrer".. sem passar dos 100/120 outra coisa é puxar pelo jipe a subir ou a rebocar um barco por exemplo.

A box até pode resultar noutros carros... mas num P38 para alem de não atingir a faixa que deve, ou seja, abaixo das 2000rpm, pode trazer problemas de sobreaquecimento, como já frisei antes, o range tem um mau dimensionamento termico e aquece com alguma facilidade em situações mais exigentes (mesmo que esteja a 100%)... ah e o fumo preto para quem não sabe é gasoleo não queimado é porque o sistema não está optimizado.. Outra coisa, o turbo do P38 é inteiramente mecanico, ao contrario da bomba injectora, logo para se obter um consumo/performance optimizado mesmo precisa de ser feita outras operações na maquina para alem duma box.

Eu já nem falo do sistema electronico do P38 que provavelmente vou baralhar a malta toda, compromissos por exemplo entre BeCM e EDC, continuo a achar piada quando vejo aqui falar nas oficinas como se o range fosse mais um carro qualquer, felizmente (infelizmente para a maioria, é tudo uma questão de ponto de vista) o range tem uma gestão unificada pela BeCM e tudo passa por ela, foi pioneiro e quase experiencia unica no mundo automovel com tudo o que de bom e mau isso acarreta.

Quando se vem para aqui dizer que isto é tudo "falta de informacao (cultura de cafe)" convem fundamentar as coisas e não dizer apenas: "A box nao faz mal algum ao motor (ponto final)"...
Estamos aqui para discutir questões tecnicas, realistas e verdadeiras, dizer que não faz mal e depois a seguir dizer que afinal dependende do pé de cada um não me parece muito logico.

Falo por mim claro..
jpcme
master TT
master TT

Mensagem por jpcme »

Tem toda a razao

Retiro o que disse, e realmente o uso de uma box e muito prejudicial para o motor, ja para nao falar no mal que fazemos a natureza com o excesso de poluicao.

Realmente estava a ver mal o problema

O melhor mesmo e manter o carro de origem e se nao se gostar a solucao e comprar outro modelo.

peco desculpa pela minha mensagem anterior, mas realmente Eu nao tinha razao, nao estava bem a ver o problema ou so vi um dos lados do problema.

Errei, eu assumo

Cumprimentos
JP

SERSANRR Escreveu:Boa noite,

Pegando aqui numas frases:

Ola

Vou comecar por dizer que neste forum assim como em todo o lado, nota-se por demais a falta de informacao (cultura de cafe) e jogos de interesse.Mas vamos la ao que interessa.

Por acaso achei piada ao comentario sobre a cultura de café e jogos de interesses... então não faz mal nenhum... correctissimo... depois a seguir diz, se andar sempre a derreter destroi o motor... decida-se, ou faz mal, ou não faz... Ah e tal as balas não matam... as pessoas é que se metem á frente...

Se atascar num lamaçal com o P38 sabe quando é que puxa "para alem do limite"? Posso dizer por experiencia propria que é muito facil passar o limite e que já vi a minha agulha de origem a subir de meio para cima algumas vezes ( o meu e não só o meu)... e o meu está de origem, é que uma coisa é andar na estrada a "morrer".. sem passar dos 100/120 outra coisa é puxar pelo jipe a subir ou a rebocar um barco por exemplo.

A box até pode resultar noutros carros... mas num P38 para alem de não atingir a faixa que deve, ou seja, abaixo das 2000rpm, pode trazer problemas de sobreaquecimento, como já frisei antes, o range tem um mau dimensionamento termico e aquece com alguma facilidade em situações mais exigentes (mesmo que esteja a 100%)... ah e o fumo preto para quem não sabe é gasoleo não queimado é porque o sistema não está optimizado.. Outra coisa, o turbo do P38 é inteiramente mecanico, ao contrario da bomba injectora, logo para se obter um consumo/performance optimizado mesmo precisa de ser feita outras operações na maquina para alem duma box.

Eu já nem falo do sistema electronico do P38 que provavelmente vou baralhar a malta toda, compromissos por exemplo entre BeCM e EDC, continuo a achar piada quando vejo aqui falar nas oficinas como se o range fosse mais um carro qualquer, felizmente (infelizmente para a maioria, é tudo uma questão de ponto de vista) o range tem uma gestão unificada pela BeCM e tudo passa por ela, foi pioneiro e quase experiencia unica no mundo automovel com tudo o que de bom e mau isso acarreta.

Quando se vem para aqui dizer que isto é tudo "falta de informacao (cultura de cafe)" convem fundamentar as coisas e não dizer apenas: "A box nao faz mal algum ao motor (ponto final)"...
Estamos aqui para discutir questões tecnicas, realistas e verdadeiras, dizer que não faz mal e depois a seguir dizer que afinal dependende do pé de cada um não me parece muito logico.

Falo por mim claro..
Imagem
jpcme
master TT
master TT

Mensagem por jpcme »

Nao querendo instalar a confusao, so queria dizer que entao devo ter sido uma pessoa cheia de sorte, pois o meu P38A, nunca aqueceu, durante os 5 anos em que esteve na minha mao.

Deu alguns problemas, mas de aquecimento nunca, se calhar foi sorte, nao questiono este facto.

Se eu sabia, nunca na vida tinha colocado a box...

Realmente no verao, nos dias de mais calor em auto estrada e com o AC ligado, o ponteiro da temperatura subia, e eu das duas uma ou desligava a box, ou desligava o AC, que era o suficiente.

Por isso disse que tudo na vida tem de ser usado com bom censo e moderacao.

No monte e no resto do ano, nunca tive mais problemas de aquecimento

No verao nunca deixei o ponteiro chegar a pontos de poder danificar o motor, pois estava sempre atento, e para reforcar a temperatura so subia quando puxava um pouco mais... la esta, desde que nao abusa-se, o motor portava-se bem.

Quando se faz uma alteracao, e claro que estamos a alterar varios parametros e sujeitamo-nos a que hajam ou aparecam complicacoes.

Ha que saber o estado da bomba de Agua, radiador, liquido de refrigeracao, estes elementos convem que estejam a funcionar muito bem e como o nosso colega disse, mesmo assim, ha que ter cuidados, pois nao foram dimensionados para tal esforco.

Claro que se puxar um atrelado ou manter uma velocidade elevada em autoestrada, usar o AC, a refrigeracao fica comprometida.

Mas para isso que somos animais racionais e temos de saber o que se tem e ter os devidos cuidados.

Se se e uma pessoa que nao quer ter esses cuidados, SEM SOMBRA DE DUVIDA, MAIS VALE MANTER O MOTOR DE ORIGEM e mesmo assim ha que ter cuidados.

E uma verdade absoluta

Cumprimentos
JP
Imagem