andar com a bola do reboque no lr dá multa
-
joao santos
- iniciante TT

- Registado: 31 jan 2008 16:59
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- RTI: 0
-
joao santos
- iniciante TT

- rangerover
- júnior TT

- Registado: 17 ago 2005 12:26
- hugocvaz
- master TT

- Registado: 16 jun 2006 15:50
- Land Rover: Serie III
- Sócio LCP: 1776
- RTI: 627
- hugocvaz
- master TT

- Registado: 16 jun 2006 15:50
- Land Rover: Serie III
- Sócio LCP: 1776
- RTI: 627
- jonasserra
- júnior TT

- Registado: 04 ago 2005 11:17
- Land Rover: Range Rover TD VM 1991
Range Rover 2.5DSE 1998 - Sócio LCP: 19
Viva,
O meu RR VM trazia bola de reboque....no primeiro ano que o levei á inspecção, nada disseram acerca da bola (nem das palas, que não tinha).
No segundo ano, chumbaram o carro por não ter palas e avisaram-me que a policia multava devido á bola de reboque.
Foi re-inspeccionado com as palas novas e sem a bola de reboque e passaou sem mais.
(o resto da estrutura de reboque lá está).
Cumprimentos
Joao Serra
PS: lembrem-se que o desconhecimento da lei não é atenuante, convem andar sempre informado.
O meu RR VM trazia bola de reboque....no primeiro ano que o levei á inspecção, nada disseram acerca da bola (nem das palas, que não tinha).
No segundo ano, chumbaram o carro por não ter palas e avisaram-me que a policia multava devido á bola de reboque.
Foi re-inspeccionado com as palas novas e sem a bola de reboque e passaou sem mais.
(o resto da estrutura de reboque lá está).
Cumprimentos
Joao Serra
PS: lembrem-se que o desconhecimento da lei não é atenuante, convem andar sempre informado.
- CesarAraujo
- júnior TT

- Registado: 15 mar 2007 20:48
- Land Rover: Dicovery 300tdi 1996
- Sócio LCP: 2718
-
joao santos
- iniciante TT

pois.. mas nao são os guardas que tem a culpa mas sim os comandantes de postos e os oficiais.. pois se um guarda tira a bola de reboque e alguem a leva para onde nao deve depois esta tudo tramado.. o que a tirou é k é desgraçado e vai ter que a pagar.. pois na guarda é tipo governo quem esta la no cimo nao sabe nem percebe nada do que o que é andar na estrada
- terracotta
- maníaco TT

- Registado: 02 mai 2006 00:25
- Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
-------------------------- - Sócio LCP: 910
- madmaxpt
- júnior TT

- Registado: 04 jul 2006 22:38
- Land Rover: Modelo Série 3
Tipo 109
Motor 2,1/4 Diesel
Ano 1972 - Sócio LCP: 2188
Ora bem,
Isto resume-se ao seguinte, nos LR antigos, não posso precisar até que data, não dá multa por duas razões:
1º - Os Séries e até os defenders têm os apoios laterais que aumentam de origem o comprimento dos mesmos pelo que normalmente mesmo com bola de reboque não ultrapassam a medida do veículo ( se não também tínhamos de tirar os mesmos)
2º - Porquê essa lei foi implementada à relativamente pouco tempo ( vou tentar ter a data certa ) pelo que não cobre veículos antigos assim como por exemplo se passa com os cintos de segurança.
Depois digo algo sobre a data da publicação da lei em questão.
Bons passeios
Joel Silva
Isto resume-se ao seguinte, nos LR antigos, não posso precisar até que data, não dá multa por duas razões:
1º - Os Séries e até os defenders têm os apoios laterais que aumentam de origem o comprimento dos mesmos pelo que normalmente mesmo com bola de reboque não ultrapassam a medida do veículo ( se não também tínhamos de tirar os mesmos)
2º - Porquê essa lei foi implementada à relativamente pouco tempo ( vou tentar ter a data certa ) pelo que não cobre veículos antigos assim como por exemplo se passa com os cintos de segurança.
Depois digo algo sobre a data da publicação da lei em questão.
Bons passeios
Joel Silva
-
ludo
- júnior TT

- Registado: 24 out 2006 16:48
Esta história da bola é um absurdo, só mesmo neste canto à beira-mar plantado.
O meu disco Td5 tem bola e esta (se sair??) apenas sai milimetros do veículo. Se baterem por trás esta apenas poderá entrar dentro da outra viatura os mesmos milimetros que tem de saliência, pois toda a restante estrutura embate no parachoques.
Mas se está em causa os estragos de quem nos bate por de trás, então terão de repensar muita coisa nos veiculos TT, como por exemplo a altura.
E se nos bate na traseira um ferrari ou um lamborguini. Este vai entrar por de baixo do nosso e ficar esmagado. A culpa é nossa?? Bem mas para hevitar isso alguém ainda vai dizer que os TT não podem ter mais de 10 cm de altura ao solo por motivos de segurança... dos outros
. 
O meu disco Td5 tem bola e esta (se sair??) apenas sai milimetros do veículo. Se baterem por trás esta apenas poderá entrar dentro da outra viatura os mesmos milimetros que tem de saliência, pois toda a restante estrutura embate no parachoques.
Mas se está em causa os estragos de quem nos bate por de trás, então terão de repensar muita coisa nos veiculos TT, como por exemplo a altura.
E se nos bate na traseira um ferrari ou um lamborguini. Este vai entrar por de baixo do nosso e ficar esmagado. A culpa é nossa?? Bem mas para hevitar isso alguém ainda vai dizer que os TT não podem ter mais de 10 cm de altura ao solo por motivos de segurança... dos outros
-
ludo
- júnior TT

- Registado: 24 out 2006 16:48
Não faço intenções de retirar a bola. Se alguém me bater por trás o mássimo que me disponho a pagar será a multa, pois quanto aos seguros esses que me obriguem a pagar o estrago do outro em tribunal.
Já agora, e se eu for a 80
e tiver que travar e o indigena
que vem a trás a 120 naõ se apreceber da travagem e bater... será que o estrago da bola será tão evidente?? Só se for o estrago nalguma das bolas do condutor... 
Já agora, e se eu for a 80
- terracotta
- maníaco TT

- Registado: 02 mai 2006 00:25
- Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
-------------------------- - Sócio LCP: 910
Obviamente se bater a 120Km/h não se vai notar o estrago da bola... pois vai ficar tudo partido...ludo Escreveu:Já agora, e se eu for a 80e tiver que travar e o indigena
que vem a trás a 120 naõ se apreceber da travagem e bater... será que o estrago da bola será tão evidente?? Só se for o estrago nalguma das bolas do condutor...
Mas se bater a 40Km, onde os estragos são minimos, a bola de reboque faz bastantes estragos, principalmente as bolas que são demasiado saidas da carroçaria.
- Carregal
- júnior TT

- Registado: 02 fev 2009 10:29
- Land Rover: RR 300Tdi Classic - 1994
EX:
LAND ROVER Serie - 1973
RR 2.5 DSE - 2000 - Sócio LCP: 334
Re: andar com a bola do reboque no lr dá multa
Decreto-Lei n.º 151/2008
de 30 de Julho
ANEXO
REGULAMENTO RELATIVO ÀS SALIÊNCIAS EXTERIORES DOS AUTOMÓVEIS
CAPÍTULO I
Generalidades, definições, pedido de homologação CE, homologação CE, prescrições gerais, prescrições especiais e conformidade da produção
SECÇÃO I
Generalidades e definições
Artigo 1.º
Generalidades
1 — As prescrições constantes do presente capítulo não se aplicam aos retrovisores exteriores nem às esferas dos dispositivos de reboque.
2 - ...
Artigo 2.º
Definições
Para efeitos do disposto no presente Regulamento, entende-se por:
a)«Aresta exterior extrema do veículo em relação aos lados do veículo» o plano paralelo ao plano longitudinal médio do veículo e tangente à sua aresta exterior lateral e, em relação às partes frontal e traseira, o plano transversal perpendicular ao veículo e tangente às suas arestas exteriores frontal e traseira, não contando com a saliência:
i) Dos pneus, perto do seu ponto de tangencia com o solo e das válvulas para o controlador de pressão;
ii) De todos os dispositivos antiderrapantes montados nas rodas;
iii) Dos retrovisores;
iv) Das luzes indicadoras de direcção laterais, luzes de gabarito, luzes de presença à frente e à retaguarda ou laterais e luzes de estacionamento;
v) Dos pára-choques, do dispositivo de reboque e do tubo de escape, em relação às extremidades à frente e à retaguarda;
b) «Dimensão da saliência de um elemento instalado num painel» a dimensão determinada pelo método descrito no artigo 29.º do presente Regulamento;
c)«Homologação do veículo» a homologação de um modelo no que diz respeito às suas saliências exteriores;
d)...
de 30 de Julho
ANEXO
REGULAMENTO RELATIVO ÀS SALIÊNCIAS EXTERIORES DOS AUTOMÓVEIS
CAPÍTULO I
Generalidades, definições, pedido de homologação CE, homologação CE, prescrições gerais, prescrições especiais e conformidade da produção
SECÇÃO I
Generalidades e definições
Artigo 1.º
Generalidades
1 — As prescrições constantes do presente capítulo não se aplicam aos retrovisores exteriores nem às esferas dos dispositivos de reboque.
2 - ...
Artigo 2.º
Definições
Para efeitos do disposto no presente Regulamento, entende-se por:
a)«Aresta exterior extrema do veículo em relação aos lados do veículo» o plano paralelo ao plano longitudinal médio do veículo e tangente à sua aresta exterior lateral e, em relação às partes frontal e traseira, o plano transversal perpendicular ao veículo e tangente às suas arestas exteriores frontal e traseira, não contando com a saliência:
i) Dos pneus, perto do seu ponto de tangencia com o solo e das válvulas para o controlador de pressão;
ii) De todos os dispositivos antiderrapantes montados nas rodas;
iii) Dos retrovisores;
iv) Das luzes indicadoras de direcção laterais, luzes de gabarito, luzes de presença à frente e à retaguarda ou laterais e luzes de estacionamento;
v) Dos pára-choques, do dispositivo de reboque e do tubo de escape, em relação às extremidades à frente e à retaguarda;
b) «Dimensão da saliência de um elemento instalado num painel» a dimensão determinada pelo método descrito no artigo 29.º do presente Regulamento;
c)«Homologação do veículo» a homologação de um modelo no que diz respeito às suas saliências exteriores;
d)...
ABR LAND CARREGAL
- Fireman_da_praia
- júnior TT

- Registado: 11 dez 2006 22:35
- Land Rover: Range Rover Classic
5 Portas
1994
Alarme: Chico - Sócio LCP: 2033
andar com a bola do reboque no lr dá multa
Boas!
No meu range ando sempre com a bola de reboque e até hoje não tive qualquer problema com a dita.
Se olharmos á maioria dos "jipes" da GNR quase todos têm bola de reboque e para lá dos limites da viatura.
Normalmente até circulo com reboque. se cada vez que andar sem o reboque tiver de desapertar os 4 parafusos vou dar em doido!
Cumprimentos
No meu range ando sempre com a bola de reboque e até hoje não tive qualquer problema com a dita.
Se olharmos á maioria dos "jipes" da GNR quase todos têm bola de reboque e para lá dos limites da viatura.
Normalmente até circulo com reboque. se cada vez que andar sem o reboque tiver de desapertar os 4 parafusos vou dar em doido!
Cumprimentos
- Jorge Albuquerque
- caloiro TT

- Registado: 30 nov 2009 00:05
- Land Rover: Defender Td5 2005
- Sócio LCP: 0
Ora boas meus caros amigos?.....
Ao que li a cerca das bolas de reboque, pelos vistos ninguem acertou na mosca.
Ora entao aqui vai uma explicção.
Qualquer carro pode andar com a bola de reboque, mesmo que ultrapasse os limetes dos veiculos, desde que no livrete esteja averbado o peso rebocavel.
Se estiver o peso averbado nao é nescessario retirar. Era o que mais faltava.....
O meu LR ja la foi duas vez e nem sequer falam nisso.
Ja tive um 320d e tb passava porque teem o peso averbado no livrete na Categoria Peso Rebocavel
Ao que li a cerca das bolas de reboque, pelos vistos ninguem acertou na mosca.
Ora entao aqui vai uma explicção.
Qualquer carro pode andar com a bola de reboque, mesmo que ultrapasse os limetes dos veiculos, desde que no livrete esteja averbado o peso rebocavel.
Se estiver o peso averbado nao é nescessario retirar. Era o que mais faltava.....
O meu LR ja la foi duas vez e nem sequer falam nisso.
Ja tive um 320d e tb passava porque teem o peso averbado no livrete na Categoria Peso Rebocavel
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Viva Jorge Albuquerque
existe outro post com essa explicação...
fez muito bem repescar o dito...
existe outro post com essa explicação...
fez muito bem repescar o dito...
Jorge Albuquerque Escreveu:...Qualquer carro pode andar com a bola de reboque, mesmo que ultrapasse os limetes dos veiculos, desde que no livrete esteja averbado o peso rebocavel.
Se estiver o peso averbado nao é nescessario retirar...