perguntas sobre um RR TDI

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
jmig
júnior TT
júnior TT
Registado: 16 jul 2006 01:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

perguntas sobre um RR TDI

Mensagem por jmig »

Boas a todos,
Não sei se este é o local mais correcto para postar as minhas perguntas mas tendo procurado pelo forum e nada ter encontrado que se assemelhasse a tal, resolvi fazê-lo por aki...
Tenho em vista adquirir um Range Rover mas tenho grande receio ao fazê-lo porque oiço dizer que são pouco fiáveis e de reparações avultadas...
O range Rover que estou para comprar é de Dezembro de 1995, segundo o pouco que sei é um "4 door Classic" e tem na mala a inscrição TDI, está com 218.000 kms, tem AC, tem duas pancadas de facil reparação na traseira e o vendedor baixou o preço para 7500€.
O carro é para a mim uma paixão, mas tenho de estar atento a razão..
Que acham do preço?
Este tipo de motorização é fiável? (motor, suspensão, direcção, transmissão, etc)
A manutenção é muito dispendiosa?
Consumos?
O mesmo é para uso familiar, que acham?
espero que me possam esclarecer brevemente pois estou a espera de saber algo mais para concluir ou não o negócio.
Cumprimentos
Jmig
faria
pleno TT
pleno TT
Registado: 03 ago 2005 13:34
Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

Boas, esse motor (300Tdi) é muito fiavel e de manutenção barata, para teres uma ideia, vou-te dar os preços por ex.das bombas de agua para as varias motorizações diesel dos RR:

300Tdi = +- 50€
200TDi = +- 90€
TDvm = +- 190€

As caixas de velocidades são identicas em todos os modelos, e não deves ter problemas por ai, a não ser k tivesse sido muito mal tratada.
Para uso familiar e algumas saidas fora de estrada, axo que esse modelo é o indicado, quanto ao preço, penso estar dentro do aceitavel...

Ps.: atenção á correia de distribuição, mudar aos 80.000Km
janandree
júnior TT
júnior TT
Registado: 20 mai 2006 19:40

Range Rover

Mensagem por janandree »

Ola,

Em materia de consumos, se não tiveres o pe pesado fazes uma media de 9l/100 combinado, eu no meu para o algarve a uma media de 110km/h, bebeu 7,5l/100.
Tem especial atenção á caixa de velocidades, se entram todas sem arranhar a puxar e a reduzir.
Com esses km aconselho-te a mandar limpar o radiador do intercooler pq ja deve ter mt oleo +- 15 €, no meu caso deu muito resultado, por 2 vezes, por isso recomendo.
jmig
júnior TT
júnior TT

Mensagem por jmig »

faria Escreveu:Boas, esse motor (300Tdi) é muito fiavel e de manutenção barata, para teres uma ideia, vou-te dar os preços por ex.das bombas de agua para as varias motorizações diesel dos RR:

300Tdi = +- 50€
200TDi = +- 90€
TDvm = +- 190€

As caixas de velocidades são identicas em todos os modelos, e não deves ter problemas por ai, a não ser k tivesse sido muito mal tratada.
Para uso familiar e algumas saidas fora de estrada, axo que esse modelo é o indicado, quanto ao preço, penso estar dentro do aceitavel...

Ps.: atenção á correia de distribuição, mudar aos 80.000Km
Como posso saber se é um 200 TDI ou um 300 TDI? no livrete só diz : 2500 TDI...
Rolling Stone
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 06 out 2005 20:51

Mensagem por Rolling Stone »

Boas,

Eu também já estive com essas dúvidas sobre a compra de uma máquina dessas, mas na semana passada acabei por me decidir na compra de RR de1996.
Mas antes da compra pedi a um expert para me ver o carro e dar a sua opinião. Felismente a mesma foi positiva e acabei por o adquirir.
Depois de uma viagem grande ao Alentejo este fim de semana, posso afirmar que os consumos são os já mencionados pelo Janandree, o conforto é exemplar, a mecanica fiável e a maior parte das peças é monetáriamente acessivel. Gastei inicialmente 500€ na mudança de todas as tubagens da água, correias e abertura de caixa para pôr um retentor novo.
Assim aconselho-te a levares a máquina a alguêm que perceba da mesma, não um mecânico de esquina, para assim te aprovar a compra e verificares que o RR é uma excelente máquina. O meu é de 1996 e custou 10.000€.
Penso que estes RR (95/96) são todos de motor 300 TDI, porque antes seria o motor VM.
Boa Sorte.
Última edição por Rolling Stone em 16 jul 2006 22:24, editado 1 vez no total.
jmig
júnior TT
júnior TT

Mensagem por jmig »

não fazem ideia do quanto agradeço as vossas indicações...
De facto o RR sempre foi o meu TT favorito, o primeiro deles... considero o simplesmente imponente e fascinante...
O vendedor colocou me a vontade para dar uma volta com ele e estou a pensar levá-lo a um banco de potência (já que falo nisso um 2500 TDI tem 120 cv não é?)
Estou como podem imaginar receoso, o carro apesar de ter duas batidelas tem bom aspecto mas tenho grande receio de andar sempre com ele a caminho da oficina...
Assim que puder coloco umas fotos do mesmo...
Podem continuar a dar-me as vossas indicações sobre a fiabilidade do mesmo, pois só assim irei para frente com a compra do RR.
Desde já obrigado
Jmig :cool:
Rolling Stone
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 06 out 2005 20:51

Mensagem por Rolling Stone »

Não te esqueças de o levar a um fosso e verificar por baixo se existem algumas mazelas de TT. A minha proxima despesa será a aplicação de um intercooler xpto que lhe vai dar + - 25 cavalos e um pouco de redução no consumo.
faria
pleno TT
pleno TT
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

Boas, 120Cv tem o motor VM, esse terá de origem 113, +-
Se for o 300Tdi, tem valvula EGR, e os interiores tb são melhores que os do 200Tdi! Mas pelo ano em principio é o 300Tdi!

Outra coisa que deves ter em atenção é se o bloqueio viscoso da cx de transferencia está a funcionar correctamente, para isso, numa estrada de piso de asfalto, sem areia nem pedras soltas, engatas as "lentas", metes 1ª, e viras as rodas completamente, dp arrancas devagar, e tenta perceber se as rodas da frente estão a andar normalmente ou se estão a ser "arrastadas" ou "empurradas" pelas rodas de traz, se for este o caso, percebes logo, porque alem de ser precetivel visualmente, o carro vai começar a "tremer" de forma estranha... Se assim for, é sinal que o bloqueio foi á vida, e a reparação é cara 1000€ ou +! Se não notares nada, é porque em principio estará tudo OK!!

Podes tb desapertar o tubo de admissão do Turbo e ver se tem muito oleo, é relativamente normal estar sujo de oleo, agora se tiver oleo a escorrer, é porque os segmentos do turbo já não estão bons, e isso implica que o turbo vai ter que ser reparado, senão pode partir por falta de lubrificação!!
jmig
júnior TT
júnior TT

Mensagem por jmig »

obrigado pelas vossas informações, para a semana vou já tratar de verificar como está na realidade o RR e le vá-lo ao mecânico da marca, logo se verá o k ele diz...
O 300 TDI tem menos cavalos que o VM?
Porquê 300? não terá a ver com a cilindrada pois ela é 2500 cm3....
E como ter a certeza se é ou não 300TDI, terá alguma designação no motor?
Pelos vistos os 300 TDI são mais fiáveis e menos onerosos a reparar não é?
Qual a origem desses blocos? não são Rovers, então?
faria
pleno TT
pleno TT
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

Boas, 300Tdi, é apenas a designação do motor, nada tem a ver com a cilidrada, ambos são 2.5! O 300Tdi, é uma evolução do motor 200Tdi, a manutenção é a mais barata de todas, a fiabilidade, ao que dizem tb ´+e superior, embora a fiabilidade do 200Tdi tb seja elevada...

Os motores tem algumas diferenças entre eles, mas tb não te sei dizer exctamente como os distinguir, porque o meu tem motor VM!

O motor VM é o motor diesel mais potente que equipa Lands, com excepção do TD5, claro!

Penso que o bloco é LAND ROVER, o VM por ex. sei que é um bloco Italiano, que equipa tb muitas traineiras, alias foi comcebido exctamente para ser um motor maritimo, dp foi adaptado para veiculos TT (op#l frontera ; j##p ; etc.) e tb para tractores agricolas, devido ao seu excelente binário em baixa rotação...

Se vires um motor de um Disco de 1992/1993, e dp comparares com o esse, ficas com a certeza se é ou não o 300!

Procura na NET, que concerteza encontra fotos de motores Tdi! Penso que as diferenças + visiveis se encontram ao nivel da tampa das valvulas e do turbo!

AbRRaços e boa sorte
jmig
júnior TT
júnior TT

Mensagem por jmig »

agradeço todas as explicações k me foram dadas...
Todavia, depois de percorrido este fórum e vossas opiniões ouvir, algumas dúvidas persistem...
Tendo em conta tudo o k ouvi, decidi levar o RR TDI de 12/95 que tenho em vista até a casa da LAND ROVER (na Covilhã) onde falei com o chefe da oficina para me dar um veredicto sobre o estado da máquina...
Apesar de não me dar garantias sobre o estado do motor (tem 218.000 km), disse-me que irá ver caixas/diferenciais, folgas e fugas de liquidos, etc...
Depois, logo tomarei a minha decisão...
Até breve
nelson
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 mar 2006 21:00

RR 300TDI 1996
Sócio LCP: 1334

Mensagem por nelson »

jmig Escreveu:agradeço todas as explicações k me foram dadas...
Todavia, depois de percorrido este fórum e vossas opiniões ouvir, algumas dúvidas persistem...
Tendo em conta tudo o k ouvi, decidi levar o RR TDI de 12/95 que tenho em vista até a casa da LAND ROVER (na Covilhã) onde falei com o chefe da oficina para me dar um veredicto sobre o estado da máquina...
Apesar de não me dar garantias sobre o estado do motor (tem 218.000 km), disse-me que irá ver caixas/diferenciais, folgas e fugas de liquidos, etc...
Depois, logo tomarei a minha decisão...
Até breve
Ja ha novidades sobre aquisição do RR??
Espero q estivesse conforme a tua espectativa e se sim desde ja os meus parabens pela aquisição e bem vindo á grande familia Land + precisamente RR ;)
Dá noticias e fotos do menino :cool:
Imagem Imagem Imagem
Abraço: Nelson Afonso
jmig
júnior TT
júnior TT

Mensagem por jmig »

[quote="nelson
Ja ha novidades sobre aquisição do RR??
Espero q estivesse conforme a tua espectativa e se sim desde ja os meus parabens pela aquisição e bem vindo á grande familia Land + precisamente RR ;)
Dá noticias e fotos do menino :cool:[/quote]

Infelizmente, o vendedor deu o dito pelo não dito e não vende a máquina...
O problema é que gostava mesmo daquele classic, era de 4 portas e preto metalizado... :( :( :( :( :(
Bem, resta me colocar um anúncio nos classificados...
Aceito qq ajuda dos amigos land rovistas...
nelson
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 mar 2006 21:00

RR 300TDI 1996
Sócio LCP: 1334

Mensagem por nelson »

Não desanimes nem percas as esperanças, pq ha mtos RR classic em mto bom estado..
è so procurar e algo aparecera!!
Eu vendo.te o meu q é da mesma cor e ja ta todo transformado com ARB atras e a frente etc etc... Como ves a tua sorte chegou ;)
Tou a reinar.. é logico q aparecera algo mesmo :cool:
BOA SORTE NAS BUSCAS!! :driving:
Imagem Imagem Imagem
Abraço: Nelson Afonso
paulo cruz
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 07 set 2006 10:07

Mensagem por paulo cruz »

Boas.

Caro amigo um Range Rover com esses quilometros, está na altura de começar a gastar dinheiro.

1- O preço é elevado, derivado aos quilometros.

2- deve de estar cheio de ruidos no diferencial.

3 - Volga na caixa entre a 1 e 2 faz ruido, e quando levanta o pedal de embreagem sente-se um toque, roda de croa.

Tenha calma e veja no auto ocasião e net, e não compre um RR, com mais de 100 a 130.000km, reais, se tiver duvidas va a um tecnico que ele atravez da centraliva vê os KM reais.

Não compre gato por Lebre.

Com calma compra um RR impreencivel por 10.000 Euros, nos Standes não querem pagar mais de 4500 a 5000, mesmo que esteja impecavel.

Cumprimentos

Cumprimentos
Paulo Cruz
Rangie77
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 15 mar 2006 12:04

Mensagem por Rangie77 »

paulo cruz Escreveu: se tiver duvidas va a um tecnico que ele atravez da centraliva vê os KM reais.
Como é que se faz isso? A centralina guarda registo dos kms? Quem é que faz isso na região de Lisboa?
paulo cruz
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 07 set 2006 10:07

Mensagem por paulo cruz »

Olá, na antiga Autin/Rover - Sacavém havia um Inspector da Rover o Sr. Luis Henriques que tinha um aparelho desses, posso tentar arranjar o contacto.

No Representante da marca Garagem Cristo Rei Almada também.

Cumprimentos :driving:
Paulo Cruz
jmig
júnior TT
júnior TT

Mensagem por jmig »

paulo cruz Escreveu:Boas.

Tenha calma e veja no auto ocasião e net, e não compre um RR, com mais de 100 a 130.000km, reais, se tiver duvidas va a um tecnico que ele atravez da centraliva vê os KM reais.

Cumprimentos
Isso é possível nos Classic ou apenas nos P38???
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Só nos P38... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia